Ten Cel R/1 Cristina
Sgt Ana Reis
O suicídio é um fenômeno complexo e multifatorial que afeta, além de suas vítimas, os sobreviventes – familiares e amigos próximos. Envolve profissionais de saúde e de outros setores que direta ou indiretamente lidam com o problema necessitando, portanto, a participação de todos na sua prevenção.
Lidar com as situações de suicídio não é tarefa fácil. Os profissionais envolvidos precisam desenvolver uma série de competências e habilidades, como: compreender a complexidade do fenômeno; saber identificar as situações de vulnerabilidade; e construir e articular uma rede de prevenção e controle. A partir do funcionamento dessa rede é possível abordar e acolher as pessoas em situação de crise e dar todo o apoio que elas precisam. Fonte: https://prevsuicidiors.wordpress.com/
Preocupados com a gravidade do assunto e com a necessidade de uma ação mais veemente e abrangente, o Comando Geral do Pessoal demandou ao Instituto de Psicologia da Aeronáutica-IPA a realização de um curso de capacitação nas diversas Unidades da FAB.
Nos dias 06 e 07 de agosto, no auditório do HFAB,Psicólogos, Assistentes Sociais e Capelães da guarnição de Brasília, foram capacitados pelas tenentes Simone e Sara, do IPA, no Programa de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio.
A Seção de Psicologia do HFAB pretende, após esta capacitação criar novas atividades e incrementar as já existentes, para o enfrentamento desse transtorno mental que afeta, não somente a população em geral, como também, está presente no meio militar.
“O HFAB parabeniza a todos pela iniciativa e envolvimento neste processo!”
Redes Sociais