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PDF - FACILIDADES


Junta Especial de Saúde



Instruções para realização de inspeção de saúde dos aeronavegantes civis que se envolveram em algum incidente aéreo ou acidente aéreo. São aplicados todos os requisitos de inspeção inicial.

Horários, documentos e exames necessários.

  1. Atendimento ao usuário/Inspeção de Saúde: Segunda a Quinta-feira
  2. Horário de chegada das 07:30h às 08:15h.
  3. Identidade original e duas cópias.
  4. Trazer GRU e comprovante de pagamento. além dos originais, trazer duas cópias dos respectivos documentos.
  5. O exame de urina é realizado neste Hospital, sendo opcional trazer amostra em frasco padronizado vendido em farmácias.
  6. Trazer resultado de exame de fezes (somente para comissários).
  7. Trazer Teste Ergométrico com laudo, feito nos últimos 23 meses, sendo necessário aos inspecionados com idade igual ou superior a 35 anos.
  8. Trazer radiografia panorâmica oral (arcada dentária), com laudo.
  9. Trazer ordem de inspeção de saúde (Ofício de Apresentação e/ou Autorização da ANAC).
  10. Uma cópia do cartão de vacinas atualizado: Vacinas Febre Amarela e Tetano (a cada 10 anos);
    Hepatite B 3 doses. Se a ultima dose apresentar 10 anos ou mais, deverá realizar exame laboratorial ANTI-HBS.
    Se Reagente - IMUNIZADO;
    Se Não-Reagente - NÃO IMUNIZADO - levar resultado ao Posto de Saude e realizar dose de reforço.
  11. Mulheres:
    • Ficha de Exame Ginecológico preenchida e assinada por médico ginecologista. Para fazer o download da ficha clique aqui.
    • Laudo do exame preventivo anual (papanicolau) Idade igual ou superior a 33 anos.
    • O exame de Papanicolau deverá ter sido realizado há menos de 06 meses da data da inspeção de saúde.
  12. Ficar 12 horas de jejum. Beber somente água.
  13. Evitar ambiente de ruído intenso, 14 horas antes da inspeção.
  14. Trazer lentes e óculos, caso use
  15. Trazer material de higiene bucal e toalha de rosto.
  16. Solicitar código ANAC (clique aqui) e trazer esta informação, que é imprescindível para início da Inspeção de Saúde.
  17. Requisitos de exames após acidente ou incidente aeronautico grave

Pagamento do Exame

Valor da taxa:  R$ 590,00, portaria COMGEP nº 422/DOR, de 31 de março de 2015.

Formas de pagamento:

  1. Somente por meio de Guia de Recolhimento da União - GRU

    A guia é paga apenas nas agências e caixas de auto-atendimento do Banco do Brasil.

    A inspeção somente será iniciada com a apresentação do boleto juntamente com o comprovante de pagamento do mesmo. Além dos originais, trazer cópia do boleto e do comprovante.

    Observações:

  1. Os inspecionados deverão comparecer a esta Junta munidos de documento de identidade, código ANAC, dos exames e cópias solicitados.
  2. A inspeção aberta terá validade de 30 dias, a contar da data da sua abertura, para fins de julgamento; expirado o prazo, se o inspecionado não tiver completado a inspeção, o processo será arquivado sem julgamento e perderá sua validade. Após o arquivamento para submeter-se novamente à Junta de Saúde, deverá efetuar o pagamento da taxa supracitada.
  3. Os motivos para arquivamento são: falta dos documentos e cópias exigidas; a falta dos exames e pareceres solicitados.
  4. inspecionado que se encontra em tratamento médico/odontológico deve trazer Ficha de Parecer Especializado preenchida pelo médico/dentista assistente. Este procedimento visa agilizar o julgamento da inspeção. Clique aqui para fazer o download da ficha.

Instruções para gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU) - Clique AQUI.

 

JUNTA DE SAÚDE - ORIENTAÇÕES

Estas instruções foram criadas para que sua inspeção de saúde transcorra sem intercorrências.

Por favor LEIA TODOS OS ITENS com muita atenção para o sucesso da mesma.

 

ATENÇÃO: AGENDAMENTOS PARA INSPEÇÕES DE SAÚDE SERÃO REALIZADOS DA SEGUINTE FORMA

COMO MARCAR SUA INSPEÇÃO DE SAÚDE?

Você poderá fazê-lo por meio do e-mail agendaupm.hfab@fab.mil.br da seguinte maneira:

  • Em “Assunto”, escreva: AGENDAMENTO Nº SARAM xxx
  • No corpo do e-mail, solicite sua inspeção, informando:
    1. nome completo, posto e quadro (especialidade);
    2. identidade;
    3. SARAM; e
    4. se é aeronavegante ou não aeronavegante.
  • Anexe cópia em pdf do Boletim com a publicação de sua ordem de inspeção.

OBS: Sem anexação ao e-mail da cópia em pdf do Boletim com a publicação da ordem de inspeção, não será possível o agendamento da inspeção de saúde.

  • Caso haja indisponibilidade de algum dia por NECESSIDADE DO SERVIÇO, informe a data.

OS E-MAILS SERÃO RESPONDIDOS EM ATÉ 3 (TRÊS) DIAS ÚTEIS. NÃO HÁ NECESSIDADE DE CONTATO COM A JUNTA ANTES DO FIM DESSE PRAZO.

EM CASOS ESPECIAIS (letra “G”, pacientes em tratamento médico ou letra “O”, requisição de benefícios) ou se for de SUA PREFERÊNCIA, marque sua inspeção pessoalmente na Unidade de Perícias Médicas do HFAB, de segunda a quinta, das 09 às 13:00h, portando identidade e cópia em pdf do Boletim com a publicação de sua ordem de inspeção

 

HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO:

PARA REALIZAÇÃO DAS INSPEÇÕES PREVIAMENTE AGENDADAS: De segunda a quinta-feira das 06:30h às 8:30h;

PARA MARCAÇÃO DE INSPEÇÕES E ATENDIMENTOS OUTROS: De segunda a quinta-feira das 09:00h às 13:00h.

DOCUMENTOS E EXAMES QUE DEVERÃO SER APRESENTADOS PARA INICIAR SUA INSPEÇÃO:

ATENÇÃO: Na falta de tais documentos e/ou exames a inspeção não poderá ser iniciada mesmo que previamente agendada.

- DOCUMENTO DE IDENTIDADE ORIGINAL COM FOTO

- ORDEM DE INSPEÇÃO DE SAÚDE PUBLICADA EM BOLETIM.(NSCA 160-9/2021 item 2.3.3).

* Trazer impressa a PÁGINA DO BOLETIM DA OM que publicou a referida inspeção.

Faz-se necessária a cópia impressa do boletim para a comprovação perante a Junta de Saúde Local e sua anexação ao prontuário médico da inspeção o que legitimará a inspeção a ser realizada.

- CÓPIA DO CARTÃO DE VACINAÇÃO. (ICA 160-6/2016 item 4.4)atualizado com as seguintes vacinas: Antitetânica (Vacina contra o tétano válida por 10 anos após última dose), Febre Amarela (1 dose) e Hepatite B (3 doses).

- TESTE ERGOMÉTRICO (ICA 160-6/2016 item 10.5) para inspecionandos AERONAVEGANTES e AERONAUTAS a partir dos 35 anos com validade de 2 anos;

ORIENTAÇÕES GERAIS:

- O EXAME PANORÂMICO DA ARCADA DENTÁRIA é obrigatório para todos aeronavegantes civis ou militares que ainda não possuírem o exame registrado em prontuário. (ICA 160-6/2016 item 5.3). Para uma AVALIAÇÃO ODONTOLÓGICA completa, é necessário que os MILITARES DESIGNADOS PARA MISSÃO NO EXTERIOR, bem como seus DEPENDENTES também realizem tal exame.

 - É NECESSÁRIO FAZER JEJUM DE 12 HORAS para exames de laboratório (sangue). Beber somente água e medicamentos de uso contínuo.

- CONVÉM EVITAR AMBIENTES COM RUÍDO INTENSO (ambientes ruidosos como festas e academias. Evitar, também, uso de fones de ouvido), 14 HORAS antes da inspeção de saúde para a realização de audiometria.

- Inspeções de Saúde com finalidades não rotineiras como missão no exterior, cursos e serviço em localidade especial têm necessidades de exames diferenciados. Recomendamos o aconselhamento junto ao setor de Junta de Saúde Local para a correto cumprimento das exigências.

ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS:

PARA MULHERES:

- EXAME GINECOLÓGICO (ICA 160-6/2016 item 11.1)

Para mulheres COM ATÉ 40 ANOS: Será realizada uma nova avaliação a cada 2 anos e

Para mulheres COM MAIS DE 40 ANOS: Será realizada uma nova avaliação a cada ano;

ATENÇÃO!! ANTES DO EXAME GINECOLÓGICO, será necessária a coleta do exame preventivo (PAPANICOLAU) em todas as mulheres com vida sexual já iniciada.

- EXAME PREVENTIVO (PAPANICOLAU) terá validade de 180 dias (6 meses) após sua coleta. (ICA 160-6/2016 item 11.1.2.3)

O exame preventivo poderá ser realizado em unidades de saúde civis ou militares, fora do HFAB, desde que observado o descrito acima (validade de 180 dias).

 Mas caso deseje, a inspecionanda poderá coletar o preventivo no HFAB, no setor CAIS (ginecologia). Essa coleta será realizada mediante agendamento telefônico pelo ramal 7740. Caso prefira, seu agendamento poderá ser realizado pessoalmente no mesmo local.

- MAMOGRAFIA. Não será exigida para sua inspeção, mas recomenda-se que cada mulher atente para as orientações do Ministério da Saúde e das Sociedades Médicas para a realização periódica desse exame. (ICA 160-6/2016 item 11.1 Anexo G). Caso a inspecionanda tenha realizado o exame por conta própria, recomenda-se que o mesmo seja trazido para complementar a inspeção a ser realizada.

OBS: MULHERES deverão vir de top curto por baixo da blusa para realização do eletrocardiograma.(ICA 160-6/2016 item 10.4).

PARA HOMENS:

- Para homens com mais de 45 anos será verificado o PSA (antígeno prostático específico) no exame de sangue. (ICA 160-6/2016 item 2.2.2)

Para tanto, é necessária abstinência sexual nos 3 dias anteriores a coleta. E ainda abstinência de atividades físicas intensas como levantamento de peso, lutas, andar de bicicleta, andar a cavalo ou andar de motocicleta.

 

Atualizado em 29 de março de 2022.

 JUNTA DE SAÚDE - ORIENTAÇÕES

 Estas instruções foram criadas para que sua inspeção de saúde transcorra sem intercorrências.

 É importante solicitar o agendamento da inspeção de saúde com 03 meses de antecedência para que não tenha imprevistos e haja tempo hábil para agendar na data preterida.

 Por favor, LEIA TODOS OS ITENS com muita atenção para o sucesso da Inspeção de Saúde.

 COMO MARCAR SUA INSPEÇÃO DE SAÚDE:

  1. Você deverá solicitar a ordem de inspeção no PORTAL DO MILITAR em Inspeção de Saúde (canto esquerdo da pagina) – solicitação de inspeção.
  2. A solicitação deverá ser feita de acordo com a FINALIDADE, isto é, para cada letra (ex: Letra D, Letra E, Letra H...)
  3. Marque apenas uma opção para letra D (D1, D2, .... D5)
  4. Pode selecionar mais que uma letra para a mesma ordem de inspeção (ex: D, G, etc)
  5. Essa solicitação irá ser conferida pela SPM de sua OM e aprovada pelo CMT
  6. Logo após ser autorizada, irá ser publicada em Boletim Ostensivo.
  7. A partir da publicação, o militar deverá acessar novamente o Portal do Militar e na página, acessar solicitação de inspeção – minhas inspeções – gerenciar inspeção, que irá aparecer a opção “AGENDAR” e as datas disponíveis para marcação da inspeção de saúde.
  8. Para as Inspeções de Saúde finalidade letra “G”, primeira vez, o inspecionando deverá trazer laudo médico para a abertura da referida INSPSAU.

O inspecionando deverá comparecer na Junta de Saúde na data agendada com as CÓPIAS do Boletim / publicação da ordem de inspeção de saúde e Cópia do cartão de vacinas atualizado em mãos.

OBSERVAÇÃO: O agendamento deverá ser realizado via Portal do Militar. Não serão realizados agendamentos através de e-mail ou encaixes.

                              A Cópia de Ata e a DIS (documento de informação de saúde) da INSPSAU não serão enviadas via e-mail, devendo o militar retirá-las no guichê da junta, nos casos em que não seja publicada nas suas alterações.

 

HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO:

PARA REALIZAÇÃO DAS INSPEÇÕES PREVIAMENTE AGENDADAS: De segunda à quinta-feira das 06:30h às 8:30h;

PARA MARCAÇÃO DE INSPEÇÕES E ATENDIMENTO AO PÚBLICO: De segunda à quinta-feira das 09:00h às 13:00h.

DOCUMENTOS E EXAMES QUE DEVERÃO SER APRESENTADOS PARA INICIAR SUA INSPEÇÃO:

ATENÇÃO: Na falta de tais documentos e/ou exames, a inspeção não poderá ser iniciada mesmo que previamente agendada.

- DOCUMENTO DE IDENTIDADE ORIGINAL COM FOTO

- ORDEM DE INSPEÇÃO DE SAÚDE PUBLICADA EM BOLETIM. (NSCA 160-9/2023 item 2).

* Trazer impressa a PÁGINA DO BOLETIM DA OM que publicou a referida inspeção.

Faz-se necessária a cópia impressa do boletim para a comprovação perante a Junta de Saúde Local e a sua anexação ao prontuário médico da inspeção, o que legitimará a inspeção a ser realizada. E caso o sistema SIMP esteja fora do ar, é possível verificar que a INSPSAU está programada.

- CÓPIA DO CARTÃO DE VACINAÇÃO: (ICA 160-6/2023 item 4.4) atualizado com as seguintes vacinas: Antitetânica (Vacina contra o tétano válida por 10 anos após última dose), Febre Amarela (1 dose) e Hepatite B (3 doses).

- TESTE ERGOMÉTRICO (ICA 160-6/2023 item 10.5) para inspecionandos AERONAVEGANTES e AERONAUTAS a partir dos 35 anos com validade de 2 anos;

 

ORIENTAÇÕES GERAIS:

- O EXAME PANORÂMICO DA ARCADA DENTÁRIA é obrigatório para todos os aeronavegantes civis ou militares que ainda não possuem o exame registrado em prontuário. (ICA 160-6/2023 item 5.2).

- Para uma AVALIAÇÃO ODONTOLÓGICA completa, é necessário que os MILITARES DESIGNADOS PARA MISSÃO NO EXTERIOR, bem como seus DEPENDENTES também realizem tal exame.

- É NECESSÁRIO FAZER JEJUM ENTRE 8 E 12 HORAS para exames de laboratório (sangue). Beber somente água e medicamentos de uso contínuo.

- CONVÉM EVITAR AMBIENTES COM RUÍDO INTENSO (ambientes ruidosos como festas e academias. Evitar, também, uso de fones de ouvido), 14 HORAS antes da inspeção de saúde para a realização de audiometria.

- Inspeções de Saúde com finalidades não rotineiras como missão no exterior, cursos e serviço em localidade especial têm necessidades de exames diferenciados. Recomendamos o aconselhamento junto ao setor de Junta de Saúde Local para o correto conhecimento e cumprimento das exigências.

 

ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS:

PARA MULHERES:

EXAME GINECOLÓGICO (ICA 160-6/2023):

11.2.2.2 A data da realização do exame Citopatológico não deverá ultrapassar 180 (cento e oitenta) dias da data da Inspeção de Saúde.

11.2.2.5 Todas as inspecionandas do sexo feminino deverão apresentar, na Inspeção de Saúde, relatório médico ginecológico completo, com validade de até 180 (cento e oitenta) dias da data da Inspeção de Saúde. 

- Em caso da não observância dos itens acima, a inspeção de saúde não deverá ser iniciada.

 

ATENÇÃO!! ANTES DA INSPEÇÃO DE SAÚDE PERIÓDICA (LETRA D/H) será necessária a coleta do exame preventivo (PAPANICOLAU) em todas as mulheres com vida sexual já iniciada.

- EXAME PREVENTIVO (PAPANICOLAU) terá validade de 180 dias (6 meses) após sua coleta. (ICA 160-6/2023 item 11.2.2.5) e deverá contemplar as camadas escamosa e glandular (ICA 160-6/2023 item 11.2.2.5) do colo uterino.

O exame preventivo poderá ser realizado em unidades de saúde civis ou militares, desde que observado o descrito acima (validade de 180 dias).

Caso deseje, o preventivo poderá ser coletado no HFAB, no setor CAIS (consulta de enfermagem), mediante agendamento pelo telefone (61) 99571-1853, de 2ª a 6ª feira, das 7h30 às 16h:30 ou caso prefira, poderá ser realizado presencialmente nos guichês de atendimento.

- MAMOGRAFIA. Não será exigida para sua inspeção, mas recomenda-se que cada mulher atente para as orientações do Ministério da Saúde e das Sociedades Médicas para a realização periódica desse exame. Caso a inspecionanda tenha realizado o exame por conta própria, recomenda-se que o mesmo seja trazido para complementar a inspeção a ser realizada. Contudo, mulheres > ou = 40anos indo para missão no exterior tem de apresentar a mamografia (180 dias validade).

OBS: MULHERES deverão vir de top curto por baixo da blusa para realização do eletrocardiograma.(ICA 160-6/2023 item 10.4).

PARA HOMENS:

- Para homens com mais de 45 anos será verificado o PSA (antígeno prostático específico) no exame de sangue. (ICA 160-6/2023 item 2.1.2.1)

- Para tanto, é necessária abstinência sexual nos 3 dias anteriores a coleta. E ainda abstinência de atividades físicas intensas como levantamento de peso, lutas, andar de bicicleta, andar a cavalo ou andar de motocicleta.

- Para maiores esclarecimentos, contactar a JSL através do ramal 3364-7763.

 Atualizado em 14 de maio de 2024

 

 

 

Inspeção Inicial - Aeronavegantes Civis


Junta Especial de Saúde


Instruções para realização de inspeção de saúde inicial dos aeronavegantes civis.

Horários, documentos e exames necessários.

  1. Atendimento ao usuário/Inspeção de Saúde: Segunda a Quinta-feira.
  2. Horário de chegada das 07:30h às 08:15h.
  3. Identidade original.
  4. Trazer GRU e comprovante de pagamento. além dos originais, trazer duas cópias dos respectivos documentos.
  5. O exame de urina é realizado neste Hospital, sendo opcional trazer amostra em frasco padronizado vendido em farmácias.
  6. Trazer resultado de exame de fezes. (somente para comissários).
  7. Trazer Teste Ergométrico com laudo. (Verificar validade na RBAC-67)
  8. Trazer radiografia panorâmica oral (arcada dentária), com laudo, caso seja a primeira vez que realizará uma inspeção de saúde no HFAB..
  9. CCF (apresentação obrigatória), em caso de furto/extravio trazer B.O.
  10. Uma cópia do cartão de vacinas atualizado: Vacinas Febre Amarela e Tetano (a cada 10 anos);
    Hepatite B 3 doses. Se a ultima dose apresentar 10 anos ou mais, deverá realizar exame laboratorial ANTI-HBS.
    Se Reagente - IMUNIZADO;
    Se Não-Reagente - NÃO IMUNIZADO - levar resultado ao Posto de Saúde e realizar dose de reforço.
  11. Mulheres:
    • Ficha de Exame Ginecológico preenchida e assinada por médico ginecologista. Para fazer o download da ficha clique aqui.
    • Laudo do exame preventivo anual Papanicolau (idade igual ou superior a 33 anos)
    • O exame de Papanicolau deverá ter sido realizado há menos de 06 meses da data da inspeção de saúde.
  12. Ficar 12 horas de jejum. Beber somente água.
  13. Evitar ambiente de ruído intenso, 14 horas antes da inspeção.
  14. Caso use, trazer lentes e óculos, caso use.
  15. Trazer material de higiene bucal e toalha de rosto.
  16. Solicitar código ANAC (clique aqui) e trazer esta informação, que é imprescindível para início da Inspeção de Saúde.

Pagamento do Exame

  • Valor da taxa: R$ 590,00, conforme portaria COMGEP nº 422/DOR, de 31 de março 2015.

    Formas de pagamento:

      1. Somente por meio de Guia de Recolhimento da União - GRU

        A guia é paga apenas nas agências e caixas de auto-atendimento do Banco do Brasil.

        A inspeção somente será iniciada com a apresentação do boleto juntamente com o comprovante de pagamento do mesmo. Além dos originais, trazer cópia do boleto e do comprovante.

    Observações:

      1. Os inspecionados deverão comparecer a esta Junta munidos de documento de identidade, código ANAC, dos exames e cópias solicitados.
      2. A inspeção aberta terá validade de 30 dias, a contar da data da sua abertura, para fins de julgamento; expirado o prazo, se o inspecionado não tiver completado a inspeção, o processo será arquivado sem julgamento e perderá sua validade. Após o arquivamento para submeter-se novamente à Junta de Saúde, deverá efetuar o pagamento da taxa supracitada.
      3. Os motivos para arquivamento são: falta dos documentos e cópias exigidas; a falta dos exames e pareceres solicitados.
      4. Inspecionado que se encontra em tratamento médico/odontológico deve trazer Ficha de Parecer Especializado preenchida pelo médico/dentista assistente. Este procedimento visa agilizar o julgamento da inspeção. Clique aqui para fazer o download da ficha.

 

 

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