Ir direto para menu de acessibilidade.
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Página inicial > Notícias da EPCAR > EPCAR forma novos 13 Cabos e 49 Soldados de 1ª Classe
Início do conteúdo da página

Os cursos de Formação de Cabos e de Especialização de Soldados destinam-se a suprir as necessidades de militares para diversas funções da GUARNAE-BQ

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) realizou, na tarde dessa segunda-feira (10/02), solenidade alusiva à conclusão dos Cursos de Formação de Cabos (CFC) e de Especialização de Soldados (CESD). Ao todo, 62 militares obtiveram êxito, sendo 13 promovidos à graduação de Cabos (Cb) e 49 a Soldado de 1ª Classe (S1), todos das especialidades de Guarda e Segurança (SGS), Saúde (SAU), Administração (SAD) e Logística e Manutenção (BLM). A cerimônia foi presidida pelo Comandante da EPCAR, o Brigadeiro do Ar André Luiz Alves Ferreira.

Com a média de 9,75, Davi Simplício Pereira da Silva foi o primeiro colocado no CFC. A mesma distinção já havia sido alcançada outras vezes, desde quando ele ingressou na Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ), em 2019, e realizou o sonho de ser da Força Aérea Brasileira (FAB). “Inicialmente, eu queria ser Aviador, mas na época eu não entendia muito bem a preparação. Eu fiz a prova do CPCAR e fiquei por uma questão de inglês, não sabia do concurso da AFA e comecei a me preparar para ser soldado. Passei em todos os testes, fui 01 da minha turma de Soldado 2ª Classe, 01 do Curso de Polícia Aeronáutica e agora 01 da minha turma de Soldado 1ª Classe", contou.

Segundo Davi, o CFC foi uma oportunidade de rever os amigos de turmas anteriores e relembrar os conhecimentos de navegação terrestre e exercícios de campanha. "Por mais que sejam disciplinas habituais para a gente, estudar sempre é um desafio. E estar ali com meus irmãos, meus amigos de turma, todo mundo reunido na sala, batalhando, foi a parte que mais me estimulou", disse.

Durante a solenidade militar, o Brigadeiro do Ar André Luiz Alves Ferreira relembrou o orgulho sentido quando ele participou da promoção do seu pai de S1 a Cabo, reforçando a honra dessa oportunidade de ascensão profissional na FAB. “A carreira militar tem como peculiaridades a abnegação, a renúncia, o comprometimento e a dedicação sem precedentes. Por isso, saibam que novas dificuldades e desafios surgirão. Nesses momentos, reflitam e apliquem os valores fundamentais que alicerçam esta Escola: 'Dignidade acima de tudo'. Desejo muito sucesso, honrem esta promoção e sintam orgulho das insígnias que passarão a carregar, junto com a responsabilidade que a Força, a partir de agora, deposita em cada um de vocês", discursou.

No CESD, Lucas José da Silva, que tinha ficado como 02 da sua turma de Soldado de Classe, conquistou agora a primeira colocação, com a média 10. "Desta vez, finalmente consegui ser 01. É um sentimento de dever cumprido, foi uma meta que estabeleci para mim e, graças a Deus, consegui. Mas, o mais importante do curso foi o espírito de corpo da turma. Porque se um tinha uma dificuldade, o outro ajudava. Ninguém ficou para trás nessa jornada, todo mundo conseguiu sair com êxito!", explicou.

FORMAÇÃO

As instruções foram ministradas pelos militares da EPCAR, com a coordenação do Serviço de Recrutamento e Preparo de Pessoal da Aeronáutica do Rio de Janeiro (SEREP-RJ). "Foram aproximadamente 40 dias de curso, e, nesse período, tivemos duas semanas de aula prática dentro das seções específicas de cada um. Ao trabalhar com eles, nós vimos o desenvolvimento das habilidades, eles chegaram muito motivados e eufóricos por estarem juntos, até que foram se destacando cada vez mais", explicou a coordenadora-geral do CESD, a 1º Tenente QOCON Lívia Filgueiras.

Para o 2º Tenente QOEA Luciano Marques Ferreira, coordenador-geral do CFC, o esforço de todos os militares foi fundamental para a condução dos conteúdos. "Procuramos sempre internalizar na cabeça deles que tudo dependia da dedicação de cada um, e eles se saíram muito bem, deram esse brilhante espetáculo aqui", complementou.

O evento contou ainda com a presença do Chefe da Divisão Administrativa, Coronel Aviador Luiz Henrique Velasco Braga, do Chefe da Divisão de Ensino, Coronel Aviador Aron-Luis Martins da Silva, do Graduado-Master da GUARNAE-BQ, Suboficial Marco Aurélio Silva Fonseca, além dos instrutores e familiares dos cabos e soldados.

 

Clique aqui e veja mais imagens da cerimônia de conclusão dos cursos.

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Aspirante Amanda
Fotos: Sargento Domingos
Fim do conteúdo da página
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.