Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > DIA INTERNACIONAL DO DIABÉTICO – 27 DE JUNHO
Início do conteúdo da página

 

Você sabia que mais de 250 milhões de pessoas no mundo todo têm diabetes? E que segundo dados do Ministério da Saúde, o Diabetes é responsável por 70% das mortes, sendo que o excesso de peso é o maior fator de risco para o aumento da doença? Os números assustam e o HFAB vem até você para reforçar a conscientização a respeito desta doença. Para ajudar, criou-se no dia 27 de junho, o Dia Internacional do Diabético.

Mas você sabe o que é diabetes? Respondendo a esta pergunta, diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz o hormônio chamado insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. A insulina é um hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue. Quando a pessoa tem diabetes, no entanto, o organismo não fabrica insulina e não consegue utilizar a glicose adequadamente. O nível de glicose no sangue fica alto – a famosa hiperglicemia. A partir daí o médico pode diagnosticar o diabetes. O problema é que se esse quadro de glicemia elevada no sangue permanecer por longos períodos, sem que haja um tratamento adequado, poderá haver danos irreversíveis em órgãos, vasos e nervos do corpo humano.

O acompanhamento e a orientação especializada são essenciais para que o paciente se sinta seguro e para o tratamento desse tipo de doença crônica, principalmente para que o mesmo possa se sentir apoiado e acolhido ao lidar com as diferenças do diabetes.

É importante lembrar que o HFAB oferece tratamento para a família Aeronáutica. Como prevenção, em um simples exame de sangue, já é possível saber se há alguma alteração na taxa de glicemia e assim diagnosticar o diabetes.

No Guia Alimentar para a População Brasileira, tomar conta da sua alimentação também pode ser útil e deve ser baseada em alimentos in natura (frutas, verduras, legumes e carnes) e produtos minimamente processados (arroz, feijão), limitando o consumo de alimentos processados (geleia, atum enlatado, queijo) e evitando alimentos ultraprocessados (sorvetes, barra de cereal, macarrão instantâneo, etc).

Todas as pessoas inclusive aquelas com diabetes, devem procurar fazer suas refeições em horários semelhantes todos os dias. Recomenda-se realizar 5 a 6 refeições diárias, evitando “beliscar” alimentos entre as refeições e permanecer longos períodos de jejum. Além disso, orienta-se comer devagar e sempre que possível, em companhia, com familiares, amigos ou colegas de trabalho ou escola.

A pessoa com diabetes deve consumir diariamente verduras (alface, couve, etc.), legumes (cenoura, pepino, tomate, abobrinha, etc.) e frutas, preferencialmente crus, por possuírem maiores quantidades de fibras. As frutas devem ser consumidas em quantidades adequadas e distribuídas corretamente ao longo do dia. Nenhuma fruta é proibida para quem tem diabetes.

“A diabetes não é o fim do mundo, mas sim um novo mundo a ser descoberto”.

APDJ – Associação Pernambucana de Diabetes.

 

 

Matéria: Maj MED Flávio Ramos Batista da Silva
Publicação: 3S Ana Reis
Fim do conteúdo da página