Como foi o Novembro Azul
Ten Cel R/1 Cristina
3S Ana Reis
NOVEMBRO, mês em que se lembra de uma ação extremamente importante para a vida do homem. Mês em que se lembra de que uma ação simples, porém rodeada de preconceitos, pode salvar uma vida.
Além do câncer de pele, o câncer de próstata é a neoplasia mais comum em homens. As estimativas do Instituto Nacional de Câncer, para 2016/2017, são de 61.200 novos casos.
Cerca de 1em cada sete7 homens será diagnosticado com câncer de próstata durante a vida.
Este tipo de câncer ocorre, principalmente, em homens mais velhos. Cerca de 6 em cada 10 casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos, sendo raro antes dos 40 anos. A média de idade no momento do diagnóstico é de 66 anos.
O câncer de próstata é a terceira principal causa de morte por câncer em homens, seguido apenas pelo câncer de pulmão e o câncer colorretal. Cerca de um homem em 39 morrerá de câncer de próstata.Fonte: American CancerSociety (05/01/2017)
Diante destes fatos alarmantes, o Hospital de Força Aérea de Brasília promoveu, no dia 14 de novembro, um ciclo de palestras com temas relevantes sobre a Prevenção do Câncer de Próstata.
Após a realização da abertura do evento pelo Cel Med Ricardo Gakiya Kanashiro, Diretor Interino do HFAB, o professor e doutor Bruno Fischer, Educador Físico e Nutricionista deu início às palestras discorrendo sobre o tema: Como Reduzir os Riscos do Câncer de Próstata por Meio da Alimentação, dando conselhos nutricionais valiosos e enfatizando a busca de uma mudança permanente nos hábitos alimentares e estilo de vida, para a redução do risco ao câncer de próstata.
Na sequência, o chefe da Seção de Urologia do HFAB Cap Med Álvaro Antônio Canuto abordou a principais doenças da próstata, seus sintomas, diagnóstico, tratamento e a prevenção propriamente dita.
O professor Samuel Vidal, mestre e doutorando em Educação Física pela UNB, formado pela Universidade Católica de Brasília, apresentou, dentre outros assuntos, o Programa Nacional de Promoção à Saúde, do Ministério da Saúde, que versa sobre as ações de melhoria da qualidade de vida dos indivíduos e da coletividade, tendo como principais metas: a prática de atividade física; hábitos de vida saudáveis; boa alimentação e cuidados especiais durante o processo de envelhecimento.
A fisioterapeuta Ten Samantha Figueiredo Frota Fernandes, do efetivo do HFAB trouxe informações interessantes à plateia, conceituando a Fisioterapia Pélvica como sendo uma área da fisioterapia que envolve orientações comportamentais por meio da associação de técnicas que visam a minimizar os sintomas miccionais, bem como a atuação do fisioterapeuta no pré e pós-operatório.
Finalizando as atividades, a Ten Juliene Azevedo Oliveira, psicóloga do HFAB, falou sobre os diversos aspectos da psicologia do homem enfatizando a importância do autocuidado, de medidas que ajudem na promoção de saúde e sobre a saúde mental.
“Saúde mental: entender as emoções; agradecer sempre; ser curioso e, sobretudo, agir.”
Redes Sociais