A cerimônia marcou mais uma comemoração do 75º aniversário de criação da Nascente do Poder Aéreo
Para celebrar e eternizar o septuagésimo quinto aniversário da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), na última quinta-feira (12/12), a EPCAR e Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos lançaram o selo personalizado e o carimbo comemorativo, produzidos pelos Correios exclusivamente para a ocasião.
Estiveram presentes o Comandante da Aeronáutica do período de janeiro de 2019 a abril de 2021, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, o Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero, e o Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar André Luiz Alvez Ferreira, além dos oficiais, alunos do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) e professores.
Durante a cerimônia, o público presente cantou o hino nacional brasileiro, e o ato de obliteração do selo foi conduzido pela Superintendente dos Correios em Minas Gerais, Ana Carolina de Souza Oliveira. “Hoje, celebramos a trajetória de uma instituição fundamental na formação de tantos jovens para Força Aérea Brasileira e para promoção de valores como patriotismo e disciplina. Nesses mais de 360 anos, os Correios têm eternizado por meio da filateria os fatos marcantes da história do Brasil, da nossa cultura e de instituições como esta. Parabéns a EPCAR pelos 75 anos levando excelência educacional ao ensino brasileiro”, afirmou.
O selo personalizado é uma peça filatélica que possui real valor de porte. Esta arte é de autoria do Coronel Intendente R1 Alexandre Werneck Pfaltzgraff. Assim, quando usada para postagem de correspondências, divulgará a imagem da EPCAR em todas as partes do mundo e, por eternizar a data celebrada, figura também como peça de coleção.
“Agradeço à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos por permitir a divulgação e perpetuação da imagem da Nascente do Poder Aéreo. Finalizamos o ciclo de comemorações dos 75 anos da EPCAR reforçando que os valores, a ética e os princípios que balizam a formação dos alunos permanecerão inabaláveis em nossa Instituição”, destacou o Brigadeiro do Ar André Luiz.
O carimbo comemorativo após 30 dias de utilização na agência dos correios, passará a compor o acervo do Museu Nacional dos Correios, em Brasília, e servirá como fonte de pesquisa e registro de tão importante acontecimento no contexto histórico e sociocultural do nosso país.
PALESTRA TENENTE-BRIGADEIRO DO AR BERMUDEZ
No mesmo dia (12/12), o Comandante da Aeronáutica do período de janeiro de 2019 a abril de 2021, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, ministrou uma palestra para os alunos, instrutores e professores do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR), além dos familiares dos formandos do 3º Esquadrão.
O evento contou com a presença do Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero, e do Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar André Luiz Alves Ferreira.
Durante seu discurso, o paraninfo da Turma Cavok discorreu principalmente aos formandos sobre sua carreira e os seus 46 anos de serviços dedicados à Força Aérea. O oficial-general fez uma breve linha do tempo de sua trajetória, além de apresentar novos desafios que os futuros cadetes da Aeronáutica deverão enfrentar no Ninho das Águias, como é conhecida a Academia da Força Aérea (AFA), e ao longo de toda sua carreira. “Nessa apresentação tive a oportunidade de dissertar aos alunos sobre minha experiência de vida, sobre os 46 anos de caserna vivenciando, intensamente, os principais valores que aqui temos, hierarquia e disciplina. O objetivo principal foi repassar o dever de sempre está se aprimorando, crescendo e demonstrando interesse pelas ações da nossa Força Aérea. Satisfação e, acima de tudo, orgulho de poder ter sido escolhido por eles como paraninfo da Turma”, ressaltou o Tenente-Brigadeiro do Ar Bermudez.
Clique aqui e veja mais imagens desses eventos!!!
Redes Sociais