Ir direto para menu de acessibilidade.
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Página inicial > Notícias da EPCAR > Especialista de Aeronáutica: uma história de dedicação à EPCAR
Início do conteúdo da página

O Sargento Rodiney sempre teve o sonho de ser Especialista da FAB. Em 2025, ele completa 20 anos
de serviço na EPCAR desde que ingressou como soldado

No dia 25 de março, a Força Aérea Brasileira (FAB) celebrou o Dia do Especialista de Aeronáutica, uma data que simboliza a formação de pessoal especializado nas mais diversas áreas. Na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), essa data também reforça a importância dos especialistas da Instituição. Há 213 especialistas em diversas funções na Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ), entre Sargentos, Suboficiais e Oficiais.

O dia 25 foi escolhido porque é a data da criação da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), instituição de ensino localizada em Guaratinguetá (SP) que tem como missão a formação de pessoal para as necessidades técnicas do Comando da Aeronáutica. Alguns dos especialistas da EPCAR atuaram durante toda a sua carreira militar na GUARNAE-BQ, como é o caso do Segundo Sargento Rodiney Ferreira do Amaral, que completa neste ano 20 anos de serviço. 

Natural de Santa Bárbara do Tugúrio, a cerca de 40 quilômetros de Barbacena, o Sargento Rodiney foi, primeiramente, soldado. Com aquele salário, conseguiu pagar cursos e buscar a aprovação na EEAR. "Todo mundo tem um sonho na vida, de ser piloto, ser jogador de futebol, ser mecânico, por exemplo. O meu sonho principal era ser Sargento da Aeronáutica, mas eu trabalhava na roça antes de ser soldado, não tinha muita oportunidade de estudo. Eu digo que a Força Aérea possibilitou a mim ter tudo que eu tenho hoje", lembra. 

Na EEAR, ele conseguiu se especializar na área que sonhava, Serviço de Guarda e Segurança (SGS), e fez inúmeros cursos, como de instrutor de tiro, operação de Choque, procedimentos de Rondas Táticas Metropolitanas (ROTAM). O mais significativo foi o de Paraquedismo (PQD), que confere o famoso coturno marrom a quem consegue concluí-lo. "No curso ROTAM, entraram 97 e só se formaram 12, daqui da EPCAR, apenas eu e o Suboficial Júnior nos formamos. Mas é o curso PQD que torna o militar um exemplo para seus pares e subordinados, além de trazer reconhecimento dos seus superiores e também dos Alunos da EPCAR", diz.

Na vida militar, o desempenho acadêmico é tão importante quanto o condicionamento físico, principalmente para o Sargento Rodiney, responsável por algumas formações técnicas a soldados e até oficiais. "Como sargento, você vai coordenar algumas atividades, vai chegar mais cedo que todo mundo, vai sair mais tarde que todo mundo e vai ter que fazer a sua atividade com excelência. O militar não pode iniciar uma corrida com o grupamento sem estar em forma, não pode ministrar uma Ordem Unida sem comandar de forma correta", explica.

Para ele, o serviço operacional é sempre desafiador porque engloba a doutrinação do efetivo, mas também a segurança das pessoas. E ser militar é ser um exemplo de conduta para toda a sociedade. “Quando eu vou doutrinar um soldado, ele vai carregar para a vida dele as informações repassadas. Eu até hoje lembro do Sargento que me ensinou quando eu era recruta em 2005. As missões de Infantaria não são no computador, na maioria das vezes, envolvem vidas", completa. 


Fonte: Seção de Comunicação Social, por Aspirante Amanda
Fotos: Sargento Domingos
Fim do conteúdo da página
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.