O dia 21 de junho é o Dia Nacional de Controle da Asma. A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas e, na maior parte do Brasil, aumenta sua incidência no inverno que é sinônimo de temperaturas mais baixas, fato este que pode provocar ou intensificar problemas respiratórios. Dentre os sinais mais comuns destacam-se: tosse seca; dor torácica; sensação de opressão no peito e chiado ou falta de ar. Normalmente os sintomas podem ser mais evidentes à noite e nas primeiras horas da manhã e ocorrem geralmente no período de crise, que pode ser desencadeada por conta de mudanças climáticas, exposição a alergênicos como poeira, mofo, produtos químicos, alguns medicamentos, estresse, dentre outros e, para algumas pessoas que têm predisposição, os sinais podem se manifestar ainda depois de um esforço físico.
Assim, a asma é uma doença que exige atenção e cuidados específicos para que as crises sejam controladas e os sintomas minimizados. O acompanhamento médico é primordial e, em alguns casos, a fisioterapia respiratória é de grande ajuda na recuperação dos pacientes. Cabe ressaltar que muitos dos fatores desencadeantes das crises podem ser evitados adotando-se medidas que não exponham o pacientes aos agentes causadores citados acima.
Diante da pandemia da COVID-19 e explosão de casos no Brasil, a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia - SBPT alerta que as infecções virais são causas frequentes de crises de asma e, por isso, esses pacientes devem ficar em isolamento social sempre que possível, especialmente os portadores das formas mais graves da doença, informa que o tratamento deve ser mantido durante a pandemia e recomenda a vacinação contra a gripe e o pneumococo. Sobre os nebulizadores convencionais, a SBPT não recomenda o uso, por causa de micropartículas que podem carrear o vírus para o pulmão e o ambiente.
Fontes: https://sbpt.org.br/portal/asma-dia-mundial-2020/
https://www.nsctotal.com.br/noticias/entenda-o-que-e-asma-e-conheca-os-sintomas-e-o-tratamento
Matéria: TCel R1 Cristina
Arte e publicação: Sgt Ana Reis
Redes Sociais