Ten Cel R/1 Cristina
3S Ana Reis
No dia 05 de fevereiro de 2017, para o efetivo de oficiais e, no dia 07 de fevereiro para o efetivo de graduados, o Exmo. Sr Diretor do HFAB proferiu “Aula Inaugural” marcando o início das atividades de ensino no Hospital em 2018.
Em 2017 aconteceram, aproximadamente, 180 palestras onde foram abordados diversos assuntos, inclusive culturais, para o efetivo de oficiais e graduados do HFAB. Esta atividade de ensino, coordenada pela Divisão de Ensino e Pesquisa (DEP), foi largamente incentivada pelo Diretor, dada a relevância dos temas apresentados, bem como ser, este momento, a oportunidade de manter um estreito canal de comunicação com o efetivo.
O tema tratado na aula inaugural foi: “Saúde e Qualidade de Vida”. O Brigadeiro Kanashiro discorreu sobre o assunto dando ênfase à abrangência do que é a saúde, ampliando o conceito estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que é: “Estado de completo bem-estar físico, psíquico e social e não apenas a ausência de doença.”
Sendo assim, definiu a saúde como sendo um resultado do gerenciamento adequado das seguintes áreas: física, intelectual, emocional, social, profissional, espiritual e financeira.
Como atitudes inerentes a cada área destacou a importância da atividade física; de uma boa alimentação; da adequada qualidade de sono; do gerenciamento das tensões e dos estresses da vida diária; da harmonia familiar; da ética, não somente profissional como também na vida em diversas situações; da satisfação com o que se realiza; da necessidade de se manter uma atitude positiva e otimista diante dos desafios que nos são apresentados; dentre outros.
Ainda, discorrendo sobre o tema, apresentou a seguinte definição de Qualidade de Vida: ”Estabelecer um plano de vida e ser capaz de, sem que necessariamente o executemos por inteiro, ao menos lutar por ele, parece ser condição indissociável de uma boa qualidade de vida e, também, da felicidade, dado que estas duas condições – saúde e qualidade de vida - não sendo sinônimas, andam de braços dados e são, a rigor, inseparáveis.” (Silva & De Marchi – Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho, São Paulo/1997)
Desta forma, o Diretor trouxe a todos um momento de reflexão. A ação está em nossas próprias mãos. Necessitamos, pois de iniciativa e vontade de buscar aquilo que nos faz bem e refletirmos isso nos pacientes que, muitas vezes desconhecem o caminho da busca da “Saúde”, por meio da prevenção e de uma melhor “Qualidade de Vida”, por meio da mudança de hábitos.
“O estilo de vida faz o homem.”
Redes Sociais