O Instituto de Aplicações Operacionais (IAOP) acompanhou a Avaliação Operacional Contratual (AVOP) da Aeronave SC-105, do 2º/10º GAv, no período de 19 de fevereiro a 16 de março de 2018, na Ala 8 e na BAFL.
A AVOP da aeronave SC-105, batizada de Operação Pelicano, teve o objetivo de realizar verificações, em solo e em voo, que possibilitassem a avaliação da adequabilidade operacional da aeronave às missões de busca e salvamento e socorro em voo, executadas pelo 2º/10º GAv, em cenários característicos do território brasileiro, quais sejam: floresta e mar. O foco das verificações foram os novos sistemas da aeronave básica, o sistema de missão e seus sensores integrados na versão de busca e salvamento. Estas atividades fazem parte do processo formal de aquisição de aeronaves, o qual é orientado pela COPAC.
Para o desenvolvimento desta AVOP, diversas Organizações Militares prestaram apoio com pessoal altamente especializado, os quais eram oriundos do COMPREP, DCTA, DECEA, COPAC, IAE, ALA 8, PAMA-GL, IFI, IPEV, IAOP e BAFL.
O IAOP foi representado pelo 1º Ten Eng Dymitri e pelo 1º Ten Eng Rodrigues, os quais acompanharam todas as fases da Operação Pelicano, de modo a adquirir os conhecimentos necessário para o planejamento e execução de uma futura Avaliação Operacional (AVAOP) da aeronave SC-105.
O esquadrão apoiador foi o 2º/10º GAv, o qual disponibilizou uma aeronave SC-105 para a realização dos testes, bem como pessoal especializado para a execução das missões operacionais. A aeronave utilizada nos ensaios foi o FAB 6550, primeira unidade recebida pela FAB.
Fotos: Cap Av Rosa (2º/10º Gav) e 1º Ten Eng Dymitri (IAOP).
Redes Sociais