No dia 23 de março de 2018 o Ten Bruno Soares proferiu palestra sobre o Dia Mundial de Combate à Tuberculose (TB) cuja data oficial é o dia 24 de março. Na ocasião foi apresentado um cenário preocupante do crescimento da tuberculose, sendo considerada a doença infecciosa que mais mata no mundo, superando as mortes provocadas pelo HIV e a malária juntos.
De acordo com a nova classificação da Organização Mundial de Saúde (OMS) 2016-2020, o Brasil ocupa a 20º posição na lista dos 30 países prioritários para a tuberculose e a 19º posição quando a doença se associa ao HIV. A OMS, diante destes fatos alarmantes lançou o “The End TB Strategy”, estratégia pelo fim da TB (OMS) que desencadeou no Brasil o Plano Nacional pelo Fim da TB, com a meta de acabar com esta enfermidade como problema de saúde pública até 2035. Esta estratégia se apoia em três pilares básicos:
- Prevenção e cuidados integrados centrados na pessoa com tuberculose;
- Políticas arrojadas e sistemas de apoio;
- Intensificação da pesquisa e inovação.
Salientou que cabe aos profissionais de saúde estar atentos aos sinais, muitas vezes silenciosos, desta patologia que, na maioria das vezes, tem tratamento eficaz, excetuando-se os casos multidrogarresistentes (MDR), com maior complexidade no enfrentamento e outros XDR que não possuem drogas para o combate.
A tuberculose tem cura. Para isso, o tratamento precisa ser feito até o fim.
Família, amigos e profissionais de saúde, vamos vencer essa doença.
#todosjuntoscontraatuberculose
Redes Sociais