Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > UNIFA promove Webinar Futuro da Defesa: Perspectivas para o Ensino Militar e Pesquisa
Início do conteúdo da página

A Universidade da Força Aérea (UNIFA), localizada no Campo dos Afonsos, Rio de Janeiro, realizou no dia 13 de junho de 2024 o Webinário “Futuro da Defesa: Perspectivas para o Ensino Militar e Pesquisa”.

 

 

Aberto ao público, o webinar foi organizado pelo Centro de Estudos Estratégicos da UNIFA (CEE). O evento buscou promover uma discussão abrangente sobre o futuro da Defesa, com foco em inovação, planejamento estratégico, pesquisa/desenvolvimento e educação militar. Além disso, visou promover o diálogo, troca de experiências e conhecimentos entre especialistas.

 

O webinar contou com uma série de palestras e debates, com destacados profissionais da área. A primeira exposição foi conduzida pela Adjunta da Escola Superior de Defesa (ESD), Professora Doutora Cintiene Sandes Monfredo Mendes, com o tema: “Simulações e cenários como métodos aplicados aos Estudos da Defesa: como planejar para um mundo em constante mudança?”. Em seguida, o docente de Geopolítica da ESD, Professor Doutor Oscar Medeiros Filho abordou “A importância dos Estudos Prospectivos para Planejamento Estratégico do Exército Brasileiro: habilidade e conhecimentos necessários para os líderes da Defesa do amanhã?”.

 

 

A terceira exposição ficou a cargo do Coronel EB (Exército Brasileiro) Rafael Soares Pinheiro da Cunha, Professor Doutor do Ensino Militar Bélico, com o tema “Pesquisa e inovação na área de Defesa: como garantir a segurança do país através da pesquisa e desenvolvimentos de novas tecnologias?”. Por fim, as docentes Major Pedagoga Suzana Marly da Costa Magalhães, Professora Doutora do Centro de Estudos de Pessoal do Exército Brasileiro (CEP) e a Professora Doutora Lívia Aparecida de Almeida e Souza, Coordenadora do Laboratório de Simulação e Cenários da UNIFA, apresentaram a exposição “Estudos Prospectivos em Ensino Militar e Letramento de Futuros”.

Fim do conteúdo da página