DIA NACIONAL DE COMBATE À SURDEZ
Ten Cel R/1 Cristina
3S Ana Reis
No dia 10 de Novembro de 2017 comemorou-se o Dia Nacional de Combate à Surdez.
Com o intuito de oferecer ao efetivo informações sobre a prevenção e combate à deficiência auditiva, a 2º Ten QOCON FON Ana Carolina Odorizzi Zica ministrou palestra sobre o tema. Apresentou à plateia dados estatísticos alarmantes, revelando que aproximadamente 10 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência auditiva e três a cada 1000 recém-nascidos possuem perda auditiva (Fonte: OMS e IBGE). Isto posto, listou as principais causas da perda auditiva destacando: o excesso de cerúmen; as infecções auditivas; barotraumas (lesões por modificações na pressão); hereditariedade; envelhecimento; exposição prolongada e/ou intensa a ruídos; uso indiscriminado de medicamentos e doenças como: meningite, sarampo, caxumba, rubéola e tumores no nervo auditivo.
Como forma de prevenir lesões, orientou a realização de vacinação contra as doenças mencionadas acima; teste da orelhinha; cuidados com a colocação intencional ou acidental de objetos no canal auditivo (cotonetes e pequenos objetos); realizar a higienização periódica de fones; usar proteção ao utilizar piscinas, evitar a automedicação; praticar exercícios físicos; evitar exposição a ruídos intensos e prolongados; usar Equipamento de Proteção Individual (EPI) sempre que necessário.
Ao concluir sua apresentação, mostrou um vídeo emocionante contendo a narração de um jovem no enfrentamento diário de sua deficiência, levando os presentes a refletirem sobre seus posicionamentos diante de tal realidade.
Slogan da campanha de 2017:
“Baixe o volume hoje e ouça bem amanhã”
Redes Sociais