Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > REDE DE PROTEÇÃO À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE
Início do conteúdo da página

No dia 25 de maio de 2023 o Hospital de Força Aérea de Brasília foi palco para uma Mesa Redonda, sob o tema: "Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente". O momento foi dividido em dois blocos e contou com a presença da Conselheira Tutelar, e também Diretora de Comunicação da Associação de Conselheiros, Viviane Ferreira Dourado e com a presença da Chefe do Núcleo de Estudos, Prevenção e Atenção às Violências -NEPAV, Leciana Lambert Filgueiras.

O evento contou com a presença da Coronel Médica Carla Adriane Von Eye Schunemann, Vice-Diretora do HFAB, que destacou a importância do profissional de saúde em participar ativamente da rede de proteção à criança e ao adolescente, deu boas-vindas às palestrantes, agradecendo a disponibilidade e declarou aberta a Mesa Redonda.

A conselheira Tutelar, Viviane, deliberou sobre políticas públicas que possuem como norte o cuidado e a saúde desse grupo e compartilhou alguns estudos de caso. Comentou as dificuldades enfrentadas no dia-a-dia, em se tratando de assunto extremamente sensível e que mexe profundamente com a estrutura familiar.

 Já a senhora Leciana, enfermeira e Chefe do NEPAV, conceituou os diversos tipos de violência e trouxe dados epidemiológicos sobre os indicadores de violência do Distrito Federal, ressaltando o grave problema que é a subnotificação dos casos suspeitos. "Apesar da confidencialidade preconizada no preenchimento da ficha de notificação, há receio por parte dos profissionais em relatar fatos indicativos de maus tratos e/ou abuso infantil" salientou.

No espaço aberto para debates, a sargento Amanda, que esteve presente na palestra, agradeceu às palestrantes e apontou a necessidade de vigilância quanto ao uso das redes sociais, por parte das crianças e adolescentes e reforçou que a educação é a chave para a prevenção da disseminação de falsas informações.

Ao final dos debates, na certeza de que o tema é vasto e carece de muita divulgação, a Capitão Maria Cecília Sobral de Paiva, chefe do Serviço Social do HFAB, fez os agradecimentos às convidadas que se colocaram à disposição para novos encontros, inclusive para promover esclarecimentos quanto ao correto preenchimento das fichas de notificação.

A Direção do HFAB parabeniza a equipe do Serviço Social pela iniciativa e reitera a importância do tema para todos os profissionais da assistência à saúde do HFAB.

 

SCS/HFAB
Fim do conteúdo da página