Avaliar a Eficiência e a Adequabilidade Operacionais de um sistema, este é o objetivo de uma Avaliação Operacional (AVAOP). É por meio deste processo, que alia o conhecimento técnico ao conhecimento científico, que se desenvolvem as técnicas a serem utilizadas por nossas forças combatentes.
No mês de setembro de 2020, será iniciada a AVAOP do IGLA-S, sistema portátil de lançamento de mísseis terra-ar guiados por infravermelho desenvolvido e produzido pela Rússia, e que equipa as unidades de artilharia antiaérea da Força Aérea Brasileira e do Exército Brasileiro. O objetivo será avaliar a capacidade do míssil de detectar e engajar alvos aéreos, bem como identificar sua suscetibilidade à flares, isto é, dispositivos pirotécnicos ejetados de uma aeronave para confundir o sensor de guiamento do míssil.
Trata-se de projeto bastante complexo, envolvendo militares do IAOp, IAE, IFI, IPEV, BDAAE e 7º/8º GAV, e exigindo a realização de testes em área restrita. Desta forma, definiu-se o Campo de Provas Brigadeiro Veloso (CPBV), mais conhecido como o estande de tiro de Cachimbo, como o local mais adequado para sua realização.
Para garantir que a infraestrutura disponível durante a AVAOP seja adequada, militares do IAOp deslocaram-se para o CPBV entre os dias 29 de junho e 3 de julho. O objetivo foi garantir que os equipamentos de medição, comunicação e disparo possam ser devidamente instalados, fazendo as coordenações necessárias junto à Direção do Campo.
Redes Sociais