O HFAB, em parceria com a Fundação Hemocentro de Brasília-FHB, tem participado das campanhas de doação de sangue no DF, por meio do envio de voluntários para realizarem esta nobre atitude. Frente a pandemia enfrentada, houve uma redução do número de doadores e, consequentemente, dos estoques de sangue. Diante desta nova realidade, fica aqui um convite: “Seja um doador, salve vidas!”
O Hemocentro afirma que não há evidências de transmissão do coronavírus pelo sangue. Porém, restringiu a doação por pessoas nas seguintes condições:
* Quem apresentar sintomas respiratórios como tosse, coriza, dor de garganta, ou outros sinais infecciosos como febre, deve aguardar 15 dias para fazer a doação;
* Pessoas que estiveram em países com casos confirmados de coronavírus não poderão doar sangue até 30 dias da volta ao Brasil;
*Pessoas que tiveram contato com pacientes diagnosticados com Covid-19 ou com suspeita da doença não devem doar sangue por 30 dias.
Agendamento no HEMOCENTRO DE BRASÍLIA
Desde 25 de março de 2020, o Hemocentro atende somente doações de sangue agendadas. A medida foi adotada em virtude da pandemia de coronavírus, a fim de aprimorar o controle do número de pessoas que aguardam para doar sangue.
O agendamento individual ou de grupos para doação de sangue deve ser feito pelos telefones (61) 3327-4413 ou (61) 3327-4447. Nesses números, o atendimento telefônico é de segunda a sábado (exceto feriados), das 7h às 18h.
O agendamento individual também pode ser feito pelo telefone 160 opção 2, ou 0800 644 0160. O horário desse atendimento telefônico é de segunda a sexta, das 7h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h.
Texto: TCel R1 Cristina
Arte e Publicação: Sgt Ana Reis
Redes Sociais