Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias
Início do conteúdo da página

O Programa Forças no Esporte (PROFESP), do Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMALS), encerrou, na tarde de terça-feira (5), as atividades do ano, em cerimônia cívico-militar, realizada no pátio de formatura da Unidade. A solenidade foi presidida pelo Diretor do PAMALS, Cel Av. Valter Faria Junior, e contou com a presença do Prefeito Municipal de Lagoa Santa, Rogério Avelar.

Comandados pela aluna padrão 2023, Sophia Rodrigues Oliveira, de 13 anos, os mais de 150 jovens marcharam com muita vibração até o palanque, onde cantaram, entusiasmados, o Hino à Bandeira. Na oportunidade, o coordenador do Programa no PAMA LS, Coronel Aviador R/1 William Robert Eckert, homenageou a aluna padrão com a entrega de uma lembrança.

“O PROFESP significa tudo para mim!”, exclamou emocionada a adolescente Sofia. “Eu conheci pessoas incríveis aqui, tive várias oportunidades de crescimento, me senti acolhida e amada. Hoje tenho mais força para buscar meus objetivos e um deles, com certeza, é seguir a carreira militar”.

Em suas palavras, o Diretor destacou a relevância do projeto para a comunidade de Lagoa Santa: “Os jovens que têm a oportunidade de participar do PROFESP são sementes boas que vão germinar na sociedade, quer seja em Lagoa Santa, ou em qualquer outro lugar espalhado pelo Brasil e pelo mundo. Estamos devolvendo para a sociedade jovens com mais conhecimento e com mais confiança em seu potencial”.

Durante o fora de forma, os jovens emocionaram a todos os presentes ao bradarem com orgulho o lema do Programa: “Manter o foco no objetivo; centralizar a força para lutar, e utilizar a fé para vencer; PROFESP PAMA LS, Brasil”.

Ao término do evento, todos os alunos foram presenteados com uma caixa de bombons, adquiridas por meio de doações do efetivo do Parque.

Encerrando as comemorações do Mês da Asa, o Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA LS) realizou na terça-feira, 31 de outubro, uma cerimônia militar alusiva aos 40 anos de Suporte ao Projeto T-27. A solenidade foi presidida pelo Chefe da Divisão de Ensino do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), Coronel Aviador Eric Portilho Bentes, e contou com a presença de Comandantes e Chefes da Guarnição de Aeronáutica de Lagoa Santa (GUARNAE-LS), além de representantes da Embraer.

As primeiras aeronaves T-27 Tucano foram entregues à Academia da Força Aérea (AFA) no ano de 1983, em substituição aos Treinadores T-37 Tweet, de origem norte-americana, utilizados até então na formação dos cadetes. No mesmo ano, o PAMA LS, designado como Parque Central de Suprimento e Manutenção do T-27, iniciou o trabalho de suporte ao projeto, que foi desenvolvido pela Embraer.

Para comemorar esse marco, foi produzida uma moeda comemorativa que ressalta, de um lado, a primeira aeronave T-27, com o pai da aviação, Alberto Santos Dumont, e o fundador da Embraer, Ozires Silva, ao fundo e, do outro lado, a aeronave modernizada, no hangar de operações do PAMA LS. O desenho foi criado pelo Soldado de Segunda Classe Tayler dos Santos, que na ocasião recebeu do Diretor, Coronel Aviador Valter Faria Junior, um exemplar da moeda.

Logo em seguida, o Costumer Account Manager da Embraer, Sr. William de Souza Moreira, recebeu, em nome da empresa, uma maquete que retrata a aeronave modernizada, com a nova pintura, no Hangar de Operações do Parque.

Em suas palavras, o Diretor ressaltou os três pilares do sucesso do T-27 Tucano: o excelente projeto, a qualidade do desenvolvimento e produção realizados pela Embraer, e o suporte logístico do PAMA LS. “Se o projeto não tivesse um suporte adequado, certamente ele não seria esse sucesso. Hoje em dia, quando pensamos em uma aeronave que possa substituí-lo futuramente, é muito difícil encontrar um avião com a mesma qualidade e capacidade do T-27”, ressaltou.

Durante a cerimônia o Suboficial Especialista em Mecânica de Aeronaves, Ramon Martins de Freitas, do efetivo da Subdivisão de Aeronaves (TANV), despediu-se do serviço ativo, após mais de 30 anos de serviço prestado à Força Aérea Brasileira (FAB). O Militar foi homenageado pela Direção com a entrega de uma maquete da aeronave A-29.

O Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA LS) recebeu, no mês de outubro, a visita de mais de 200 crianças e adolescentes, entre quatro (4) e doze (12) anos, participantes do Programa Forças no Esporte (PROFESP) do CIAAR, alunos de Escolas Municipais do município de Rio Casca (MG) e da Escola Bilboquê, de Belo Horizonte.

As visitas, solicitadas em comemoração ao Dia das Crianças, tiveram como objetivo apresentar aos jovens o trabalho de logística e manutenção realizado pelo PAMA LS, algumas aeronaves utilizadas em diferentes missões da Força Aérea Brasileira (FAB), bem como profissões para seguir a carreira militar.

Os grupos iniciaram as visitas no Palanque de Formaturas, onde foram recebidos por militares da Seção de Comunicação Social (DCSO) que apresentaram as aeronaves monumentos T-27M e C-95 Bandeirante, projetos que têm uma longa conexão com a história do Parque. Em seguida visitaram uma exposição de Equipamentos de Segurança, Salvamento e Sobrevivência (SSS), na qual aprenderam sobre as funções e condições de uso de cada equipamento, como os capacetes, infláveis e paraquedas, bem como em quais atividades são utilizados.

O Suboficial Especialista em Equipamento de Voo Marcos de Andrade Machado, encarregado da Seção de SSS, compartilhou sua percepção sobre a importância dessas visitas para a visibilidade do trabalho executado no PAMA LS. “Para nós, da Seção de SSS, esses momentos são de grande valia para mostramos a importância da especialidade Básico em Equipamento de Voo (BEV) para a FAB. Eu fico muito feliz em receber esses jovens que, por muitas vezes, desconhecem o nosso trabalho e o trabalho realizado pelo Parque como um todo.”

Equipamentos, viaturas e uniformes utilizados pelos bombeiros de aeródromo do Pelotão Contraincêndio do Parque também foram expostos para os visitantes, na área externa da Subdivisão de Aeronaves (TANV). Os jovens tiveram a oportunidade de ter contato com algumas ferramentas, como por exemplo a Mochila-Costal, usada para esguichar água. “Foi muito legal brincar com essa mochila de apagar fogo”, exclamou animada a aluna Beatriz Gonçalves Pyramo, 4 anos, da Escola Bilboquê, após participar da simulação de combate a incêndio.

O encerramento das visitas, como de costume, foi no Hangar de Operações (TAOP), onde os visitantes conheceram de perto as aeronaves de treinamento e de transporte, como o C-95, o T-25 e o T-27M, observando-as também por dentro. Destaca-se a participação direta do Diretor do Parque, Coronel Aviador Valter Faria Junior, que no dia 2 de outubro, durante a visita dos alunos do PROFESP do CIAAR, apresentou os detalhes do painel do T-27M, aeronave recém modernizada pelo PAMA LS.

No último domingo (21), militares do Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMALS) representaram a Guarnição de Aeronáutica de Lagoa Santa (GUARNAE-LS), na 3ª edição do evento “Praça do Bem”, promovido na praça Felipe Rodrigues pela vereadora Sargento Sabrina.

Com o objetivo de oferecer serviços e entretenimento gratuitos para a população da cidade, o evento, que também contou com a presença de representantes do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) e de outras forças de segurança, foi prestigiado por mais de 200 pessoas.

O Parque enriqueceu o evento com uma exposição de equipamentos de Salvamento, Segurança e Sobrevivência (SSS), como capacetes, botes salva-vidas e assentos ejetáveis, que despertaram o interesse dos visitantes.

“A exposição chamou a atenção dos civis e prestadores de serviços que compareceram ao evento. Muitos dos presentes ficaram interessados em conhecer os equipamentos e entender suas funções na Força Aérea, despertando a vontade em ingressar e/ou direcionar conhecidos ao serviço militar”, destacou o Terceiro Sargento BMB Deyvid da Silva Carvalho.

Também participaram do evento a 2S BEV Aline Leal Pereira Arruda e o S2 Pedro Lucas Ricardo da Silva, integrantes da Subdivisão de Salvamento, Segurança e Sobrevivência (SSS).

O Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA LS) realizou, na última sexta-feira (27), a Cerimônia de Encerramento do Curso Básico de Bombeiro de Aeródromo (CBBA). Ao todo, 22 militares da Guarnição de Aeronáutica de Lagoa Santa (GUARNAE-LS) concluíram o curso, que teve duração de 160 horas/aula.

Ministrado por instrutores do Pelotão Contraincêndio do PAMALS e coordenado pelo Instituto de Logística de Aeronáutica (ILA), o CBBA capacitou os militares para atuar, como bombeiros aeronáuticos, na prevenção, salvamento e combate a incêndio em aeronaves e aeródromos.

Com média final 9,6, o Primeiro Tenente João Paulo de Albuquerque Silva, do Grupo de Segurança e Defesa de Lagoa Santa (GSD-LS), classificou-se em primeiro lugar no curso. O Soldado de Primeira Classe Ênio Moreira de Almeida Junior, do efetivo do PAMA LS, conquistou o Destaque Operacional.

"O curso foi uma oportunidade de conhecer uma área de atuação da Força Aérea que eu ainda não conhecia. Durante as instruções, fomos submetidos a diversas situações em que deveríamos agir rapidamente, porém não poderíamos deixar de aplicar as técnicas adequadas para cada tipo de situação. Foram seis semanas intensas, de muito aprendizado e ralação, mas chegamos ao final do curso com a certeza de que a FAB recebeu 22 novos Bombeiros de Aeródromo prontos, a qualquer momento, para cumprir o nosso principal propósito: Salvar Vidas”, ressaltou o Tenente Albuquerque.

Os alunos receberam instruções relacionadas à Proteção e Segurança de Aeródromo, Conhecimentos Básicos de Aeronaves, Tática de Salvamento e Combate a Incêndio em Aeronaves, Movimentação e Transporte de Vítimas, Operação de Carro de Combate a Incêndio, Combate a Fogo com Extintores, resgate de tripulantes em aeronaves com Assentos Ejetáveis, dentre outras.

"A instrução ministrada para os bombeiros de aeródromo teve como objetivo familiarizá-los com as principais características dos assentos ejetáveis da FAB, bem como orientá-los sobre pontos e procedimentos a serem observados no caso de resgate de tripulantes em aeronaves que possuam sistemas de ejeção, os quais são o recurso vital para os pilotos da aviação de caça, seja em combate ou em treinamento", destacou o Capitão Especialista em Armamento Gilberto Luiz dos Santos Pimentel Júnior, um dos instrutores.

As instruções foram encerradas com o “Exercício com fogo real de combate a incêndio e salvamento em aeronaves”, realizado nos dias 25 e 26 de outubro, na Base Aérea dos Afonsos”.

O Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA LS) comemorou, na manhã da última sexta-feira, 1º de setembro, o 88° Aniversário de Lançamento de sua Pedra Fundamental. A solenidade foi presidida pelo Comandante Guarnição de Aeronáutica de Lagoa Santa (GUARNAE-LS), Brigadeiro do Ar José Henrique Kaipper e contou com a presença de Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares da Força Aérea Brasileira, além de militares de outras forças e autoridades civis.

 

Com o intuito de destacar o mérito e a dedicação de militares do efetivo, logo no início da cerimônia, a 3° Sargento QSCON TAD Rafaela Rodrigues Monteiro e o Cabo BLM Higor Vicente Santos de Castro, eleitos pelo efetivo como Graduada e Praça Padrão da Unidade por terem se distinguido pela atitude profissional, iniciativa, garra, espírito de corpo, dentre outros atributos ao logo do ano de 2022, foram homenageados com a entrega de uma placa alusiva à escolha. De forma inédita, uma militar recebeu a premiação.

Em seguida, o Brigadeiro do Ar R/1 Manoel Antônio Barreira e o Coronel Aviador R/1 Edgard Vale Ribeiro, ex-diretores do Parque, foram homenageados pelo atual diretor, Coronel Aviador Valter Faria Junior, com a entrega de uma maquete com réplicas do hangar de operações e da aeronave T-27M, com a nova pintura. “A dedicação, comprometimento e abnegação dos senhores são exemplo e inspiração para todo o nosso efetivo”, destacou o Diretor.

Na ocasião, também houve a entrega da Menção Destaque Logístico, concedida pelo Comando-Geral de Apoio (COMGAP), a seis (6) militares do efetivo do PAMA LS que se destacaram no exercício de sua profissão e contribuíram significativamente com os projetos sob a responsabilidade do COMGAP. O distintivo foi entregue pelo Adjunto da Subdivisão de Planejamento da Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB), Coronel Engenheiro Rodrigo Lamfre Colmenero.

“É muito gratificante sentir que anos de dedicação à área logística foram reconhecidos. Melhor ainda é ver o que o trabalho realizado gerou resultado e contribuiu diretamente com a disponibilidade das aeronaves da FAB”, destacou o 1º TEN ESP ARM Guilherme da Silva Lobo, agraciado com a menção grau prata.

Destaque na cerimônia para a entrega da medalha militar a 48 militares do efetivo, que completaram 30, 20 e 10 anos de bons serviços prestados à Força Aérea Brasileira. O 1º TEN QOEA SVA Erivaldo Melo dos Santos falou sobre a satisfação em receber a medalha de ouro. “Profissionalmente, a condecoração da medalha militar de trinta anos de serviço representa o reconhecimento do cumprimento das obrigações impostas ao longo da carreira e serve como reforço para continuar prestando bons serviços à FAB. Pessoalmente, o recebimento da condecoração se traduz em felicidade por servir de exemplo para meu filho e encher de orgulho meus familiares”.

Em suas palavras, o Diretor ressaltou o histórico de compromisso do PAMA LS com o suporte logístico à área operacional da Força Aérea, as principais atividades desenvolvidas nos últimos doze meses e os próximos desafios da Unidade, enaltecendo o papel de todo o efetivo para o reconhecimento do Parque como uma organização de referência no Sistema de Material Aeronáutico e Bélico (SISMAB). “Os senhores são a nossa força motriz, um conjunto de todo eficaz que trabalha continuamente para que possamos cumprir, com eficiência, nossas atribuições. Os senhores não fazem a diferença no PAMALS, os senhores são a diferença do PAMALS”, enfatizou.

O encerramento da cerimônia foi marcado pela marcialidade e vibração da tropa durante o desfile militar que, além de grupamentos das subdivisões do Parque, contou com a incorporação de um grupamento de veteranos de diferentes gerações e outro de militares e viaturas do Pelotão Contraincêndio (PCI), encantando os convidados.

Agraciados com a Menção Destaque Logístico
• Platina
CAP ESP SUP TÉC Levine Rodrigues da Silva
1º TEN ESP SUP TÉC Flávio de Sousa Serra
• Ouro
CAP ESP COM Andre Nunes Cunha Alves
• Prata
1º TEN ESP ARM Guilherme da Silva Lobo
SUBOFICIAL BEV Eduardo Cardozo de Oliveira
SUBOFICIAL SML Mario Nunes da Silva Junior
Agraciados com a Medalha Militar
• Medalha de Ouro, com passador de Ouro
1º TEN QOEA ANV Edilson Celso Rossi
1º TEN QOEA SVA Erivaldo Melo dos Santos
SUBOFICIAL BEI Amarildo Zambenedetti
• Medalha de Prata, com passador de Prata
CAP QOESUP Victor de Mello Silva
CAP QOECOM Andre Nunes Cunha Alves
1º SGT BSP David Eisenhower Rodrigues da Silva
1º SGT BET Marco Aurelio Augusto
• Medalha de Bronze, com passador de Bronze
CAP ENG Rafael Andrich Dutra
CAP ENG Gleison Pinto Parente
CAP INT Priscilla Perlato Toledo Gouveia
1º TEN ENG Colt dos Santos Frazão
2º SGT BMA Hans Müller Lopes de Araújo
2º SGT SEM Warley Max de Carvalho Neves
2º SGT BEI Jonas Ariza de Medeiros
2º SGT BMA Erick Lima da Silva
2º SGT BET Daniel Souza Meireles
2º SGT BET Sidney Teixeira de Sousa
2º SGT BMB Igor Thadeu Marques Santos Silva
2º SGT SML Murillo Netto Pereira de Almeida
2º SGT SML Gustavo Faray dos Santos
2º SGT BEP Paulo Cesar Winter Dipp
2º SGT SAD Ana Jéssica Faria Santos de Jesus
2º SGT BEI Natacha Iana Souza de Lima
2º SGT BEI Carolina Aparecida de Matos Gomes
2º SGT BMA Leonardo Spinato dos Santos
2º SGT BMA Danyllo Ferreira Quaresma Pêgas
2º SGT BMA Edgar Lacerda Costa Reis
2º SGT BET Lucas Daniel Alexandre
2º SGT BEV Camila Damasceno dos Santos Gomes
2º SGT BSP Vivian Danielle Oliveira da Silva Menezes
2º SGT BEV Dayna Coelho do Nascimento
2º SGT BEV Aline Leal Pereira Arruda
2º SGT BEV Ana Karolinni Gomes Ferreira
2º SGT BMA Diego da Silva Muniz
2º SGT SDE Camila Maria Corrêa Viana
2º SGT SML Giovani Viana Discacciati
2º SGT BMA Jônatas de Freitas Lima
2º SGT BMA Mateus da Silva Cordeiro
2º SGT BEP Thiago Rogério da Silva
2º SGT BMA Pablo Cavalcante da Silva
2º SGT SEM José Carlos Pena Junior
2º SGT SML Igor Cavalcante Ferreira
2º SGT BSP Silvia Alexandre da Silveira
2º SGT BMA Wallace Teófilo Ferreira
2º SGT BMA Marlon Bruno de Freitas Ferreira
2º SGT BMA Mauricio Alves da Silva
2º SGT BEI Yasmin Xavier Soares
3º SGT BMA Ruoly Goollet Barroso Pinheiro

Militares do Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMALS) participaram, nos dias 17 e 18 de maio, da Conferência Mundial de Operadores da aeronave A-29 Super Tucano, organizada pela EMBRAER, e realizada na cidade de Araraquara/SP.

Entre os participantes, estavam integrantes das forças armadas de diversos países como Colômbia, Equador, Mauritânia, Burquina Fasso, Angola e Filipinas, além de representantes internacionais das empresas Pratt & Whitney e Martin Baker, dentre outros.

O encontro proporcionou a troca de experiências entre diferentes operadores e parceiros de suporte do A-29. Na ocasião. o Primeiro-Tenente Engenheiro Philippe de Carvalho Martins, do efetivo do PAMALS, apresentou, em inglês, o funcionamento da estrutura de suporte do projeto Super Tucano, envolvendo o Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa e a EMBRAER, ressaltando a importância desse suporte aos operadores e como a parceria contratual com a Embraer tem se mostrado efetiva nesse objetivo.

“Foi uma experiência incrível. Tantos países e Forças Armadas contando com a qualidade de um projeto nacional, nascido e desenvolvido em solo brasileiro, nos faz ver o potencial do nosso povo frente às demais nações. Fiquei extremamente honrado em apresentar o papel desenvolvido pelo Parque, em conjunto com a EMBRAER, no que tange ao suporte logístico dos operadores da Força Aérea Brasileira. Sem dúvida, esse encontro só abrilhanta ainda mais a figura do PAMALS e destaca sua importância para a Força Aérea Brasileira”, ressaltou o Tenente Carvalho.

Também representaram o Parque na Conferência o Chefe da Divisão Técnica, Tenente-Coronel Engenheiro Nelson Muta Hotta, o Capitão Aviador João César Leonel Ferreira e o Primeiro Tenente Especialista em Aviões José Celestino de Mendonça Filho.

Fim do conteúdo da página