A Sargento Joseane é uma das 213 Especialistas na ativa da
Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em Barbacena
O Dia do Especialista de Aeronáutica é uma data muito significativa, especialmente para a Primeiro Sargento Joseane Miranda de Sousa. Ela é uma das 213 Especialistas da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR). Ou seja, Sargentos, Suboficiais e Oficiais que se formaram na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá, no interior de São Paulo (SP).
As primeiras lembranças que Joseane tem do ambiente militar são de quando o pai dela servia na Banda de Música do 9º Batalhão de Polícia Militar de Barbacena, sua cidade natal. Ela ficava encantada a cada apresentação que assistia com os irmãos. "Por muitas vezes, ainda pequena, eu me peguei entrando em forma no meio dos integrantes da Banda. É um encantamento que me acompanha até os dias atuais. Sempre achei linda a farda e tive um orgulho enorme em ver meu pai usá-la", diz.
Quando era estudante do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais em Barbacena, Joseane aprendeu os seus primeiros valores militares e passou a participar de diversas competições de atletismo, algumas delas na EPCAR. "Ainda no Ensino Médio comecei a fazer o cursinho preparatório para a Escola de Especialistas de Aeronáutica e tive a sorte de ser aprovada para a 226ª Turma de Especialistas de Aeronáutica, Esquadrão Fênix Branco”, lembra.
Conquistar a famosa divisa de especialista não foi tarefa fácil, ela precisou lidar com os desafios do aprendizado técnico e profissional na EEAR. Mas também pode contar com o apoio da mãe e de diversas outras pessoas que não lhe deixaram desistir. “A trajetória nem sempre foi fácil, foi cercada de incertezas, mas também por grandes alegrias e realizações. Afinal, como dizia Santa Teresa D’Ávila, é justo que muito custe o que muito vale! Requer muito esforço, garra e força de vontade, principalmente para uma mulher", avalia.
Quis o destino que a Sargento Joseane, logo após finalizar o curso na EEAR, retornasse à EPCAR, onde atua desde o ano de 2008. Ela trabalhou nos Setores de Licitações, Pagamento de Pessoal e Controle Interno até chegar ao Corpo de Alunos (CA), onde auxilia na formação dos futuros pilotos da Força Aérea Brasileira (FAB), uma tarefa que exerce com muita honra.
O orgulho sentido quando o pai dela se apresentava na Banda de Música é renovado quando a Sargento Joseane veste a farda da FAB. É saber que todo o esforço valeu a pena para ser um dos Especialistas, tão importantes na manutenção das atividades da Aeronáutica. “Para mim, o Dia do Especialista de Aeronáutica é o reconhecimento aos profissionais pelos grandes serviços prestados nas mais diversas especialidades técnicas, com empenho, dedicação e profissionalismo", explica.
Fonte: Seção de Comunicação Social, por Aspirante Amanda
Fotos: Sargento Domingos
Redes Sociais