Medalha Santos Dumont homenageia pessoas e instituições com atuação de destaque para o desenvolvimento do Estado e do País
Na última segunda-feira (18/11), foi realizada no espaço de eventos Villa Foncá, na cidade mineira que leva o nome em homenagem ao “Pai da Aviação”, a cerimônia de entrega das medalhas Santos Dumont. O evento foi promovido pelo Governo de Minas Gerais e, nesta edição, foram 130 agraciados, entre personalidades e instituições, homenageados pela relevância nos serviços prestados ao Estado e ao País.
A solenidade contou com a presença do Vice-Governador, Professor Mateus Simões, que na ocasião representou o Governador Romeu Zema, acompanhado por diversas autoridades civis e militares, dentre elas, o Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), e o Brigadeiro do Ar André Luiz Alves Ferreira, Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR). Sob os acordes da Banda de Música da Nascente do Poder Aéreo, como é conhecida a EPCAR, o público presente cantou o Hino Nacional Brasileiro.
O Tenente-Brigadeiro do Ar Medeiros foi agraciado com a comenda no Grau Ouro e enalteceu a honraria recebida. “Sou mineiro, e há 44 anos atrás eu era aluno do 2º ano do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) e fazia a Guarda de Honra para quem estava recebendo esta importante medalha. Ser agraciado nesta data foi muito significativo para mim, principalmente por tudo que Alberto Santos Dumont realizou em proveito da aviação e para evolução da humanidade”, destacou.
O orador oficial da solenidade, que recebeu a medalha no Grau Bronze, foi o fotógrafo e designer Rodrigo Câmara. Ele é curador da exposição “Nas nuvens com Dumont”, que levou ao público uma coleção com 15 miniaturas de aeronaves para contar a história profissional e pessoal de um dos maiores inventores brasileiros.
Segundo o Suboficial João Batista Teixeira, militar com 28 anos de serviço dedicados à Força Aérea Brasileira, o reconhecimento reflete não apenas sua trajetória exemplar, mas também o reconhecimento do papel inspirador que desempenha no âmbito da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ). “A medalha Santos Dumont do Governo de Minas Gerais não é apenas um símbolo do meu esforço ao longo da minha carreira militar, mas sim mais uma motivação para que todos os graduados da instituição continuem buscando a excelência e a superação em suas jornadas”, afirmou.
Para o Brigadeiro do Ar André Luiz, agraciado e uma das autoridades que fizeram a entrega da comenda no Grau Bronze, é uma enorme satisfação ser condecorado com a medalha que homenageia o Patrono da Aeronáutica Brasileira. “Receber esta comenda é uma honra. O reconhecimento do Governo de Minas à minha pessoa, como Comandante da EPCAR, me dá mais ânimo para seguir na jornada e cumprir minha missão”, destacou.
A medalha
Concedida pelo Governo de Minas Gerais, a Medalha Santos Dumont foi criada em 1956 para comemorar o primeiro vôo do 14-Bis – realizado no dia 23 de outubro de 1906, em Paris, simbolizando o reconhecimento pelo feito de Alberto Santos Dumont, denominado Patrono da aviação brasileira. A condecoração é concedida em quatro graus: Grande Colar, Ouro, Prata e Bronze.
Em 2024, não houve indicação para o Grande Colar, destinado exclusivamente a chefes de Estado, de Governo, de Poderes dos Estados e capitais e ministros.
Clique aqui e veja mais imagens desse evento!!!
Redes Sociais