Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Uma nova era para o LAC do HFAB
Início do conteúdo da página

UMA NOVA ERA PARA O LAC DO HFAB

     O Laboratório de Análises Clínicas do HFAB (LAC), iniciou suas atividades praticamente junto com então “Esquadrão de Saúde”. O público alvo ainda era bem pequeno, limitado ao quantitativo de militares baseados em Brasília e os exames eram executados manualmente por um técnico exclusivo, cujos resultados demoravam dias para serem concluídos.

        Com efetivo inicial bem reduzido, em meados de 1987, quando da efetivação do NuHFAB, o LAC recebeu o então Maj Farm Etevaldo e até 1988, mais quatro oficiais de carreira (Ten Fink, Jorge Luiz, Ilair e Joselito), o que provocou um salto qualitativo e quantitativo a partir daí.

        Em 1989, foram entregues os primeiros aparelhos automáticos para bioquímica, hematologia e um gasômetro de origem francesa. Pouco tempo depois, foi implantado o setor de Microbiologia e Micologia e instalado o primeiro software de gestão laboratorial, que foi rodado nos pioneiros computadores que funcionavam em ambiente DOS. A partir daí, o LAC passou a realizar 90 tipos de exames e o números de usuários atendidos por dia, dobrou quando comparado com os atendimentos de 3 anos atrás.

        Com o advento da Lei de Licitações, o LAC passou a trabalhar com comodato, o que possibilitou a aquisição de equipamentos com metodologias mais precisas e eficientes, proporcionando um expressivo aumento do número de amostras testadas e mais rapidez na emissão de resultados, alguns inclusive entregues no dia seguinte, algo impensável anos antes.

        Na virada do milênio, o LAC do HFAB estava tecnologicamente atualizado, e a necessidade de ampliação da área física foi implementada para abrigar os equipamentos e o efetivo que foi acrescido dos primeiros graduados especialistas de laboratório, possibilitando o funcionamento 24 horas por dia, durante todos os dias do ano. Com o aumento dos atendimentos, novos equipamentos, mais robustos e rápidos, com técnicas mais sensíveis e específicas, acrescidas da implantação do software de gestão laboratorial que permite a interface com os equipamentos da área técnica, o COMPLAB, foram implementados, proporcionando um incremento de qualidade e quantidade sem precedentes ao laboratório.

        Atualmente, o efetivo consta com o trabalho diuturno de 29 militares, com o número médio de 160 usuários atendidos diariamente e 250 tipos de exames disponíveis. Com estes parâmetros, o LAC estabeleceu ainda, em 2019 uma marca expressiva dentro de sua funcionalidade, atingindo 100% dos parâmetros avaliados em teste de controle externo de qualidade, demonstrando o alto grau de profissionalismo e confiabilidade dos resultados emitidos.

Ano

Exames realizados

Usuários atendidos

2014

312.002

32.640

2015

340.504

33.378

2016

344.487

34.782

2017

302.533*

31.215*

2018

282.024

29.684

2019

 

 

*A REDUÇÃO OBSERVADA SE DEVE AO FATO DAS INSPEÇÕES DE SAÚDE 
DOS PILOTOS  CIVIS E AERONAVEGANTES DEIXAREM DE SER REALIZADAS NO HFAB.














Matéria e Fotos: SO R1 Jefferson
Publicação: Sgt Ana Reis





Fim do conteúdo da página