O resultado obtido é relativo ao ano de 2023 e coloca a Nascente do Poder Aéreo com o maior índice entre as escolas públicas de ensino médio do Brasil
A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) é uma organização de ensino do Comando da Aeronáutica (COMAER) com a missão de preparar os alunos do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) para o ingresso no Curso de Formação de Oficiais Aviadores da Academia da Força Aérea (AFA), bem como ministrar outros cursos e estágios que lhe forem atribuídos.
Sediada em Barbacena (MG), a EPCAR figura novamente entre as escolas com as melhores médias finais do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), conforme divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), na última quarta-feira (14).
Seguindo a sua visão institucional de ser reconhecida nacionalmente como centro de excelência educacional do ensino médio, dispondo de uma infraestrutura moderna e sofisticada, bem como ter o reconhecimento institucional pelo alto padrão de formação militar dos futuros cadetes da AFA, nessa edição do IDEB, relativa ao ano de 2023, a Nascente do Poder Aéreo classificou-se em primeiro lugar no Brasil, com o melhor índice dentre todas as escolas públicas no ensino médio. “O excelente resultado de nossa Escola no IDEB é motivo de orgulho para todos, em especial para nós, professores. Analisar o resultado de nossa Escola Preparatória vai além de destacar o comprometimento e qualidade dos nossos discentes, que apresentaram ótimo desempenho nas provas realizadas. É importante ressaltar outros fatores, tais como a infraestrutura da instituição e, em especial, o trabalho do corpo docente, que reflete a continuidade de anos de trabalho e dedicação de profissionais altamente qualificados, sempre prontos a se adaptarem às diversas mudanças no cenário educacional”, destacou a professora Aline da Costa Nascimento, que leciona há 14 anos na EPCAR.
Para o Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar André Luiz Alves Ferreira, esse destaque na classificação do IDEB é o somatório de vários fatores. “A sinergia entre professores, alunos e os demais integrantes da escola, com foco no cumprimento da missão de formação militar e aplicação do previsto para o ensino médio, faz da EPCAR uma instituição de excelência. É com grande satisfação e orgulho que recebemos a notícia de sermos a escola “01” do Brasil. Cabe a todos nós mantermos este patamar em prol dos alunos e da Força Aérea Brasileira”, ressaltou o oficial-general.
A EPCAR possui hoje cerca de 380 alunos em seu corpo discente, sendo que participaram dessa edição todos os integrantes que compunham o terceiro ano do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR), em 2023. “Sem o empenho diário do efetivo de nossa Organização Militar, sem o esforço de cada professor em preparar as mais impecáveis aulas, não alcançaríamos os resultados que nos tornam referência de ensino no Brasil. Ser aluno da EPCAR é sinônimo de sentir orgulho”, enalteceu o aluno líder do Corpo de Alunos Pedro Renó Pintos, que atualmente cursa o último ano do CPCAR.
IDEB
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O IDEB é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).
Redes Sociais