

O Diretor de Saúde da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Médico José Luiz Ribeiro Miguel, presidiu os atos de transmissão dos cargos. O Brigadeiro Médico Ricardo Gakiya Kanashiro passou o cargo de Diretor do HFAB ao Brigadeiro Médico Cloer Vescia Alves. Por sua vez, o Brigadeiro Cloer passou os cargos de Subdiretor Técnico e Subdiretor de Perícias Médicas da DIRSA ao Brigadeiro Kanashiro.
Entre as funções já exercidas pelo Brigadeiro Kanashiro, destaca-se a de médico dos Esquadrões Carcará, Poti e Pastor. Também foi Comandante de Esquadrilha de Saúde da antiga Base Aérea do Recife e do Esquadrão de Saúde da Base Aérea de Santos, além de Diretor do Núcleo do Hospital de Força Aérea de São Paulo.
Durante a despedida da diretoria do HFAB, o Brigadeiro Kanashiro destacou palavras que marcaram a sua trajetória na instituição e a primeira foi “valores”. Segundo o militar, os valores predominam na cultura de uma instituição e orientam as suas ações e decisões. “Sete valores nortearam o meu comando que são patriotismo, hierarquia, disciplina, ética, honestidade, profissionalismo e humanização”, afirmou. Ele também enfatizou a dedicação e o trabalho desenvolvido pela equipe. “Os meus últimos dias no comando do HFAB foram, emocionalmente, muito difíceis. E se é difícil dizer adeus é porque tudo foi bom e tudo valeu a pena”, disse.
Ao assumir a diretoria do HFAB, o Brigadeiro Médico Cloer Vescia Alves ressaltou a participação das pessoas como o fator de sucesso de uma instituição. “Eu tenho que agradecer às pessoas que dão alma à Força Aérea Brasileira”, comentou. Ele ainda ressaltou a prática da medicina aeroespacial e as distintas missões operacionais vivenciadas, além de sua atuação na medicina assistencial e pericial.
O oficial-general destacou, ainda, o treinamento fisiológico para as diferentes plataformas e vetores da Força Aérea, sobretudo para o F-39 Gripen, o KC-390 e para diversas aeronaves de asas rotativas. “Todas elas exigem mais preparo para que os homens que as pilotam desenvolvam toda a consciência situacional e proficiência indispensáveis para o êxito da missão, a fim de utilizar tais máquinas no limite de suas capacidades”, enfatizou. Segundo o oficial-general, dentre as medidas importantes e necessárias está a valorização da medicina aeroespacial.
O Brigadeiro Cloer exerceu inúmeras funções na área médica, entre elas, está a de médico dos Esquadrões Onça, Pelicano, Pégaso e Pampa. Também foi chefe da Clínica Médica e Chefe da Emergência no Esquadrão de Saúde da antiga Base Aérea de Campo Grande e Comandante das Esquadrilhas de Saúde das antigas Bases Aéreas de Canoas e de Santa Maria.
O Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, realizou a entrega de lembranças aos dois militares. O encerramento da cerimônia ocorreu com o desfile da tropa ao som da Canção Bandeirantes do ar e da Canção do Serviço de Saúde da Aeronáutica. A cerimônia militar também contou com a presença de oficiais-generais da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro.
Fotos: Sargento Bruno Batista/CECOMSAER
Redes Sociais