Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > IAOp realiza AVAOp do Radar SAR do SC-105
Início do conteúdo da página

 

Entre os dias 07 e 24 de junho, o Instituto de Avaliações Operacionais (IAOp) realizou a Avaliação Operacional (AVAOP) do Radar de Abertura Sintética (SAR – do inglês Synthetic Aperture Radar) que equipa a aeronave SC-105 Amazonas.

A AVAOP teve como principais objetivos identificar os fatores influentes na capacidade de detecção do radar SAR do SC-105 e definir as melhores configurações para a identificação de diferentes tipos de alvos em ambiente de selva. Para isso, a atividade contou com o envolvimento da Polícia Federa (PF) e oito Organizações Militares, sendo elas o IAOp, o Comando de Preparo (COMPREP), a ALA 8, a Base Aérea de Manaus (BAMN), o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo IV (CINDACTA IV), o 2°/10° Grupo de Aviação (2°/10° GAv) e os Destacamentos de Controle do Espaço Aéreo Eduardo Gomes e de Manaus (DTCEA-EG e DTCEA-MN).

Os radares são sistemas que atuam com a transmissão e recepção de micro-ondas, sendo uma de suas aplicações a possibilidade de imageamento do terreno. Para tal, o sistema processa o sinal refletido pelo objeto “iluminado”, transformando-o em imagens que são apresentadas ao operador em telas específicas. Neste processo torna-se possível identificar objetos alheios ao terreno, especialmente metálicos, como por exemplo, destroços de aeronaves.

Nas palavras no 1° Ten Engenheiro Giovanni Fiorenza Munaretto, Gerente da Avaliação Operacional “a AVAOP realizada nos permitirá a identificação dos melhores parâmetros a serem empregados na utilização do radar SAR do SC-105º o que possibilita o seu emprego com o máximo de eficácia e eficiência”. E finalizou destacando que “tal equipamento oferece a possibilidade de operação em situações de meteorologia degradada e no período noturno, sendo um salto operacional que pode ter grande impacto, principalmente nas missões de busca e salvamento e especialmente em ambiente de selva, onde a identificação visual de destroços torna-se extremamente difícil devido à cobertura florestal”.

Esta é a segunda Avaliação Operacional conduzida pelo IAOp este ano. As próximas serão a AVAOP do radar do P-95 Bandeirulha e a AVAOP do Self Protection System da aeronave A-1M.

 

              

  

 

Fim do conteúdo da página