O HFAB vem passando por grandes modificações em seus processos, com o intuito de melhor atender às expectativas dos usuários do SISAU.
Assim, balizados pelos valores primados pela DIRSA e destacando o valor inovação, definido como a criatividade na implementação de soluções inovadoras para a resolução de problemas e para a melhoria contínua dos serviços, foram adotadas medidas e criados grupos de trabalho para o alcance das metas estabelecidas para o Hospital. Foi criada a Comissão Permanente de Governança Clínica (CPGC) do Hospital com o intuito de implantar o "Pacto de Gestão", instituído em maio de 2021, mobilizando diversos setores assistenciais e adquirindo informações por meio de indicadores de desempenho, fato este que gerou uma mudança de paradigma dentro da cultura organizacional com discussão de estratégias de melhorias para o cumprimento das metas definidas pela DIRSA.
Estabeleceram-se ações de Atenção Integral à Saúde, com foco na organização de linhas de cuidado, avaliando-se o desempenho dos serviços hospitalares oferecidos, por meio da análise de indicadores, com vistas ao atendimento das necessidades e expectativas do usuário e das demais partes interessadas. O Serviço de Atendimento Médico e Estatística - SAME implementou soluções no processo de marcação de consultas, disponibilizando acesso via Portal do Militar, telefone convencional, celular funcional e guichê de atendimento, o que facilitou o acesso do usuário ao agendamento, aumentando a credibilidade no sistema de marcação de consultas. O Serviço de Telemedicina recém-implantado no HFAB, ampliou a possibilidade de atendimento, especialmente a usuários residentes em localidades distantes de Organizações de Saúde (OSA).
Houve a instalação do Sistema de marcação de consultas SGH-MV do HFA no HFAB, com atualização de cadastros e abertura de prontuários aos usuários da FAB no Hospital, facilitando o acesso ao agendamento de consultas. Os indicadores de desempenho são apresentados, mensalmente à Direção, Vice-Direção, Assessoria de Governança, Divisão de Atividades Complementares - DAC, Divisão Médica - DM e Divisão Odontológica - DOD, para posterior envio à DIRSA, para análise pelo Comitê de Governança, Análise e Monitoramento- CGAM, para emissão de considerações acerca dos dados coletados e ao COMGEP.
O serviço de Ouvidoria foi aprimorado por meio da definição e organização de um melhor espaço físico para recepção aos usuários, designação de mais um militar para o setor, monitoramento e acompanhamento das sugestões, elogios e críticas, de modo a manter o usuário informado das medidas adotadas no seu caso e implantação das pesquisas de opinião setorizadas, ainda em fase inicial. Todas as críticas e sugestões são encaminhadas ao Diretor e Chefes de Divisão. Outro profissional foi estrategicamente posicionado na entrada principal do Hospital, para prestar informações, indicar locais, orientar procedimentos, proporcionando um maior acolhimento aos usuários que buscam pelos serviços do HFAB. As atividades do FUNSA são monitoradas e muitos dos exames e consultas que seriam encaminhados para a rede credenciada, puderam ser internalizados, gerando redução significativa nas despesas para o Hospital. Os envios por e-mail foram restabelecidos, propiciando ao usuário mais economia e maior praticidade no acesso à Guia de Atendimento ao Beneficiário - GAB. A entrega das guias está sendo efetuada em uma sala, exclusiva, oferecendo maior conforto e agilidade, sem a necessidade de retirada de senha para tal fim.
Como análise do ano, considerando-se o pacto de gestão proposto pela DIRSA, a Presidente da CPGC, Maj Maria Raquel comentou que muito há que se comemorar ao verificarmos os gráficos de desempenho, não somente devido a ampliação da resolutividade do CAIS, como também, aos excelentes resultados obtidos nos exames de laboratório e radiológicos. Este último, apesar de todas as limitações e dificuldades (falta de pessoal e demanda elevada), conseguiu atingir a meta estabelecida."Os índices gerais alcançados são motivo de muita alegria, não somente para mim, como também, para todos os envolvidos, gestores e Direção do HFAB", acrescentou.
O Laboratório do HFAB possui um amplo portfólio de exames para atender às necessidades do usuário. O acesso ao laboratório pode ser feito por intermédio da marcação via CAIS, com agendamento no próprio prédio das consultas ou por livre demanda, quando o pedido for gerado por clínica especializada. O atendimento para a coleta ocorre das 7h às 9:00h e os resultados são entregues com até cinco dias corridos. Alguns exames, devido à baixa demanda, são realizados semanalmente. Os resultados são disponibilizados em http://fab.buscalaudos.com.br, sendo o número do prontuário (sem os zeros e barra) o login e o localizador é a senha, conforme protocolo entregue no cadastro. Em caso de dúvidas sobre a preparação para realização de exames, o laboratório disponibiliza para contato os seguintes números telefônicos: 3364-7752, 7836 ou 7772.
O HFAB vem monitorando de perto os trabalhos realizados, implementando serviços e ações, na busca constante de melhorias, para o alcance da excelência no atendimento aos nossos usuários.
SCS/HFAB
Redes Sociais