Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Julho Bordô
Início do conteúdo da página

A mucosite oral é caracterizada por uma inflamação da mucosa que reveste a cavidade bucal, provocada pela elevada toxicidade resultante do tratamento radioterápico e/ou quimioterápico, em pacientes portadores de câncer na região de cabeça e pescoço. 

O principal sintoma é a dor, que leva à dificuldade em engolir e consequentemente à desnutrição e desidratação do paciente. Além da dor, a manifestação das úlceras, também presentes, aumenta consideravelmente o risco de infecção local e generalizada, e com isso compromete o tratamento oncológico que, não raramente, necessita ser interrompido, comprometendo a sua eficiência e a sobrevida do indivíduo.

Sendo assim, o paciente que será submetido à radioterapia em região de cabeça e pescoço, quimioterapia ou transplante de medula óssea deverá sempre ser previamente avaliado pelo dentista e acompanhado ao longo de todo o tratamento, reduzindo assim a severidade da mucosite oral e proporcionando, consequentemente, uma melhor qualidade de vida.

A Divisão Odontológica do HFAB dispõe de profissional qualificado para este acompanhamento, que é extremamente importante, antes, durante e após o tratamento oncológico.

 

Matéria: 1º Ten DENT Vanessa 
Publicação e arte: Sgt Ana Reis
 

 

Fim do conteúdo da página