No dia 27 de julho de 2020, celebramos o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. A data é símbolo da luta dos trabalhadores brasileiros por melhorias nas condições de saúde e segurança no trabalho.
A SIPAT é voltada à prevenção, tanto no que diz respeito a acidentes do trabalho quanto às doenças ocupacionais e é uma das atividades obrigatórias para todas as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA), devendo ser realizada anualmente. A Legislação da SIPAT está prevista na Portaria nº 3.214, NR-5, item 5.16 “Atribuições da CIPA – letra O: “promover, anualmente, em conjunto com o SESMT*, onde houver, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT”.
No HFAB, a área de Segurança do Trabalho vem buscando cumprir seu papel, seja no constante aprendizado técnico, compromisso com os EPIs e relacionamento direto com aqueles que desenvolvem suas atividades profissionais.
Considerando este momento crucial na saúde pública, sabemos que essa pandemia não irá durar para sempre, e que aos poucos tudo vai voltando ao normal, mas quanto tempo vai demorar para voltarmos a esse normal? Mesmo que voltemos a nossa rotina, os hábitos já estarão modificados, alguns para melhor e outros necessários.
O profissional de segurança sabe que daqui para frente seu papel de protagonista ficará cada vez mais evidente, pois a vigilância que já era grande ficará ainda maior. Se atualizar passará a ser indispensável, lidar com o fator emocional pós Covid 19 também será um desafio, pois as pessoas estarão mais abaladas, com medo e muitas vezes sem saber como agir em determinadas situações, como abraçar, cumprimentar, e até interagir.
“Para evitar acidentes de trabalho, ter segurança e proteção, o melhor caminho é a conscientização. Faça a sua parte!
Prevenir é proteger duas vezes!”
Cap Med PRISCILA (Presidente da CIPA/HFAB)
Matéria: Cap Med PRISCILA
Publicação: Sgt Ana Reis
Redes Sociais