Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Slideshow > SETEMBRO AMARELO - COMO FOI...
Início do conteúdo da página

         A semana começou com a equipe de psicólogos do Hospital de Força Aérea de Brasília sensibilizando o efetivo com a distribuição de fitas amarelas afixadas no fardamento, como símbolo da campanha que incentiva aqueles que possuem pensamentos suicidas a buscarem ajuda.

          Ato contínuo, foi efetuada a divulgação do concurso sob o Tema: “VALORIZAÇÃO DA VIDA”, onde cada participante inscrito foi convidado a se inspirar e deixar uma frase pessoal e autoral que fizesse alusão ao referido tema.

           Complementando as ações relativas ao SETEMBRO AMARELO, foram realizados dois dias de palestras, sob o tema “O poder da palavra na prevenção ao suicídio!”, conforme a sequência abaixo:

1º Dia – Palestra “Palavra Escondida”, com a Dra. Jussane Cabral Mendonça – Psiquiatra;

2º Dia – Palestras e Dinâmicas - “O poder da palavra”, “Fatores de Risco X Fatores Protetivos. Como ajudar!”, “Mitos e Verdades”,  “É o que me interessa!”, com as Psicólogas do HFAB: Ten Paula Soares, Ten Raquel, Ten Juliene e Ten Ronylene.

         

            A ORIGEM DO SETEMBRO AMARELO

          O Setembro Amarelo é dedicado à prevenção e conscientização contra o suicídio. Cerca de 12 mil suicídios são registrados todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade e, em 96,8% dos casos, há relação com transtornos mentais. Entre as principais doenças relacionadas está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

          Todo esse movimento de conscientização contra suicídio começou com a história de Mike Emme, nos Estados Unidos. O jovem era conhecido por sua personalidade carinhosa e habilidade mecânica, tendo como sua marca um Mustang 68 que ele mesmo restaurou e pintou de amarelo. 

         Porém, em 1994, Mike cometeu suicídio, com apenas 17 anos. Infelizmente nem a família, nem os amigos de Mike, perceberam os sinais de que ele pretendia tirar sua própria vida. No funeral, os amigos montaram uma cesta de cartões e fitas amarelas com a mensagem: “Se precisar, peça ajuda”. A ação ganhou grandes proporções e expandiu-se pelo país. Diversos jovens passaram a utilizar cartões amarelos para pedir ajuda a pessoas próximas.

         Em 2003, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o dia 10 de setembro para ser o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. O amarelo do Mustang de Mike foi a cor escolhida para representar essa campanha.

Texto, fotos e publicação: SO Jefferson

 

Fim do conteúdo da página