Em atenção à solicitação do CINDACTA I, foram realizadas instruções sobre Primeiros Socorros nos dias 08 e 15 de dezembro de 2022, pela 2º Ten QOCON ENF Alaine, enfermeira do efetivo do HFAB, para os cursos SEL 011 e SEL 012.
A instrução abrangeu a teoria e o treinamento prático, quanto às noções básicas de primeiros socorros, com o objetivo de contribuir com o aprendizado dos instruendos, bem como com o intuito de salvar vidas, protegendo a vítima contra o agravamento do quadro clínico, até a chegada do atendimento especializado.
Foram abordados os seguintes temas na aula teórica:
- Conceitos básicos de primeiros socorros;
- Aspectos legais para o atendimento;
- Corrente de sobrevivência em APH;
- Principais tipos de emergência: parada cardiorrespiratória; obstrução de via aérea com corpo estranho (OVACE); queimaduras e medidas preventivas; ênfase em queimaduras e traumas por eletricidade.
Durante as aulas, a militar salientou que, apesar dos avanços recentes, menos de 40% dos adultos recebem Ressuscitação Cardiopulmonar, iniciada por leigos e menos de 12% têm um Desfibrilador Externo Automático - DEA aplicado antes da chegada do suporte médico especializado. Informou que os primeiros socorros são procedimentos utilizados primariamente, apenas para se preservar a condição de vida de um indivíduo até a chegada de um profissional capacitado, ou uma equipe médica, para que sejam adotadas as medidas que a situação requer, conforme avaliação especializada.
Após a explanação das aulas, a militar realizou um treinamento de simulação realística, utilizando um manequim disponibilizado pela Divisão de Ensino e Pesquisa do HFAB, demonstrando, na prática, como deve ser realizado o primeiro atendimento.
“Compartilhar um pouquinho dos meus conhecimentos sobre primeiros socorros no curso SEL 011 e 012 foi uma experiência muito gratificante, pois o interesse, interação e engajamento dos instruendos contribuíram para que eu pudesse atingir o objetivo proposto. Agradeço ao Cap Gonçalves do CINDACTA I pelo apoio e cordialidade”, comentou a Ten Alaine ao final da instrução.
A chefia da Divisão de Atividades Complementares -DAC e da Subdivisão de Enfermagem - SDENF parabenizam a militar pelo cumprimento da missão e reafirmam que continuarão a promover a educação continuada no HFAB e nas outras OMs que solicitarem apoio.
Redes Sociais