Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Implantação do Programa de Conservação Auditiva (PCA)
Início do conteúdo da página

        

Na última sexta-feira, 29 de janeiro de 2021, a 1º Ten Ana Zica, fonoaudióloga do HFAB realizou  palestra sobre a implantação do Programa de Conservação Auditiva (PCA) no 6°Esquadrão de Transporte Aéreo (ETA 6) – Esquadrão Guará. A apresentação referiu-se à continuidade da implantação do PCA iniciado durante o ano de 2020, com apoio do HFAB.

        Há mais de trinta anos o PCA foi regulamentado pela NSMA 3-1, no âmbito da Força Aérea e, desde então, médicos de esquadrão, otorrinolaringologistas e fonoaudiólogos lutam para implantá-lo nos esquadrões da FAB. Em 2002, a ICA 160-7 estabeleceu as medidas gerais para a padronização de condutas visando a implantação e a manutenção do Programa de Conservação Auditiva nas Organizações do Comando da Aeronáutica. De acordo com a médica do esquadrão, 1° Ten Lara, o 6° ETA, que completará 52 anos em maio deste ano, nunca teve o PCA efetivamente implantado. “É um sonho que se concretiza no dia de hoje", comentou.

        O Programa de Conservação de Audição é o conjunto de procedimentos que visam a preservação da audição do pessoal que trabalha ou transita em áreas onde o nível de pressão sonora (ruído) pode se apresentar nocivo à saúde humana. É importante salientar que não se conhece até o momento tratamento capaz de reverter a perda auditiva. Segundo a tenente Ana Zica, a equipe envolvida fez o panorama epidemiológico do Esquadrão Guará por meio da realização de anamneses ocupacionais e exames audiológicos nos militares, além de encaminhamentos para pareceres especializados no HFAB. Posteriormente, com o apoio da médica do esquadrão, 1° Ten Lara, foram aferidos os níveis de ruído emitidos pelas aeronaves dutante o voo, na pista e dentro do hangar.

     Esses procedimentos permitiram a sugestão de medidas de controle ambientais, administrativas e a avaliação dos tipos de protetores auditivos utilizados pelos militares.“Foi um trabalho árduo durante um ano e que nos permitiu concretizar as fases inicial e de implantação do PCA, nos moldes da ICA. "A semente foi plantada e sua manutenção faz parte do processo de cuidado com os militares envolvidos na função primordial da FAB e que defendem tão bravamente nosso espaço aéreo, além de realizarem importantes missões humanitárias", ressaltou a 1° Ten Ana Zica.

        O Comandante do 6 º Esquadrão de Transporte Aéreo, Ten Cel Av Christiano Pereira Haag, agradeceu o empenho e apoio do HFAB na concretização da implantação do programa, apesar de todas as dificuldades enfrentadas em virtude da pandemia e mencionou que conta com a continuidade e manutenção do trabalho ora iniciado.

Matéria: Ten Cel Cristina e Ten Ana Zica
Fotos: HFAB
Publicação: SO Jefferson
Fim do conteúdo da página