Ir direto para menu de acessibilidade.
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Página inicial > Notícias da EPCAR > Dia da Mulher: Alunas da EPCAR são destaque em exercícios militares diferenciados
Início do conteúdo da página

Elas atuam na formação dos novos alunos e são campeãs em suas modalidades na NAE, competição esportiva entre escolas militares de ensino médio das Forças Armadas

As mulheres estão presentes na Força Aérea Brasileira (FAB) tanto nas atividades de combate quanto nas atividades complementares. Na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) não é diferente, as alunas participam de todas as atividades acadêmicas e instruções militares sem qualquer restrição. Muitas delas se destacam em exercícios ou esportes tradicionalmente masculinos, como é o caso de Maria Tafur, 19 anos, do 3º Esquadrão. Ela foi campeã na prova de 60 disparos com carabina na última NAE (Naval, Aeronáutica e Exército), evento esportivo realizado entre escolas militares de ensino médio das Forças Armadas.

Natural do Rio de Janeiro (RJ), Tafur ingressou na Escola Preparatória em 2023 após rotina intensa de estudos. Ela já gostava de jogos de mira, como arco e flecha, e tinha interesse em paintball. "Antes de entrar na EPCAR, eu pesquisei os esportes que eram praticados aqui e o que mais me chamou a atenção foi o tiro. A equipe de tiro com carabina sempre foi muito acolhedora desde a seletiva", lembra.

Tafur foi a única participante do 1º Esquadrão a compor a equipe de tiro da EPCAR no ano de 2023, ao lado de outros estudantes do 2º e 3º Esquadrões. Eles foram campeões tanto na prova individual de tiro quanto na prova por equipes. No ano passado, ela conseguiu o primeiro lugar na prova de 60 disparos (geral), com 596,6 pontos. "Faltaram 0,2 pontos para passar o recorde, foi quase. Na final olímpica fiquei em 3° lugar e, novamente, a EPCAR levou o troféu do tiro olímpico. Neste ano, a meta é bater o recorde da NAE e o da Lima Mendes, a competição entre os três esquadrões da EPCAR”, diz.

A admiração pela profissão militar e, principalmente, pela carreira na aviação faz Tafur continuar se dedicando aos conteúdos militares e às práticas esportivas dentro da Escola Preparatória. Ela também auxiliou na adaptação dos novos alunos da EPCAR em 2025, a Turma Black Hawk. “Quando descobri que havia uma escola de ensino médio que preparava os alunos para serem futuros pilotos na Academia da Força Aérea, eu fiquei muito feliz e comecei a estudar muito. Estar aqui é um sonho e pretendo seguir a carreira na aviação”, explica.

Outra Aluna de uma equipe campeã da NAE em uma modalidade diferenciada é Carolina Maria Toledo Fernandes, 19 anos, natural de Anápolis (GO). O time dela, composto por apenas mais uma mulher e homens, conquistou o primeiro lugar nas últimas duas edições na categoria orientação. A orientação é um dos  exercícios fundamentais para os militares, pois trata-se do deslocamento em espaços de difícil acesso com base em mapas, bússolas e conhecimentos de terreno.

A modalidade da Aluna Fernandes (à esquerda na foto) exige muita coordenação entre o corpo e o cérebro, além de habilidade para ultrapassar os obstáculos encontrados pelo caminho da forma mais rápida possível. “Eu diria que seria uma caça ao tesouro, a gente tem o mapa e tem que chegar ao ponto específico tentando encontrar a melhor rota. Por exemplo, ir reto nem sempre é mais fácil, pode ter uma montanha no meio, precisamos contornar a montanha, contornar o rio. Neste ano, queremos ser tricampeões”, explica. Ela também faz parte da cadeia de liderança dos novos estudantes da Turma Black Hawk.

SOBRE A PARTICIPAÇÃO FEMININA
A EPCAR passou a admitir mulheres em todos os anos do ensino médio a partir de 2017. Atualmente, dos 378 alunos nos três Esquadrões, 81 são mulheres, sendo 18 no 3º ano, 35 no 2º ano e 28 no 1º ano.

SOBRE A NAE
A NAE é um evento esportivo realizado entre os alunos do Colégio Naval (CN), com sede em Angra dos Reis (RJ), Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), sediada em Campinas (SP), e Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), que fica localizada em Barbacena (MG). Os jogos da NAE são coordenados pelo Ministério da Defesa (MD) por meio da Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB).

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Aspirante Amanda
Fotos: Arquivo Pessoal

Fim do conteúdo da página
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.