Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Informações Gerais da Junta de Saúde
Início do conteúdo da página

JUNTA DE SAÚDE - ORIENTAÇÕES

Estas instruções foram criadas para que sua inspeção de saúde transcorra sem intercorrências, por favor leia todos os itens com muita atenção para o sucesso da mesma.

Para atender às disposições regulamentares das inspeções de saúde, a Unidade de Perícias Médicas é composta pela JUNTA DE SAÚDE LOCAL que inspeciona militares e civis do Comando da Aeronáutica (aeronavegantes, aeronautas e não aeronavegantes), bem como de seus dependentes.

ATENÇÃO: AGENDAMENTOS PARA INSPEÇÕES DE SAÚDE SERÃO REALIZADOS SOMENTE POR MEIO PORTAL DO MILITAR

Como marcar sua inspeção de saúde?

Com a página do PORTAL DO MILITAR aberta, escolha a opção “MARCAÇÃO DE CONSULTA”, depois escolha a opção“MARCAR CONSULTA”, depois na opção “ORGANIZAÇÃO” selecione “HOSPITAL DE FORÇA AÉREA DE BRASÍLIA”, na opção “ESPECIALIDADES” escolha a opção “JUNTA ESPECIAL”, SE AERONAVEGANTE OU a opção “JUNTA REGULAR”, SE NÃO AERONAVEGANTE.

MAS ATENÇÃO!! O agendamento nessas últimas opções de forma errada tornará o agendamento nulo.

HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO:

PARA ATENDIMENTO ÀS INSPEÇÕES PREVIAMENTE AGENDADAS: De segunda a quinta-feira das 06:30h  às 8:15h; e

PARA ATENDIMENTOS OUTROS: De segunda a quinta-feira das 07:30h às 15:00h.

DOCUMENTOS E EXAMES QUE DEVERÃO SER APRESENTADOS PARA INICIAR SUA INSPEÇÃO:

ATENÇÃO: Na falta de tais documentos e/ou exames a inspeção não poderá ser iniciada, mesmo que previamente agendada.

- DOCUMENTO DE IDENTIDADE ORIGINAL COM FOTO

- ORDEM DE INSPEÇÃO DE SAÚDE PUBLICADA EM BOLETIM.(NSCA 160-9/2021 item 2.3.3).Trazer impressa a PÁGINA DO BOLETIM DA OM que publicou a referida inspeção. Faz-se necessária a cópia impressa do boletim para a comprovação perante a Junta de Saúde Local e sua anexação ao prontuário médico da inspeção o que legitimará a inspeção a ser realizada.

- CÓPIA DO CARTÃO DE VACINAÇÃO. (ICA 160-6/2016 item 4.4) atualizado com as seguintes vacinas: Antitetânica (Vacina contra o tétano válida por 10 anos após última dose), Febre Amarela (1 dose) e Hepatite B (3 doses).

- TESTE ERGOMÉTRICO(ICA 160-6/2016 item 10.5) para inspecionandos AERONAVEGANTES e AERONAUTAS a partir dos 35 anos com validade de 2 anos;

ORIENTAÇÕES GERAIS:

- O EXAME PANORÂMICO DA ARCADA DENTÁRIA é obrigatório para todos aeronavegantes civis ou militares que ainda não possuírem o exame registrado em prontuário. (ICA 160-6/2016 item 5.3). Para uma AVALIAÇÃO ODONTOLÓGICA completa,é necessário que os MILITARES em MISSÃO NO EXTERIOR, bem como seus DEPENDENTES também realizem tal exame.

 - É NECESSÁRIO FAZER JEJUM DE 12 HORAS para exames de laboratório (sangue). Beber somente água e medicamentos de uso contínuo.

- CONVÉM EVITAR AMBIENTES COM RUÍDO INTENSO (ambientes ruidosos como festas e academias. Evitar, também, uso de fones de ouvido), 14 HORAS antes da inspeção de saúde para a realização de audiometria.

- Inspeções de Saúde com finalidades não rotineiras como missão no exterior, cursos e serviço em localidade especial têm necessidades de exames diferenciados. Recomendamos o aconselhamento junto ao setor de Junta de Saúde Local para a correto cumprimento das exigências.

ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS:

PARA MULHERES:

- EXAME GINECOLÓGICO (ICA 160-6/2016 item 11.1)

Para mulheres COM ATÉ 40 ANOS: Será realizada uma nova avaliação a cada 2 anos e

Para mulheres COM MAIS DE 40 ANOS: Será realizada uma nova avaliação a cada ano;

ATENÇÃO!! ANTES DO EXAME GINECOLÓGICO, será necessária a coleta do exame preventivo (PAPANICOLAU) em todas as mulheres com vida sexual já iniciada.

- EXAME PREVENTIVO (PAPANICOLAU) terá validade de 180 dias (6 meses) após sua coleta. (ICA 160-6/2016 item 11.1.2.3)

O exame preventivo poderá ser realizado em unidades de saúde civis ou militares, fora do HFAB, desde que observado o descrito acima (validade de 180 dias).

 Mas caso deseje, a inspecionanda poderá coletar o preventivo no HFAB, no setor CAIS (ginecologia). Essa coleta será realizada mediante agendamento telefônico pelo ramal 7740. Mas atenção, para agendar é necessário que sua inspeção esteja previamente agendada e que conste no sistema. Caso prefira, seu agendamento poderá ser realizado pessoalmente no mesmo local.

- MAMOGRAFIA. Não será exigida para sua inspeção, mas recomenda-se que cada mulher atente para as orientações do Ministério da Saúde e das Sociedades Médicas para a realização periódica desse exame. (ICA 160-6/2016 item 11.1 Anexo G). Caso a inspecionanda tenha realizado o exame por conta própria, recomenda-se que o mesmo seja trazido para complementar a inspeção a ser realizada.

OBS: MULHERES deverão vir de top curto por baixo da blusa para realização do eletrocardiograma. (ICA 160-6/2016 item 10.4).

PARA HOMENS:

- Para homens com mais de 45 anos será verificado o PSA (antígeno prostático específico) no exame de sangue. (ICA 160-6/2016 item 2.2.2)

Para tanto, é necessária abstinência sexual nos 3 dias anteriores a coleta. E ainda abstinência de atividades físicas intensas como levantamento de peso, lutas, andar de bicicleta, andar a cavalo ou andar de motocicleta.

 

ATUALIZADO EM 28 de JULHO de 2021.

Fim do conteúdo da página