Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > EPCAR recebe candidatos aprovados no Curso Preparatório de Cadetes do Ar 2025
Início do conteúdo da página

O concurso para o ingresso na Escola Preparatória teve 26.618 candidatos inscritos. 117 novos estagiários iniciaram a Adaptação Militar no último fim de semana

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) realizou, entre os dias 11 e 12 de janeiro, cerimônias alusivas ao Exame de Admissão ao Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) do ano de 2025. O Comandante da EPCAR, Brigadeiro André Luiz Alves Ferreira, recepcionou 117 futuros alunos na Organização Militar (OM), localizada em Barbacena (MG). Os candidatos aprovados se apresentaram na “Nascente do Poder Aéreo” para entregar as últimas documentações e iniciarem o Estágio de Adaptação Militar (EAM). Após a apuração das faltas, foi expedida nova convocação de candidatos para completar as 130 vagas previstas.

O Exame de Admissão do CPCAR, voltado a candidatos entre 14 e 18 anos, consiste em provas teóricas e físicas, com o objetivo de selecionar os futuros alunos da EPCAR. Na Escola Preparatória, eles são treinados para o ingresso no Curso de Oficiais Aviadores, realizado na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP).

No sábado (11/01), durante palestra aos novos estagiários e seus familiares, o Comandante da EPCAR ressaltou a missão de formar os futuros líderes da Força Aérea Brasileira (FAB). “Eu tenho duas responsabilidades bases: moldar quem entra aqui com formação militar e prover aos alunos o diploma de Ensino Médio, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prevista em legislação do Governo Federal. É balizar doutrina, valores e liderança. Desde cedo se aprende a liderar. Tanto que temos alunos do terceiro ano, que estão presentes, voluntários e selecionados, para acompanhar a formação dos senhores", explicou.

A EPCAR é a melhor Escola Pública de Ensino Médio do Brasil, conforme o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023. Ao todo, foram 26.618 candidatos inscritos, de diferentes lugares do País, neste último Exame de Admissão. As provas demandam dedicação intensa dos alunos, como foi o caso de Miguel Melo da Silva, 17 anos, natural de Nilópolis, no Rio de Janeiro (RJ). Ele foi o primeiro colocado no processo seletivo. "Era uma rotina puxada. Desde de manhã até a noite estudando, foi muito tempo para conseguir realizar esse sonho e, enfim, deu tudo certo, graças a Deus", ressaltou.

Filho de militar da Marinha do Brasil, Miguel lembra que desde criança queria seguir carreira em alguma das Forças Armadas. "Não sabia ao certo. Com o tempo, eu fui conhecendo, eu me apaixonei mais pela Aeronáutica. Conheci a EPCAR e escolhi aqui, eu me esforcei bastante para isso”, disse. Para a administradora Paloma Ferreira, foi o ensino de qualidade da EPCAR que atraiu o filho dela, Levyh Thompsom Mendes Ferreira, 16 anos, segundo lugar colocado nas provas. Mas, principalmente, a realização de um sonho que passou de pai para filho.

"Nós não temos militar na família, mas o pai do Levyyh, quando era mais novo, tinha um sonho de vir para cá. A minha sogra, à época, não deixou. E isso despertou o interesse no filho, e graças a Deus a gente está vivendo esse sonho através dele. O Levyh é um garoto dedicado, ele estudou nove, dez horas por dia, parou a vida para se empenhar e conquistar esse sonho", contou a mãe.

O terceiro candidato mais bem colocado foi Gabriel de Azevedo da Silva, também carioca. O pai, Robson do Nascimento da Silva, é Cabo da Polícia Militar do Rio de Janeiro e sempre orientou o filho a seguir os caminhos do militarismo. "Eu sempre percebi que ele foi muito estudioso, muito dedicado. Na primeira prova ele não passou, ficou frustrado. Então eu pensei, ele tem destino, e aconteceu o que eu esperava, foi estudando mais e mais. Eu cheguei aqui e eu não tinha noção da estrutura da Escola Preparatória. Hoje acho que está sendo um dos dias mais felizes da minha vida, se não for o mais feliz. Saber que meu filho está aqui, caminhando para um futuro brilhante. Eu só tenho a agradecer a Deus por tanta coisa boa, por estar sendo tão generoso com a minha família", descreveu Robson.

Além da palestra do Brigadeiro do Ar André Luiz Alves Ferreira, os novos estagiários e seus familiares acompanharam na tarde de sábado (11/1) as apresentações do Coronel Aviador Áron-Luis Martins da Silva, Chefe da Divisão de Ensino (DE), e do Tenente-Coronel Aviador Marcelo José da Paz Júnior, Comandante do Corpo de Alunos (CA).

 

TRANSPOSIÇÃO DO PORTÃO E ROTINA MILITAR

No domingo (12/1), ocorreu a tradicional transposição do portão principal da EPCAR, quando os novos estagiários ingressaram na Escola Preparatória pela primeira vez como uma Turma, neste ano comandada pelo Capitão Aviador Daniel Carlos Cavalcanti de Lima.

Segundo o Capitão Aviador Daniel, o Estágio de Adaptação deste ano teve ajustes no cronograma e na abordagem pedagógica, mas preservou a essência de uma introdução sólida à vida militar e acadêmica. "Dentre as melhorias, destacam-se o fortalecimento do acompanhamento psicológico e pedagógico, garantindo suporte adequado para que cada aluno supere os desafios iniciais. Uma mudança significativa foi a realização do Estágio Teórico de Preparação e Padronização dos Alunos Auxiliares de Adaptação no final de 2024, essencial para capacitar os alunos que apoiarão o Comando do 1? Esquadrão na formação da Turma de 2025", informou.

 

Clique aqui e veja mais imagens da cerimônia militar.

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Aspirante Amanda
Fotos: Sargento Domingos e Soldado Teodoro

 

Fim do conteúdo da página