Vinte e sete de agosto,DIA DO PSICÓLOGO. Dia em que se comemora aquele profissional que diariamente faz a sua escolha por ouvir e acolher o sofrimento alheio, amparar e orientar com empatia, ser um lugar seguro em meio à duvidas e conflitos.
Trata-se de uma profissão ainda jovem, vide a data de publicação da Lei 4.119 de 1962 que regulamentou a profissão de psicólogo no Brasil. As questões subjetivas e emocionais, historicamente, por questões culturais, sociais foram relegadas a segundo plano. Com muita luta a categoria vem buscando seu lugar ao Sol e a devida valorização do cuidar de aspectos tão fundamentais e constituintes do ser humano.
O momento atual, inédito em muitas maneiras para a nossa sociedade, virou os holofotes para os profissionais da Saúde Mental. A Pandemia e suas inúmeras dificuldades e repercussões, trouxeram à tona sentimentos de medo, ansiedade, solidão, desamparo, entre tantos outros. Um inimigo invisível colocou o ser humano cara a cara com aquilo que há de mais “humano, demasiado humano”: a sua fragilidade e vulnerabilidade. Em meio a tantos profissionais de saúde envolvidos no contexto atual, o Psicólogo tomou um lugar de destaque, por ser aquele que foi preparado para lidar com o que permaneceu num lugar recôndito e desvalorizado por tanto tempo em nossa sociedade, e por ter a condição de oferecer um suporte que é feito de acolhimento, respeito e escuta.
Em nosso hospital, a equipe de psicologia atende as mais diversas demandas em diferentes frentes de trabalho: psicoterapia para crianças, adolescentes, adultos, idosos, casais, família. Atendimentos individuais e grupos. Psicologia Hospitalar. Avaliações psicológicas. Suporte aos profissionais de saúde que estão na linha de frente ao enfretamento da COVID. E tudo isso se adequando às novas condições do momento, e talvez implementando uma nova forma de atuar, através dos teleatendimentos. A diversidade que reflete a versatilidade do profissional da Psicologia.
Atualmente existem no Brasil mais de 378 mil psicólogos. São profissionais que estudam o comportamento humano das mais diversas formas. Mas não é só isso! Esse é o número de pessoas que fazem a diferença por possuírem delicadeza e firmeza em suas palavras, um olhar observador e generoso e, principalmente, por serem interessados pela mente humana. Motivados pelos diversos caminhos que a psicologia permite, o PSICÓLOGO faz uma altruísta escolha, debruçando-se de corpo e alma em muitas teorias com a nobre finalidade de tornar-se capaz de orientar, tratar, confortar, cuidar... É se transformar em um cientista dos homens! É dedicar a vida a uma causa justa e necessária e nunca se separar dela. Escolher esse caminho é assumir um compromisso com a natureza humana. São bravos aqueles que aceitam administrar o que há de mais frágil e intenso: os sentimentos de outros! E mesmo assim não se corrompem pelo poder que possuem. Muito pelo contrário, respeitam-no. Escolher a PSICOLOGIA é assumir uma missão guiada pela ética. É cuidar das mentes que influenciam o desenvolvimento de uma sociedade, refletindo um futuro melhor!
PARABÉNS PELO SEU DIA, PSICÓLOGAS DO HFAB!!!
Texto: Ten Érica Procópio, Ten Juliene, Ten Paula Soares
Arte e publicação: Sgt Ana Reis
Redes Sociais