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A Força Aérea Brasileira (FAB) celebra, nesta quinta-feira (05/12), um marco histórico com a realização do primeiro voo oficial do protótipo modernizado da aeronave T-25 Universal. O feito, realizado pelo Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA LS), sob supervisão da Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIMAB), em parceria com o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) e o Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), representa a concretização de um trabalho visionário e dedicado.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, participou da solenidade, juntamente com demais membros do Alto-Comando, entre outros militares. 

Em seu discurso, o Comandante da Aeronáutica destacou as vantagens da modernização da aeronave. “O voo inaugural do T-25M, agora equipado com novas tecnologias, simboliza o compromisso da Força Aérea com a inovação, a eficiência e, acima de tudo, com a formação de excelência dos nossos futuros pilotos. Por mais de cinco décadas, o T-25 Universal tem sido responsável pelas primeiras horas de voo de milhares de Aviadores, indo além da missão inicialmente a ele destinada. O início da modernização dessa frota demonstra a capacidade de se reinventar, utilizando recursos próprios para garantir que nossa missão de bem servir ao país seja cumprida com a mais alta qualidade. Com a modernização, proporcionaremos aos nossos Cadetes a oportunidade de voar com ainda mais segurança. Parabéns a todos os profissionais envolvidos que, com dedicação e competência, tornaram essa modernização possível”, pontuou o Oficial-General.

A modernização do T-25 Universal visa fortalecer a capacidade nacional de desenvolvimento e produção aeronáutica, proporcionando à FAB uma aeronave de treinamento de última geração para a formação das próximas turmas de aviadores, especialmente na Academia da Força Aérea (AFA).

O voo

O protótipo T-25M FAB 1880, comandado pelo Major Aviador Peixoto, do IPEV, e pelo Comandante do Segundo Esquadrão de Instrução Aérea da AFA, Major Aviador Fernandes, realizou passagens aéreas sobre o local da solenidade antes de retornar ao solo.

“Realizar o primeiro voo do T-25 Modernizado foi uma grande honra e privilégio. Ficou evidente o excelente trabalho do PAMA-LS, que, com dedicação e competência, entregou uma aeronave que combina tradição e inovação. A modernização da aviônica trouxe maior eficiência, confiabilidade e segurança, atendendo às exigências da formação dos futuros Oficiais Aviadores da Força Aérea. O sucesso desse projeto também é fruto da colaboração fundamental entre o IPEV e o IFI, que garantiram excelência nas atividades realizadas. Participar dessa modernização, que terá um impacto direto na capacitação dos nossos Aviadores, é motivo de imenso orgulho”, disse o Major Aviador Peixoto.

A aeronave foi acompanhada pelo T-25A FAB 1833, tripulada por outros membros da equipe técnica. O voo validou as melhorias tecnológicas incorporadas, incluindo novos sistemas de navegação e um design modernizado.

Além disso, foi revelada a nova pintura externa da frota modernizada, desenvolvida por um Cadete da AFA, em um processo de votação entre os cadetes, reforçando a participação da nova geração de militares da FAB. O evento também contou com a presença de autoridades militares, que participaram do batismo oficial da aeronave, marcando o início de uma nova fase para o T-25 Universal.

Equipe técnica e liderança no projeto de modernização

Sob a liderança do Tenente-Coronel Engenheiro Nelson Muta Hotta, o projeto foi executado com grande eficiência, garantindo que todas as melhorias tecnológicas fossem integradas com precisão à aeronave. A equipe trabalhou incansavelmente para oferecer à FAB uma plataforma de treinamento atualizada, que atenda aos mais altos padrões de segurança e eficiência.

Modernização: a atualização dos sistemas e o impacto na formação dos pilotos

O processo de modernização do T-25 Universal, que agora passa a ser chamado de T-25M, inclui diversas melhorias em sua estrutura e tecnologia. O objetivo central foi aumentar a operacionalidade da aeronave, trazendo-a para os padrões tecnológicos mais avançados, ao mesmo tempo em que se mantém acessível para o treinamento de Cadetes. Dentre as atualizações mais significativas, destacam-se a substituição dos sistemas elétricos e eletrônicos, que receberam equipamentos de última geração, e a renovação total das cablagens.

 

A modificação estrutural no painel de instrumentos da aeronave foi outro ponto importante. A nova configuração reduz a vibração e facilita a instalação dos novos componentes, o que resulta em uma aeronave 50 kg mais leve e, consequentemente, com maior capacidade de carga útil. Essa atualização não só melhora o desempenho da aeronave, mas também contribui para a economia operacional, um fator crucial em tempos de orçamentos apertados.

Tecnologias Inovadoras: um novo patamar para a navegação e a segurança

O projeto de modernização incorporou diversas tecnologias de ponta, como o Sistema de Navegação Global por Satélite (GNSS), que garante uma navegação precisa, o Sistema de Aviso e Percepção de Terreno (TAWS), que aumenta a segurança durante o voo, e o STORMSCOPE, que permite a identificação de tempestades e outras condições meteorológicas adversas. O sistema ADS-B, que transmite a posição e outros parâmetros de voo em tempo real, também foi integrado, proporcionando maior segurança e comunicação eficiente com o Controle de Tráfego Aéreo.

Além disso, a comunicação interna e externa da aeronave foi aprimorada com a instalação de novos sistemas digitais, oferecendo clareza e intensidade de sinal superiores. O sistema digital de monitoramento de parâmetros do motor, com alertas audiovisuais de velocidade, também contribui para a segurança e a  eficiência das operações de voo.

Extensão da vida útil e redução de custos operacionais

O processo de modernização também teve como objetivo estender a vida útil do T-25. O PAMA-LS agora possui total domínio

 sobre o projeto e pode realizar manutenções e atualizações de forma interna, sem depender de apoio externo. Essa autonomia reduz custos operacionais e garante que a FAB tenha maior controle sobre a logística de manutenção da aeronave.

O Diretor do PAMA-LS, Coronel Aviador Valter Faria Junior, falou sobre o projeto. “Esse primeiro voo é o início de uma campanha de desenvolvimento que vai ocorrer ao longo de 2025, apoiada pelo IPEV e pelo IFI. É uma enorme satisfação participar desse momento e contribuir diretamente com a atividade de desenvolvimento, utilizando a junção da minha bagagem logística com os meus conhecimentos como piloto de prova e equipagem de ensaio”, destacou o Oficial.

A unificação dos modelos T-25A e T-25C em uma única configuração T-25M simplifica ainda mais a cadeia de suprimentos e a manutenção, gerando uma economia significativa. A modernização também permite que os sistemas da aeronave atendam aos padrões mais elevados de segurança, garantindo a continuidade da formação de pilotos com a melhor tecnologia disponível.

Perspectivas e desafios futuros

Apesar dos desafios encontrados durante o desenvolvimento, como a integração de engenharia 100% interna e a gestão da cadeia de suprimentos, o projeto avançou rapidamente. Em apenas 10 meses, o protótipo T-25M estava pronto para os ensaios em voo, com a campanha de testes programada para durar até 2026. Durante esse período, a aeronave passará por cerca de 60 horas de voo, com testes de desempenho e certificações finais que garantirão sua total adequação para operações em espaço aéreo.

A equipe do PAMA-LS, composta por militares especializados em diversas áreas, foi fundamental para a realização desse projeto. A experiência adquirida durante o processo não só contribui para a autonomia da FAB em relação à manutenção e atualização de sua frota, mas também estabelece um novo padrão para os futuros programas de modernização de aeronaves da Força Aérea.

O legado do T-25 e a continuidade do treinamento militar

A modernização do T-25 Universal, agora na versão T-25M, representa um marco na história da aviação de treinamento da Força Aérea Brasileira. A aeronave, que já desempenha um papel fundamental na formação de pilotos desde a década de 1960, agora está equipada com tecnologia de ponta, pronta para continuar sua trajetória de sucesso no treinamento de Cadetes e no fortalecimento da capacidade operacional da FAB.

T-25 Universal: um marco na Aviação Militar Brasileira

O T-25 Universal é um ícone da aviação militar brasileira, desenvolvida pela Neiva (posteriormente adquirida pela Embraer) nos anos 60. Com capacidade para dois tripulantes e um design simplificado, a aeronave se destacou pela confiabilidade, robustez e facilidade de manutenção, essenciais para a formação de pilotos.

Seu motor oferece desempenho adequado para missões de instrução básica e avançada. Versátil, a T-25 tem sido usada para treinamento de navegação e manobras táticas, além de outras missões de apoio. Desde 1972, o Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa assume a responsabilidade pela manutenção e suporte das aeronaves T-25, incluindo o gerenciamento de peças e logística.

Com um legado de formação de pilotos e uma modernização que garante sua relevância, o T-25 Universal permanece como um pilar fundamental na aviação de treinamento da FAB, refletindo o compromisso da Força Aérea com a inovação e a autonomia operacional.

O Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS) desempenhou um papel especial nas comemorações do Dia do Aviador e do aniversário da Força Aérea Brasileira (FAB) ao ser responsável pela pintura comemorativa de um A-29 Super Tucano, em homenagem aos 80 anos do 1º Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA). A aeronave foi customizada com uma pintura histórica que remete ao P-47 Thunderbolt pilotado pelo Capitão Aviador Fortunato Câmara de Oliveira, durante a Segunda Guerra Mundial.

O A-29 recebeu o código "C1" em branco na parte frontal, seguindo o padrão camuflado da época. O número "1" indicava o líder de esquadrilha, e a letra "C" correspondia à 3ª Esquadrilha. Além disso, a insígnia Type 3b da Força Aérea Americana, sem o contorno azul, foi aplicada em ambos os lados da aeronave, mantendo a precisão histórica. No lado esquerdo, a aeronave exibe o símbolo "Senta a Púa" e a quantidade de missões realizadas representada por bombas na cor amarela, além de uma pequena suástica sobre a bomba nº 43, que simboliza a destruição de uma aeronave da Luftwaffe no solo naquela missão, realizada pelo Cap Fortunato.

A pintura comemorativa foi realizada por várias equipes do PAMA-LS. A Subdivisão de Engenharia foi responsável pelo desenho técnico e pela OTCA, enquanto a Subdivisão de Oficinas (TOFI) realizou a lavagem, serigrafia e pintura da aeronave. A Subdivisão de Aeronaves cuidou da remoção e instalação das superfícies móveis, e, na fase final, a inspetoria técnica assegurou a qualidade do trabalho.

"A TOFI encarou desafios significativos no processo, sendo responsável pela lavagem detalhada, serigrafia precisa e pintura meticulosa da aeronave. Muitos desses serviços foram realizados além do horário normal de expediente, com os militares se dedicando de forma incansável para garantir a execução perfeita de cada detalhe. Esse comprometimento foi crucial para a conclusão do projeto dentro do prazo e com a mais alta qualidade", destacou o chefe da Subdivisão, Capitão Especialista em Comunicações André Nunes Cunha Alves.

O resultado do trabalho foi apresentado durante a cerimônia alusiva ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, realizada em 23 de outubro de 2024, na Base Aérea de Brasília (BABR). O evento contou com a simulação da 199ª missão do 1º GAVCA, realizada em 4 de fevereiro de 1945, durante a Segunda Guerra Mundial. A simulação envolveu as aeronaves P-47 Thunderbolt e A-29 Super Tucano, relembrando a bravura dos pilotos brasileiros que enfrentaram combates intensos para cumprir suas missões.

"Essa pintura comemorativa reforça a memória do 1º GAVCA e exalta o heroísmo dos pilotos brasileiros durante a Segunda Guerra Mundial, um legado que continua a inspirar a Força Aérea Brasileira", destacou o Diretor do PAMA-LS, Coronel Aviador Valter Faria Junior.

Militares envolvidos:
• Subdivisão de Engenharia: Cap Sousa, Ten Assis, Ten Rossi, So Araújo, So Duarte e Sgt Camila Viana
• Subdivisão de Oficinas: Cap Alves, Ten Jéssica, Sgt Gomes, Sgt Gustavo França, Sgt Dos Santos, Sgt Pinheiro, Sgt G. Xavier, Sgt Rennan Victor, Sgt Edgar, Sgt Eder e Sgt Ricarte, S1 H. Augusto, S2 Felipe Alves, S2 Alan, S2 Ryan Assis, S2 Macário, S2 P. Silva, S2 Steyler e S2 Júnio Silva.
• Subdivisão de Aeronaves: Maj Lery

Na tarde de sexta-feira (10/05), foram embarcados em uma aeronave KC-390, do 1°/1° GT , no Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA LS), cerca de dois mil e quatrocentos quilogramas de donativos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, que foram arrecadados dos militares do efetivo da Guarnição de Aeronáutica de Lagoa Santa (GUARNAE-LS).

   

Fotos: Cel R1 Curityba

 

 

O Programa Forças no Esporte (PROFESP), do Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMALS), encerrou, na tarde de terça-feira (5), as atividades do ano, em cerimônia cívico-militar, realizada no pátio de formatura da Unidade. A solenidade foi presidida pelo Diretor do PAMALS, Cel Av. Valter Faria Junior, e contou com a presença do Prefeito Municipal de Lagoa Santa, Rogério Avelar.

Comandados pela aluna padrão 2023, Sophia Rodrigues Oliveira, de 13 anos, os mais de 150 jovens marcharam com muita vibração até o palanque, onde cantaram, entusiasmados, o Hino à Bandeira. Na oportunidade, o coordenador do Programa no PAMA LS, Coronel Aviador R/1 William Robert Eckert, homenageou a aluna padrão com a entrega de uma lembrança.

“O PROFESP significa tudo para mim!”, exclamou emocionada a adolescente Sofia. “Eu conheci pessoas incríveis aqui, tive várias oportunidades de crescimento, me senti acolhida e amada. Hoje tenho mais força para buscar meus objetivos e um deles, com certeza, é seguir a carreira militar”.

Em suas palavras, o Diretor destacou a relevância do projeto para a comunidade de Lagoa Santa: “Os jovens que têm a oportunidade de participar do PROFESP são sementes boas que vão germinar na sociedade, quer seja em Lagoa Santa, ou em qualquer outro lugar espalhado pelo Brasil e pelo mundo. Estamos devolvendo para a sociedade jovens com mais conhecimento e com mais confiança em seu potencial”.

Durante o fora de forma, os jovens emocionaram a todos os presentes ao bradarem com orgulho o lema do Programa: “Manter o foco no objetivo; centralizar a força para lutar, e utilizar a fé para vencer; PROFESP PAMA LS, Brasil”.

Ao término do evento, todos os alunos foram presenteados com uma caixa de bombons, adquiridas por meio de doações do efetivo do Parque.

O Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA LS) comemorou, no dia 24 de maio, o 70° Aniversário de criação do Núcleo de Parque de Material da Aeronáutica, em  cerimônia militar presidida pelo Comandante da Guarnição de Aeronáutica de Lagoa Santa  (GUARNAE-LS), Coronel Aviador Alexandre Avellar Leal. 

A cerimônia foi marcada pela inauguração de um monumento alusivo à data. O Diretor do PAMA LS, Coronel Aviador Valter Faria Junior, acompanhado pelo Comandante da  Guarnição, Coronel Avellar, e pelo Suboficial Marcelo Affonso Russi, militar com mais tempo de serviço na unidade, realizaram o desenlace da fita inaugural e o descerramento da placa do monumento. 

Feito de concreto, aço e fibra de vidro, o monumento tem sua base moldada em forma de um triângulo, representando o estado de Minas Gerais, onde se localiza o PAMA LS. Da base, sobressaem quatro hélices estilizadas e se elevam o algarismo 7 (sete), simulando uma pista de pouso e decolagem, e o algarismo 0 (zero) , em forma de uma engrenagem, também estilizada, que se funde a uma aeronave, fazendo uma breve alusão à evolução histórica dessa unidade.

O monumento foi idealizado pelo Diretor, pela Chefe da Assessoria de Comunicação Social (DACS), Primeiro Tenente Paula Márcia Teófilo Drumond e pelo Encarregado da Secretaria da Direção (DESEC), Suboficial José Marcelo Tófoli. O Encarregado da DACS foi responsável pelo projeto 3D e a construção, que durou cerca de 2 meses, foi realizada pelo Terceiro Sargento Cilio Inacio Vitoriano Filho, da Subdivisão de Oficinas, e pelo Terceiro Sargento R/1 Ronaldo José De Souza. 

Em suas palavras, o Diretor do PAMA LS, Coronel Aviado Valter Faria Junior, resgatou as origens do Parque e destacou a cultura organizacional da unidade. “Desde o militar mais moderno, até o militar de maior grau hierárquico, todos contribuem para o cumprimento da nossa missão. Temos uma cultura organizacional única que é muito forte, marcada principalmente pela busca incansável pela excelência e pelo apoio incondicional aos operadores”, destacou. "Sigamos em frente, confiantes no futuro promissor do Parque de Lagoa Santa. Nenhum desafio é capaz de nos desviar do caminho do sucesso", concluiu o Diretor, dirigindo-se diretamente para o efetivo. 

Em virtude das enchentes que assolaram a região Sul do nosso país e à atuação direta da Força Aérea Brasileira em apoio à população afetada, a solenidade não teve participação de convidados externos.

Em comemoração ao Dia do Especialista da Aeronáutica, a Guarnição de Aeronáutica de Lagoa Santa (GUARNAE-LS) realizou, na manhã de segunda-feira (25), no Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA LS), cerimônia militar alusiva à data, com a imposição da medalha “Bartolomeu de Gusmão”. A solenidade foi presidida pelo Comandante da GUARNAE-LS, Coronel Aviador Alexandre Avellar Leal.

Durante a cerimônia foi lida a Ordem do Dia do Comandante da Aeronáutica, na qual foi ressaltada a importância do trabalho realizado pelos militares especialistas para a missão da Força Aérea Brasileira (FAB). “Neste dia, prestamos uma sincera homenagem a todos os Especialistas de Aeronáutica que, com dedicação e competência, contribuem para o sucesso e a segurança do voo do mais pesado que o ar, nas operações aéreas em nosso País Continental. Seu comprometimento e profissionalismo são pilares fundamentais na defesa e no desenvolvimento da aviação brasileira”.

A medalha “Bartolomeu De Gusmão”, distinção concedida aos militares e civis por destacados serviços prestados à aeronáutica brasileira, Ao todo, 9 militares foram agraciados na cerimônia, dentre eles o Suboficial Especialista em Eletricidade e Instrumentos, João Libério Maia Junior, do efetivo do PAMA LS. “Recebi com muita gratidão essa medalha, um reconhecimento da Direção do Parque pelo trabalho que realizei em prol da Força Aérea, ao longo dos meus 28 anos de carreira. Essa medalha representa a certeza do dever cumprido, graças ao apoio irrestrito da minha família. Foi um dia maravilhoso, só agradecer a Deus”.

O Segundo Sargento Especialista em Administração, Pablo Stefan Paulino de Mello, do efetivo do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), também expressou a alegria ter ser sido agraciado com a medalha Bartolomeu de Gusmão, "Não tenho palavras para expressar o quão especial é ter sido agraciado com essa medalha, em um dia tão importante para nós especialistas e no mês em que completei 16 anos de serviços prestados à Força Aérea Brasileira.  Vejo como um enorme privilégio, e, principalmente, como uma grande responsabilidade, a qual pretendo honrar com ainda mais trabalho, dedicação, zelo e amor. Agradeço a Deus, minha esposa, meus familiares, amigos, companheiros (as) do CIAAR e das turmas CFSD 1ª/2008, CESD 2009, CFC 2011 e EAGS 2015, por todos os ensinamentos, os quais tenho tentado aplicar diariamente.", destacou.

Ao final, a tropa, composta por grupamentos representativos das organizações militares da GUARNAE-LS, comandada pelo militar especialista, da ativa, mais antigo da guarnição, Tenente Coronel Especialista em Suprimento Técnico, Renan Gonçalves de Faria, desfilou entoando com muito entusiasmo a Canção do Especialista da Aeronáutica. Destaque para o último grupamento, composto por militares com diferentes uniformes, representando os especialistas das mais diversas áreas, desde a manutenção de aeronaves até serviços de saúde, segurança e contraincêndio.

“Como especialista, estou muito grato por ter tido a honra de comandar o grupamento misto na formatura do Dia do Especialista, que será minha última na ativa. Vibrei muito junto com a tropa!”, ressaltou o Primeiro Tenente Especialista em Aeronaves, Romeu dos Santos Filho.

 

 

 

MILITARES AGRACIADOS COM A MEDALHA BARTOLOMEU DE GUSMÃO
• Suboficial Especialista em Eletricidade e Instrumentos, Erick Leandro Duque de Souza – PAMA LS
• Suboficial Especialista em Eletricidade e Instrumentos, Reinaldo Cordeiro de Moura – PAMA LS
• Suboficial Especialista em Eletricidade e Instrumentos, João Liberio Maia Junior – PAMA LS
• Suboficial Especialista em Equipamento de Voo, Leonardo Medeiros de Castro – PAMA LS
• Suboficial Especialista em Mecânica de Aeronaves, Leandro Alves Ferreira – PAMAL LS
• Segundo Sargento Especialista em Administração, Leonardo Caruso Cardoso – Grupamento de Apoio de Lagoa Santa (GAP LS)
• Segundo Sargento Taifeiro Arrumador, Frederico Rodolfo Silva Rodrigues – GAP LS
• Segundo Sargento Especialista em Guarda e Segurança Pablo Cardoso de Souza – Grupo de Segurança e Defesa de Lagoa Santa (GSD-LS)
• Segundo Sargento Especialista em Administração, Pablo Stefan Paulino de Mello – (CIAAR)

 

Encerrando as comemorações do Mês da Asa, o Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA LS) realizou na terça-feira, 31 de outubro, uma cerimônia militar alusiva aos 40 anos de Suporte ao Projeto T-27. A solenidade foi presidida pelo Chefe da Divisão de Ensino do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), Coronel Aviador Eric Portilho Bentes, e contou com a presença de Comandantes e Chefes da Guarnição de Aeronáutica de Lagoa Santa (GUARNAE-LS), além de representantes da Embraer.

As primeiras aeronaves T-27 Tucano foram entregues à Academia da Força Aérea (AFA) no ano de 1983, em substituição aos Treinadores T-37 Tweet, de origem norte-americana, utilizados até então na formação dos cadetes. No mesmo ano, o PAMA LS, designado como Parque Central de Suprimento e Manutenção do T-27, iniciou o trabalho de suporte ao projeto, que foi desenvolvido pela Embraer.

Para comemorar esse marco, foi produzida uma moeda comemorativa que ressalta, de um lado, a primeira aeronave T-27, com o pai da aviação, Alberto Santos Dumont, e o fundador da Embraer, Ozires Silva, ao fundo e, do outro lado, a aeronave modernizada, no hangar de operações do PAMA LS. O desenho foi criado pelo Soldado de Segunda Classe Tayler dos Santos, que na ocasião recebeu do Diretor, Coronel Aviador Valter Faria Junior, um exemplar da moeda.

Logo em seguida, o Costumer Account Manager da Embraer, Sr. William de Souza Moreira, recebeu, em nome da empresa, uma maquete que retrata a aeronave modernizada, com a nova pintura, no Hangar de Operações do Parque.

Em suas palavras, o Diretor ressaltou os três pilares do sucesso do T-27 Tucano: o excelente projeto, a qualidade do desenvolvimento e produção realizados pela Embraer, e o suporte logístico do PAMA LS. “Se o projeto não tivesse um suporte adequado, certamente ele não seria esse sucesso. Hoje em dia, quando pensamos em uma aeronave que possa substituí-lo futuramente, é muito difícil encontrar um avião com a mesma qualidade e capacidade do T-27”, ressaltou.

Durante a cerimônia o Suboficial Especialista em Mecânica de Aeronaves, Ramon Martins de Freitas, do efetivo da Subdivisão de Aeronaves (TANV), despediu-se do serviço ativo, após mais de 30 anos de serviço prestado à Força Aérea Brasileira (FAB). O Militar foi homenageado pela Direção com a entrega de uma maquete da aeronave A-29.

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