Escudo francês, com o chefe diminuto em blau (azul ultramar), tendo à destra o Gládio Alado, Símbolo da Força Aérea Brasileira, e à sinistra a inscrição “IAOp”, sigla representativa do Instituto de Aplicações Operacionais ambos em prata (branco).
Campo em blau (azul ultramar), apresentando no coração um conjunto composto por um globo terrestre estilizado, em tons de sua cor que representa um modelo do mundo e sua posição de destaque realça a importância da modelagem e da simulação nas atividades da OM, com meridianos e paralelos em blau (azul claro), com uma banda composta por uma órbita polar, representando a pesquisa em Inteligência Operacional, e uma contrabanda composta por uma órbita equatorial, destacando a pesquisa em Comando e Controle, temas integrantes da missão da OM, ambas em blau (azul claro). As duas órbitas representam, juntas, os Sistemas Espaciais. Uma seta em goles (vermelho), contornada em sable (preto), partindo do Território Brasileiro, da posição relativa à cidade de São José dos Campos, e orientada em direção ao céu, representa os Sistemas Bélicos, característicos do Poder Aeroespacial. O Globo terrestre e os quatro elétrons que aparecem nas obtidas também representam o átomo de Berílio, elemento químico que, por sua rigidez, leveza e estabilidade dimensional, elevados ponto de fusão e condutividade térmica, bem como excelente isolamento elétrico, é empregado na construção de diversos dispositivos tecnológicos, como giroscópios, reatores nucleares, circuitos integrados, equipamentos de informática e espelhos ultraleves usados em telescópios espaciais.
Parcialmente sobrepostos à parte inferior do conjunto, destacam-se dois raios estilizados em jalne (amarelo), postos em santor, caracterizando todo o espectro eletromagnético em que atua a Guerra Eletrônica, importante área que integra a missão da Organização.
Todo o conjunto sobrepõe-se a sequências de algarismos 0 e 1, que partem do cantão superior sinistro, percorrendo todo o campo, até o cantão inferior destro. Os referidos atributos, em blau (azul claro), caracterizam a Defesa Cibernética, ramo de pesquisa componente da missão do IAOp; além de duas engrenagens em blau (azul claro), uma no cantão superior destro e outra no cantão inferior sinistro, as quais representam a Engenharia, presente em todas as fases da missão da OM. A sequência de algarismos 0 e 1 representa, também, as datas de ativação e de início das atividades, 1000 1010 1101 (8/10/13) e 0110 0001 1110 (6/1/14), respectivamente.
Os esmaltes e metais adotados apresentam o respectivo simbolismo: o blau (azul ultramarino), além de representar o espaço aéreo, simboliza a fidelidade com que a OM cumpre suas missões; o goles (vermelho) significa a coragem e a generosidade, presentes no cumprimento das missões atribuídas ao IAOp; o jalne (amarelo) denota a força da Instituição e a riqueza do Território Nacional; e a prata (branco) demonstra a esperança e o otimismo, pontos marcantes no espírito daqueles que integram a Organização. Contorna o escudo um filete em jalne (amarelo).
Redes Sociais