DIA NACIONAL DE COMBATE AO ALCOOLISMO
Ten Cel R/1 Cristina
3S Ana Reis
Comemorou-se no dia 18 de fevereiro o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo. Para atualizar o efetivo sobre o tema, a Ten Franciele Schopf Paiva, psicóloga do HFAB, abordou o assunto com extrema clareza, salientando os aspectos que definem a doença e como enfrentá-la.
“Não se define o alcoolismo pela quantidade ou a frequência com a qual se bebe e sim pela inabilidade em conciliar o hábito de beber com a vida pessoal, profissional, financeira, social, etc”, salientou.
Dentre os danos que o alcoolismo representa para a saúde, lembrou que cerca de 50% dos acidentes de trânsito, segundo o DETRAN, são decorrentes da ingestão de bebida alcoólica, perdendo apenas para os acidentes provocados pelo uso indevido de aparelhos celulares.
Reforçou ainda que o papel do profissional de saúde é identificar o paciente portador desta doença por meio de uma anamnese precisa e abrangente e, na identificação do problema, cabe a todos dar o apoio necessário para que o indivíduo possa se libertar deste vício tão nocivo para sua vida e familiares.
“O álcool é o inimigo número um das pessoas que ocupam cargos de dirigentes, seja dirigindo um veículo, um lar, uma empresa, uma nação.”(Dinamor)
“O álcool distorce a liberdade”
Redes Sociais