Os alunos do Esquadrão Xavante realizaram os atos solenes no tradicional pátio de formaturas
Nesta sexta-feira (11/10), os integrantes do primeiro ano da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG), prestaram o juramento à Bandeira Nacional e o compromisso ao Código de Honra da Escola. Presidida pelo Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar André Luiz Alves Ferreira, a solenidade contou com a presença de Oficiais Superiores das Forças Armadas e Forças Auxiliares, além dos professores e militares da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ), e familiares dos alunos do Esquadrão Xavante.
No tradicional pátio de formaturas da EPCAR, um dos pontos marcantes da cerimônia foi a assinatura do livro da Comissão do Programa de Formação e Fortalecimento de Valores (CPFV), ato oficial em que os alunos registraram o compromisso com o Código de Honra. Assinaram o livro o Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar André Luiz; o Comandante do Corpo de Alunos da Escola, Tenente-Coronel Aviador Marcelo José da Paz Junior; o Coordenador Geral de Disciplina, Professor Carlos Luís Araújo Murta; o Presidente do Conselho de Honra, Aluno Lucas Adriano Dias Miranda, do 3° ano; e a primeira colocada do Esquadrão Xavante, Aluna Giovana Grillo Arruda.
Durante a cerimônia militar, ocorreram ainda a entrega de distintivos aos novos membros do Conselho de Honra. Em seguida, os alunos do primeiro esquadrão prestaram seu compromisso e desfilaram em continência à Bandeira Nacional. Para a aluna Giovana, é uma sensação única fazer parte desse momento que marca a carreira de todos os militares. “Eu me sinto honrada e orgulhosa em prestar os compromissos ao lado dos meus companheiros de turma. Tenho a certeza que essa cerimônia ficará marcada para sempre como a confirmação de nossos deveres como militares e alunos da EPCAR”, destacou.
Em seu discurso, o Comandante da EPCAR ressaltou que os alunos da turma Xavante estão dando mais um passo na bela jornada que terão durante os anos de formação até atingirem o oficialato. “É com muito orgulho que todos aqui presentes alegram-se em testemunhar o compromisso de juramento à Bandeira Nacional e ao Código de Honra. São juramentos que assumem perante a vocês e, também, um compromisso para que atitudes contrárias às que foram aqui declaradas não sejam toleradas no nosso ambiente”, concluiu o Oficial-General.
No encerramento, o público presente acompanhou o desfile da Guarda de Honra composta por Oficiais e pela tropa mais jovem da Força Aérea Brasileira (FAB).
Clique aqui para ver mais imagens desse significativo momento vivenciado pelos alunos da Turma Xavante.
Redes Sociais