Novos Comandantes dos Grupos de Segurança e de Saúde de Barbacena, em Minas Gerais, assumiram cargos na sexta-feira (10/01) e na segunda-feira (13/01)
Duas solenidades de transmissão de Comandos foram realizadas na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em Barbacena, Minas Gerais (MG). O Major Infantaria Antonio Claudino Silva Júnior assumiu o Grupo de Segurança e Defesa de Barbacena (GSD-BQ) na última sexta-feira (10/01) e o Tenente-Coronel Médico André Luiz Villalba assumiu o Grupo de Saúde de Barbacena (GSAU-BQ) nessa segunda-feira (13/01). As cerimônias foram presididas pelo Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar André Luiz Alves Ferreira, e contaram com a presença de autoridades militares e civis.
Na passagem de Comando do Major Infantaria Gustavo Moura de Oliveira ao Major Infantaria Antonio Claudino Silva Júnior, o Brigadeiro do Ar André Luiz Alves Ferreira elogiou o trabalho operacional dos dois. “Por eu ter servido no Quartel General do Comando de Preparo (COMPREP), entre os anos 2017 e 2019, sei o quanto é criteriosa, ano a ano, a análise do perfil e do passado de todos os oficiais das turmas em faixa para comando, chefia e direção. Como sempre, o COMPREP foi exitoso na seleção dos nomes”, explicou o Comandante da EPCAR.
O Tenente-Coronel Médico André Luiz Villalba Codorniz recebeu o Comando do GSAU-BQ da Coronel Médica Luciana Horovitz. Após dois anos à frente do Grupo de Saúde, ela deixa a Organização Militar de Barbacena para assumir a direção do Hospital da Aeronáutica de Canoas (HACO), no Rio Grande do Sul (RS). "Focamos na continuidade eficiente dos processos e criamos novos, sempre pensando em melhor atender os beneficiários do sistema de saúde da Aeronáutica, buscando melhor acolher e agilizar os atendimentos. Trabalhamos em equipe e assim fizemos muito", afirmou.
Em discurso na passagem do Comando do GSAU-BQ, o Brigadeiro Médico Alexandre de Araújo Melo, Subdiretor de Atenção à Saúde e Regulação da Assistência Médico-Hospitalar (SARAM) e de Planejamento, Orçamento e Gestão (SDPOG) da Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA), ressaltou os feitos da gestão da Coronel Médica. Ele citou melhorias na infraestrutura, aquisição de materiais médico-hospitalares, informatização de processos e reorganização do fluxo de atendimentos. “Características como proatividade, comprometimento, elevado nível de organização, escuta ativa, simpatia e bom humor foram essenciais para o sucesso do Comando da Coronel Médica Luciana Horovitz”, disse, representando o Diretor de Saúde da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Médico Laerte Lobato de Moraes.
Um dos principais destaques do GSAU-BQ foi a condecoração a nível nacional do Prêmio “Quali Sisau 100” pela melhoria da qualidade da assistência e da gestão financeira. Legado ao qual o Tenente-Coronel Médico André Villalba comprometeu-se a dar continuidade. “A satisfação foi muito grande porque eu cheguei aqui como Aspirante. Para mim é motivo de grande orgulho e de grande responsabilidade, porque eu sei que eu vou procurar honrar tudo que os meus antecessores fizeram de bom pela saúde da nossa população, mas olhando sempre para frente, para as inovações, para as necessidades”, explicou.
Segundo o Tenente-Coronel Médico André Villalba, o maior desafio é justamente o equilíbrio econômico do GSAU-BQ. “A gente sabe que a ciência avança rapidamente, a Medicina avança muito acelerada em termos de novos tratamentos, novos diagnósticos que, obviamente, estão em prol dos enfermos, dos pacientes. Entretanto, a gente sabe o custo elevado disso, então nós temos que ter a sabedoria de tentar equilibrar com a necessidade do paciente. Isso eu vou procurar fazer”, frisou.
NOVO COMANDANTE DO GSAU-BQ
Natural de Santa Maria do Suaçui (MG), o Tenente-Coronel Médico André Luiz Villalba é militar desde fevereiro de 2002, tendo sido promovido ao atual posto em agosto de 2022.
Ele é médico pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com residência médica em Pediatria e Cardiologia na Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais. Tem ainda residência médica em Ecocardiografia nos hospitais Vera Cruz e Socor, em Minas.
Especialista em Pediatria, Cardiologia Pediátrica e Medicina Intensiva Pediátrica pelas Associações Médicas Brasileira e Sociedade Brasileira de Pediatria, Cardiologia e Medicina Intensiva. Tem ainda MBA executivo em Planejamento e Gestão Estratégicos pela Fundação Getúlio Vargas.
GRUPO DE SEGURANÇA E DEFESA DE BARBACENA (GSD-BQ)
O Major Infantaria Gustavo Moura deixou a função após três anos e retornará à sua terra natal, onde atuará na Guarnição de Aeronáutica de Belém (GUARNAE-BE), no Pará (PA). Aluno da EPCAR entre os anos 2001 e 2002, ele enfatizou a satisfação de ter exercido uma função de comando na sua antiga Escola.
“Quando eu cheguei, eu era um Major recém-promovido, fui amadurecendo, tanto no posto quanto na questão do comando, porque quando você está sentado na cadeira, tem que ter empatia. Para entender os problemas, colocar o interesse da força acima dos interesses pessoais, mas conseguir dar assistência e atenção aos nossos subordinados para cumprir a missão”, lembrou o antigo Comandante do GSD-BQ.
Com quase 20 anos de carreira na Força Aérea Brasileira (FAB), o Major Infantaria Claudino é especializado em Operações Especiais e trabalhou nos últimos dois anos no Corpo de Alunos (CA) da EPCAR, onde também foi aluno do 3º Esquadrão do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR). "Vim direto para o H8, alojamento do terceiro ano, e a gente sempre olhava com carinho o Batalhão 5, como era chamado o GSD-BQ”, disse.
De acordo com o Major Infantaria Claudino, 20º Comandante do GSD-BQ, sua primeira missão será entender as principais demandas do Grupo e tentar fazer uma redistribuição de tarefas. O ato solene contou com desfile da tropa da “Nascente do Poder Aéreo”, ao som da Canção da Infantaria.
NOVO COMANDANTE DO GSD-BQ
O Major Infantaria Claudino nasceu em Ipatinga (MG). Ele ingressou no Curso de Infantaria da Academia da Força Aérea (CFOINF) em 2007, tornando-se Aspirante de Infantaria em 2010, quando foi designado ao Batalhão de Infantaria Especial de Aeronáutica de Manaus (BINFAE-MN). Serviu nove anos no Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (PARA-SAR).
Ele chefiou seções no BINFAE-MN e PARA-SAR, além de ter sido Adjunto na Seção de Avaliação e Doutrina na Base Aérea de Campo Grande (BACG).
Dentre os principais cursos operacionais do Major Infantaria Claudino, estão os de Paraquedista, Mergulho Autônomo, Operações na Selva, Busca e Salvamento e Salto Livre Militar. Além do CFOINF, é pós-graduado em Direito Administrativo pelo Centro Universitário UniBF.
Clique aqui e veja mais imagens das cerimônias militares.
Fonte: Seção de Comunicação Social, por Aspirante Amanda
Redes Sociais