O HFAB oferece terapia para as futuras mamães
A gestação é um período muito peculiar na vida da mulher e o nascimento do bebê é uma experiência única, portanto, merecem ser tratados de forma singular. Desta forma, o HFAB disponibiliza o pré-natal psicológico, que é tão importante quanto o pré-natal feito pela obstetrícia. O objetivo é cuidar da saúde da gestante de forma integral, promovendo o conceito de saúde da Organização Mundial de Saúde (OMS): “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”.
O pré-natal psicológico é realizado através da terapia em grupo que acontece em encontros semanais. Em cada reunião, são abordados temas multidisciplinares relacionados à gravidez e ao puerpério como modificações corporais e emocionais da mãe, tipos de parto, amamentação, suporte familiar a mulher, relacionamento paterno-infantil, sexualidade na gravidez, shantala, vida emocional do feto, depressão pós-parto, Baby Blues entres outras questões. Os temas são escolhidos pelas próprias participantes. Isso tudo visando ações educativas apontadas pelo Ministério da Saúde como a melhor forma de assistir à gestante e promover a saúde. Além disso, o grupo possibilita o intercâmbio de experiências e conhecimentos entre as grávidas e as militares responsáveis pelo trabalho, sendo uma forma mais proveitosa de incentivar a compreensão do processo de gestação.
O grupo foi uma iniciativa da Seção de Psicologia, especificamente das Tenentes Psicólogas Paula, Deborah e a Fonoaudióloga Viviane que recebem apoio da Direção do HFAB para manutenção e abrangência desse trabalho. A terapia acontece desde 2018 e já apoiou inúmeras gestantes, as quais retornam no pós-parto com relatos de superação. Desse modo, o trabalho tem sido validado na prevenção de doenças psicológicas como depressão pós-parto e o sucesso no incentivo ao aleitamento materno que, pode inicialmente ser desafiador para as famílias mas tem sido vencido mediante a persistência das mamães mais seguras nesse momento. A Sargento Clara, uma das integrantes do grupo, grávida de sete meses, afirma que o pré-natal psicológico foi fundamental para ela se conscientizar sobre as transformações nos aspectos físicos e emocionais que a gravidez a proporcionou. “O grupo me concedeu um novo olhar em relação a esse momento tão especial que estou vivendo. Estou mais tranquila e confiante. Isso melhorou a minha relação familiar, além de passar bem-estar para o meu bebê.”
Grávidas pela primeira vez e as que já têm filhos participam do grupo durante a gestação e o período pós-parto. Em alguns encontros, os pais também participam. As reuniões acontecem todas as sextas-feiras, às 10 horas, na sala de Psicologia, que fica na Junta de Saúde e está aberto para as gestantes militares e dependentes.
Matéria: SO R1 Jefferson
Fotos: Equipe
Publicação: Sgt Ana Reis
Redes Sociais