Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Slideshow > HFAB APOIA HCAMP NA OPERAÇÃO TAQUARI II
Início do conteúdo da página

As maiores enchentes, que assolaram o Rio Grande do Sul entre abril e maio de 2024, mobilizaram empenho dos militares de todo o país. Os Hospitais de Campanha da Força Aérea Brasileira já superaram 20 mil atendimentos, dentre HCAMP1 e HCAMP2.

O HFAB enviou militares do seu efetivo para auxiliar no Hospital de Campanha em Canoas, na Operação Taquari II. Dentre os militares, estiveram presentes Maj Med João Luiz, comandante do HCAMP, Maj Med Evelyn, 1º Ten Med Ivam, 1º Ten Med Rafael Moura, 1º Ten Psi Nívea, 2º Ten Psi Morais, 2S SEF Queiroz, 2S SEF Aguiar, 3S SEF Mariana Brito, 3S TEF Veridiana e 3S TLB Paula Rios.

  

A mobilização para a montagem e a preparação do local para instalar o HCAMP foi iniciada na manhã do dia 09/05. 

A estrutura foi instalada no estacionamento do Hospital Nossa Senhora das Graças, em Canoas-RS e iniciou seus atendimentos em 11/05. O segundo Hospital de Campanha também foi instalado no bairro Nossa Senhora das Graças, assim como o primeiro da FAB, chamado de HCAMP 2, e iniciou seu atendimento dia 20/05.

Além da assistência multidisciplinar, os militares apoiam a gestão de suprimentos médicos e a coordenação de esforços de resgate e evacuação. A resposta rápida e organizada é fundamental para minimizar os impactos da tragédia e socorrer o maior número possível de vidas.

  

“Foi uma experiência única! Ajudar nossos irmãos do Sul, receber o retorno da população local e ouvir que nós estávamos fazendo a diferença naquele momento.” Descreveu o Sgt Queiroz.

Relatou Ten Morais, psicólogo: "Como todo militar - em missão - me deparei com limites e potencialidades, nesse caso, de Oficial Psicólogo apoiando uma equipe muito potente.

A sensação de aflição e desespero pairava pelos ares de Canoas. Houve um espaço coletivo de cuidado. “Meu compromisso pessoal com essa missão tratou-se de muitos aprendizados, mudanças e desafios em termos profissionais.”

  

Dados atuais dos atendimentos do HCAMP:

Para maiores informações sobre a Operação Taquari II, clique aqui:

Publicação: Comunicação Social/HFAB

 

 

Fim do conteúdo da página