JUNTA DE SAÚDE - ORIENTAÇÕES
Estas instruções foram criadas para que sua inspeção de saúde transcorra sem intercorrências.
É importante solicitar o agendamento da inspeção de saúde com 03 meses de antecedência para que não tenha imprevistos e haja tempo para conseguir vaga.
Por favor, LEIA TODOS OS ITENS com muita atenção para o sucesso da mesma.
COMO MARCAR SUA INSPEÇÃO DE SAÚDE:
- Você deverá solicitar a ordem de inspeção no PORTAL DO MILITAR em Inspeção de Saúde (canto esquerdo da pagina) – solicitação de inspeção.
- A solicitação deverá ser feita de acordo com a FINALIDADE, isto é, para cada letra (ex: Letra D, Letra E, Letra H...)
- Marque apenas uma opção para letra D (D1, D2, .... D5)
- Pode selecionar mais que uma letra para a mesma ordem de inspeção (ex; D, E, H, etc)
- Esta solicitação irá ser conferida pela SPM de sua OM e aprovada pelo CMT
- Logo após ser autorizada, irá ser publicada em Boletim Ostensivo.
- A partir da publicação, o militar deverá acessar novamente o Portal do Militar e na página, acessar solicitação de inspeção – minhas inspeções – gerenciar inspeção, que irá aparecer a opção “AGENDAR” e as datas disponíveis para marcação da inspeção de saúde.
- As Inspeções de Saúde finalidade letra “G”, primeira vez, deverá trazer laudo médico com laudo médico para a abertura da referida INSPSAU.
Deverá comparecer na Junta de Saúde na data agendada com as CÓPIAS do Boletim / publicação da ordem de inspeção de saúde e Cópia do cartão de vacinas atualizado em mãos.
OBSERVAÇÃO: Não irá ser feito agendamento via email ou encaixes.
A ata e a DIS (documento de informação de saúde) da INSPSAU não será enviada via email devendo o militar retirar no guichê da junta, nos casos em que não seja publicada.
HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO:
PARA REALIZAÇÃO DAS INSPEÇÕES PREVIAMENTE AGENDADAS: De segunda à quinta-feira das 06:30h às 8:30h;
PARA MARCAÇÃO DE INSPEÇÕES E ATENDIMENTO AO PÚBLICO: De segunda à quinta-feira das 09:00h às 13:00h.
DOCUMENTOS E EXAMES QUE DEVERÃO SER APRESENTADOS PARA INICIAR SUA INSPEÇÃO:
ATENÇÃO: Na falta de tais documentos e/ou exames a inspeção não poderá ser iniciada mesmo que previamente agendada.
- DOCUMENTO DE IDENTIDADE ORIGINAL COM FOTO
- ORDEM DE INSPEÇÃO DE SAÚDE PUBLICADA EM BOLETIM. (NSCA 160-9/2021 item 2.3.3).
* Trazer impressa a PÁGINA DO BOLETIM DA OM que publicou a referida inspeção.
Faz-se necessária a cópia impressa do boletim para a comprovação perante a Junta de Saúde Local e sua anexação ao prontuário médico da inspeção o que legitimará a inspeção a ser realizada. E caso o sistema SIMP esteja fora do ar, é possível verificar que INSPSAU está programada.
- CÓPIA DO CARTÃO DE VACINAÇÃO: (ICA 160-6/2016 item 4.4) atualizado com as seguintes vacinas: Antitetânica (Vacina contra o tétano válida por 10 anos após última dose), Febre Amarela (1 dose) e Hepatite B (3 doses).
- TESTE ERGOMÉTRICO (ICA 160-6/2016 item 10.5) para inspecionandos AERONAVEGANTES e AERONAUTAS à partir dos 35 anos com validade de 2 anos;
ORIENTAÇÕES GERAIS:
- O EXAME PANORÂMICO DA ARCADA DENTÁRIA é obrigatório para todos aeronavegantes civis ou militares que ainda não possuírem o exame registrado em prontuário. (ICA 160-6/2016 item 5.3). Para uma AVALIAÇÃO ODONTOLÓGICA completa, é necessário que os MILITARES DESIGNADOS PARA MISSÃO NO EXTERIOR, bem como seus DEPENDENTES também realizem tal exame.
- É NECESSÁRIO FAZER JEJUM ENTRE 8 E 12 HORAS para exames de laboratório (sangue). Beber somente água e medicamentos de uso contínuo.
- CONVÉM EVITAR AMBIENTES COM RUÍDO INTENSO (ambientes ruidosos como festas e academias. Evitar, também, uso de fones de ouvido), 14 HORAS antes da inspeção de saúde para a realização de audiometria.
- Inspeções de Saúde com finalidades não rotineiras como missão no exterior, cursos e serviço em localidade especial têm necessidades de exames diferenciados. Recomendamos o aconselhamento junto ao setor de Junta de Saúde Local para o correto conhecimento e cumprimento das exigências.
ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS:
PARA MULHERES:
- EXAME GINECOLÓGICO (ICA 160-6/2016 item 11.1)
Para mulheres COM ATÉ 40 ANOS: Será realizada uma nova avaliação a cada 2 anos e
Para mulheres COM MAIS DE 40 ANOS: Será realizada uma nova avaliação a cada ano;
ATENÇÃO!! ANTES DA INSPEÇÃO DE SAÚDE PERIÓDICA (LETRA H) será necessária a coleta do exame preventivo (PAPANICOLAU) em todas as mulheres com vida sexual já iniciada.
- EXAME PREVENTIVO (PAPANICOLAU) terá validade de 180 dias (6 meses) após sua coleta. (ICA 160-6/2016 item 11.1.2.3)
O exame preventivo poderá ser realizado em unidades de saúde civis ou militares, desde que observado o descrito acima (validade de 180 dias).
Mas caso deseje, o preventivo poderá ser coletado no HFAB, no setor CAIS (consulta de enfermagem), mediante agendamento pelo telefone (61) 99571-1853, de 2ª a 6ª feira, das 7h30 às 16h:30 ou caso prefira, poderá ser realizado presencialmente nos guichês de atendimento.
- MAMOGRAFIA. Não será exigida para sua inspeção, mas recomenda-se que cada mulher atente para as orientações do Ministério da Saúde e das Sociedades Médicas para a realização periódica desse exame. (ICA 160-6/2016 item 11.1 Anexo G). Caso a inspecionanda tenha realizado o exame por conta própria, recomenda-se que o mesmo seja trazido para complementar a inspeção a ser realizada. Contudo, mulheres > ou = 40anos indo para missão no exterior tem de apresentar a mamografia (180 dias validade).
OBS: MULHERES deverão vir de top curto por baixo da blusa para realização do eletrocardiograma.(ICA 160-6/2016 item 10.4).
PARA HOMENS:
- Para homens com mais de 45 anos será verificado o PSA (antígeno prostático específico) no exame de sangue. (ICA 160-6/2016 item 2.2.2)
Para tanto, é necessária abstinência sexual nos 3 dias anteriores a coleta. E ainda abstinência de atividades físicas intensas como levantamento de peso, lutas, andar de bicicleta, andar a cavalo ou andar de motocicleta.
Para maiores esclarecimentos contactar a JSL através do ramal 7763 e 7771
Atualizado em 29 de junho de 2023
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