Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Informações Gerais da Junta de Saúde
Início do conteúdo da página

JUNTA DE SAÚDE - ORIENTAÇÕES

Estas instruções foram criadas para que sua inspeção de saúde transcorra sem intercorrências.

Por favor LEIA TODOS OS ITENS com muita atenção para o sucesso da mesma.

 

ATENÇÃO: AGENDAMENTOS PARA INSPEÇÕES DE SAÚDE SERÃO REALIZADOS DA SEGUINTE FORMA

COMO MARCAR SUA INSPEÇÃO DE SAÚDE?

Você poderá fazê-lo por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. da seguinte maneira:

  • Em “Assunto”, escreva: AGENDAMENTO Nº SARAM xxx
  • No corpo do e-mail, solicite sua inspeção, informando:
    1. nome completo, posto e quadro (especialidade);
    2. identidade;
    3. SARAM; e
    4. se é aeronavegante ou não aeronavegante.
  • Anexe cópia em pdf do Boletim com a publicação de sua ordem de inspeção.

OBS: Sem anexação ao e-mail da cópia em pdf do Boletim com a publicação da ordem de inspeção, não será possível o agendamento da inspeção de saúde.

  • Caso haja indisponibilidade de algum dia por NECESSIDADE DO SERVIÇO, informe a data.

OS E-MAILS SERÃO RESPONDIDOS EM ATÉ 3 (TRÊS) DIAS ÚTEIS. NÃO HÁ NECESSIDADE DE CONTATO COM A JUNTA ANTES DO FIM DESSE PRAZO.

EM CASOS ESPECIAIS (letra “G”, pacientes em tratamento médico ou letra “O”, requisição de benefícios) ou se for de SUA PREFERÊNCIA, marque sua inspeção pessoalmente na Unidade de Perícias Médicas do HFAB, de segunda a quinta, das 09 às 13:00h, portando identidade e cópia em pdf do Boletim com a publicação de sua ordem de inspeção

 

HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO:

PARA REALIZAÇÃO DAS INSPEÇÕES PREVIAMENTE AGENDADAS: De segunda a quinta-feira das 06:30h às 8:30h;

PARA MARCAÇÃO DE INSPEÇÕES E ATENDIMENTOS OUTROS: De segunda a quinta-feira das 09:00h às 13:00h.

DOCUMENTOS E EXAMES QUE DEVERÃO SER APRESENTADOS PARA INICIAR SUA INSPEÇÃO:

ATENÇÃO: Na falta de tais documentos e/ou exames a inspeção não poderá ser iniciada mesmo que previamente agendada.

- DOCUMENTO DE IDENTIDADE ORIGINAL COM FOTO

- ORDEM DE INSPEÇÃO DE SAÚDE PUBLICADA EM BOLETIM.(NSCA 160-9/2021 item 2.3.3).

* Trazer impressa a PÁGINA DO BOLETIM DA OM que publicou a referida inspeção.

Faz-se necessária a cópia impressa do boletim para a comprovação perante a Junta de Saúde Local e sua anexação ao prontuário médico da inspeção o que legitimará a inspeção a ser realizada.

- CÓPIA DO CARTÃO DE VACINAÇÃO. (ICA 160-6/2016 item 4.4)atualizado com as seguintes vacinas: Antitetânica (Vacina contra o tétano válida por 10 anos após última dose), Febre Amarela (1 dose) e Hepatite B (3 doses).

- TESTE ERGOMÉTRICO (ICA 160-6/2016 item 10.5) para inspecionandos AERONAVEGANTES e AERONAUTAS a partir dos 35 anos com validade de 2 anos;

ORIENTAÇÕES GERAIS:

- O EXAME PANORÂMICO DA ARCADA DENTÁRIA é obrigatório para todos aeronavegantes civis ou militares que ainda não possuírem o exame registrado em prontuário. (ICA 160-6/2016 item 5.3). Para uma AVALIAÇÃO ODONTOLÓGICA completa, é necessário que os MILITARES DESIGNADOS PARA MISSÃO NO EXTERIOR, bem como seus DEPENDENTES também realizem tal exame.

 - É NECESSÁRIO FAZER JEJUM DE 12 HORAS para exames de laboratório (sangue). Beber somente água e medicamentos de uso contínuo.

- CONVÉM EVITAR AMBIENTES COM RUÍDO INTENSO (ambientes ruidosos como festas e academias. Evitar, também, uso de fones de ouvido), 14 HORAS antes da inspeção de saúde para a realização de audiometria.

- Inspeções de Saúde com finalidades não rotineiras como missão no exterior, cursos e serviço em localidade especial têm necessidades de exames diferenciados. Recomendamos o aconselhamento junto ao setor de Junta de Saúde Local para a correto cumprimento das exigências.

ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS:

PARA MULHERES:

- EXAME GINECOLÓGICO (ICA 160-6/2016 item 11.1)

Para mulheres COM ATÉ 40 ANOS: Será realizada uma nova avaliação a cada 2 anos e

Para mulheres COM MAIS DE 40 ANOS: Será realizada uma nova avaliação a cada ano;

ATENÇÃO!! ANTES DO EXAME GINECOLÓGICO, será necessária a coleta do exame preventivo (PAPANICOLAU) em todas as mulheres com vida sexual já iniciada.

- EXAME PREVENTIVO (PAPANICOLAU) terá validade de 180 dias (6 meses) após sua coleta. (ICA 160-6/2016 item 11.1.2.3)

O exame preventivo poderá ser realizado em unidades de saúde civis ou militares, fora do HFAB, desde que observado o descrito acima (validade de 180 dias).

 Mas caso deseje, a inspecionanda poderá coletar o preventivo no HFAB, no setor CAIS (ginecologia). Essa coleta será realizada mediante agendamento telefônico pelo ramal 7740. Caso prefira, seu agendamento poderá ser realizado pessoalmente no mesmo local.

- MAMOGRAFIA. Não será exigida para sua inspeção, mas recomenda-se que cada mulher atente para as orientações do Ministério da Saúde e das Sociedades Médicas para a realização periódica desse exame. (ICA 160-6/2016 item 11.1 Anexo G). Caso a inspecionanda tenha realizado o exame por conta própria, recomenda-se que o mesmo seja trazido para complementar a inspeção a ser realizada.

OBS: MULHERES deverão vir de top curto por baixo da blusa para realização do eletrocardiograma.(ICA 160-6/2016 item 10.4).

PARA HOMENS:

- Para homens com mais de 45 anos será verificado o PSA (antígeno prostático específico) no exame de sangue. (ICA 160-6/2016 item 2.2.2)

Para tanto, é necessária abstinência sexual nos 3 dias anteriores a coleta. E ainda abstinência de atividades físicas intensas como levantamento de peso, lutas, andar de bicicleta, andar a cavalo ou andar de motocicleta.

 

Atualizado em 29 de março de 2022.

 

 

ATUALIZADO EM 28 de JULHO de 2021.

Fim do conteúdo da página