Análise Biopsicossocial Aplicada ao Desempenho Humano Operacional |
|
Nível: Mestrado |
Obrigatória: Sim |
Carga Horária: 30 horas |
Créditos: 02 |
Ementa: O modelo Biopsicossocial de Engel, definição, características e aplicações. Análise biopsicossocial da atividade aérea. Análise biopsicossocial dos distúrbios osteomioarticulares das atividades operacionais. Modelo SHEL e as interações biopsicossociais das atividades operacionais. Apresentação, caracterização e problematização dos aspectos biológicos, psicológicos e sociais inerentes ao desempenho das atividades operacionais militares, de modo a delimitar a vocação técnica e acadêmica do curso e orientar os discentes na definição e desenvolvimento dos projetos de produção intelectual. |
Metodologia da Pesquisa Científica |
|
Nível: Mestrado |
Obrigatória: Sim |
Carga Horária: 30 horas |
Créditos: 02 |
Ementa: Teorias do conhecimento científico – paradigmas empírico-analítico (positivismo), interpretativo (fenomenologia) e dialético (histórico-crítico). A produção do conhecimento científico no atual contexto da pós-graduação stricto sensu brasileira – opção estratégica; relações entre grupos, linhas e projetos de pesquisa; papel do orientador e do orientando. A pesquisa científica – tipos de pesquisa quanto à abordagem, quanto à natureza, quanto aos objetivos e quanto aos procedimentos. Processo de construção da pesquisa. Estrutura da pesquisa. Aspectos éticos na pesquisa científica. |
Bioestatística |
|
Nível: Mestrado |
Obrigatória: Sim |
Carga Horária: 30 horas |
Créditos: 02 |
Ementa: Delineando a importância dos tratamentos bioestatísticos em pesquisas com seres humanos. Caracterização das análises bioestatísticas em pesquisas qualitativas e quantitativas. Noções Fundamentais sobre população, amostra, tipos de variáveis, coleta, organização e apresentação de dados. Medidas de tendência central (média, mediana e moda). Medidas de Dispersão (variância, desvio padrão e percentis). Distribuição de probabilidades (Binominal e Normal). População e amostra: seleção e cálculo do tamanho amostral. Teste de Hipóteses. Comparações de médias (duas amostras ou acima de três amostras). Teste de associação pelo Qui-Quadrado. Teste de correlação. Análise de variância. Modelo de regressão linear simples. |
Técnicas de Elaboração e Apresentação de Trabalhos Acadêmicos |
|
Nível: Mestrado |
Obrigatória: Sim |
Carga Horária: 30 horas |
Créditos: 02 |
Ementa: Tipos de veiculação de trabalhos acadêmicos: artigos em periódicos, livros e capítulos de livros, trabalhos completos e resumos em anais de eventos científicos, apresentação de trabalhos em eventos científicos: comunicação oral e pôster. Artigos científicos: condições para ser coautor; escolha do periódico; mecanismos de qualificação dos periódicos; estratégias de publicação; estrutura do artigo; mecanismos de busca bibliográfica para a discussão dos resultados; redação científica; processo de revisão; razões para rejeição do artigo. Pôster: preparação do conteúdo; diagramação; critérios de composição; como fazer. Apresentação oral: preparação do conteúdo; criação do material visual; apresentação; preparação para a apresentação. |
Tópicos Especiais em Desempenho Humano Operacional I |
|
Nível: Mestrado |
Obrigatória: Sim |
Carga Horária: 60 horas |
Créditos: 04 |
Ementa: Os créditos correspondentes ao Tópicos Especiais não possuem ementário pré-definido, pois os temas as serem propostos e abordados visam proporcionar oportunidades de ampliação ou aprofundamento de estudos e de experiências técnico-profissionais, considerando as necessidades dos mestrandos face às Linhas de Pesquisa e aos seus projetos de Trabalho de Conclusão de Curso. |
Tópicos Especiais em Desempenho Humano Operacional II |
|
Nível: Mestrado |
Obrigatória: Sim |
Carga Horária: 60 horas |
Créditos: 04 |
Ementa: Os créditos correspondentes ao Tópicos Especiais não possuem ementário pré-definido, pois os temas as serem propostos e abordados visam proporcionar oportunidades de ampliação ou aprofundamento de estudos e de experiências técnico-profissionais, considerando as necessidades dos mestrandos face às Linhas de Pesquisa e aos seus projetos de Trabalho de Conclusão de Curso. |
Atividades Complementares em Desempenho Humano Operacional |
|
Nível: Mestrado |
Obrigatória: Sim |
Carga Horária: 30 horas |
Créditos: 02 |
Ementa: Os mestrandos deverão, ao longo do ciclo de formação, somar e comprovar um mínimo de 30 (trinta) horas de atividades acadêmico-profissionais envolvendo participações em produções intelectuais que tenham afinidade temática com o que estiver estudando e produzindo no PPGDHO. Só serão computadas as atividades acadêmico-profissionais que tiverem prévia aquiescência do docente-orientador. |
Orientação de Leituras Exploratórias sobre Trabalho de Conclusão do Curso |
|
Nível: Mestrado |
Obrigatória: Sim |
Carga Horária: 60 horas |
Créditos: 04 |
Ementa: Trabalho conjunto entre docente-orientador e discente-orientando para a realização do levantamento da literatura específica que trata do tema e objeto do TCC nas bases de dados da área de conhecimento; realização de leituras exploratórias e de documentação sobre o tema e objeto do TCC; elaboração de um texto contendo uma síntese consistente e articulada da revisão da literatura realizada. |
Orientação de Trabalho de Conclusão do Curso I |
|
Nível: Mestrado |
Obrigatória: Sim |
Carga Horária: 150 horas |
Créditos: 10 |
Ementa: Trabalho conjunto entre docente-orientador e discente-orientando para a definição e fundamentação da situação-problema; do tipo de TCC a ser desenvolvido; do objeto e objetivos a serem atingidos com a realização do TCC; das hipóteses ou questões de investigação (se for o caso de realização de pesquisa); da justificativa e da relevância do TCC para o desenvolvimento das ciências e das Forças Armadas. |
Orientação de Trabalho de Conclusão do Curso II |
|
Nível: Mestrado |
Obrigatória: Sim |
Carga Horária: 150 horas |
Créditos: 10 |
Ementa: Continuidade do trabalho conjunto entre docente-orientador e discente-orientando para a definição da metodologia de desenvolvimento do TCC. A metodologia deverá ser proposta, desenvolvida e justificada em adequação ao tipo de TCC proposto. A princípio deverá contemplar os seguintes aspectos: definição do corpus de dados/informações (população e amostra, se for o caso); definição, construção e pretestagem do(s) instrumento(s) de coleta de dados (se for o caso); apresentação e justificativa sobre o modelo de tratamento dos dados. |
Orientação de Trabalho de Conclusão do Curso III |
|
Nível: Mestrado |
Obrigatória: Sim |
Carga Horária: 150 horas |
Créditos: 10 |
Ementa: Continuidade do trabalho conjunto entre docente-orientador e discente-orientando visando o desenvolvimento e conclusão do TCC. Realização da coleta e análise dos dados; realização da discussão e fundamentação dos resultados; elaboração das conclusão e recomendações finais do TCC; redação e apresentação do relatório final do TCC, de acordo com as normas da ABNT. |
Redes Sociais