No dia 18 de junho, o Instituto de Aplicações Operacionais (IAOp) reuniu militares voluntários do seu efetivo para realizar a doação de sangue no Hemocentro de São José dos Campos (SP).
A doação de sangue é um gesto simples que contribui com a manutenção dos estoques dos hemocentros, fundamentais para a saúde pública. Durante a pandemia do COVID-19, distúrbios de coagulação tem sido frequentes em pacientes com tal diagnóstico, os quais são submetidos à transfusões.
Para a efetivação da doação de sangue, os voluntários realizam um cadastro e passam por um processo de pré-triagem, em que é realizado o teste de anemia e aferição de peso. Posteriormente, são submetidos a uma entrevista individual, a qual avalia possíveis situações que possam impedir o doador. O maior objetivo desses procedimentos é preservar o paciente do risco de contágio de alguma doença transmissível pelo sangue, e também do próprio doador.
“Nesse delicado momento que estamos passando, a solidariedade é uma forma de levar esperança àqueles que precisam” comentou o SD JOÃO VITOR MOREIRA FERREIRA, um dos voluntários da ação.
Redes Sociais