Solenidade militar marcou a comemoração do 151° aniversário de nascimento do Patrono da Aeronáutica Brasileira
Na tarde desta segunda-feira (22/07), a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG), realizou a solenidade militar alusiva ao 151° aniversário de nascimento do Marechal-do-Ar Alberto Santos-Dumont, Patrono da Aeronáutica Brasileira, com a imposição da Medalha Mérito Santos-Dumont e Medalha Militar de Tempo de Serviço. Presidida pelo Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar André Luiz Alves Ferreira, a cerimônia foi prestigiada por autoridades civis e militares da região, além dos agraciados e seus familiares.
Durante a cerimônia, foi cantado por todos os presentes o Hino dos Aviadores e realizada a leitura da Ordem do Dia do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.
Na oportunidade, houve a imposição da Medalha Mérito Santos Dumont a uma personalidade que se distinguiu por ter prestado notáveis serviços à Aeronáutica Brasileira, além de militares da FAB que se destacaram no exercício de sua profissão. A Medalha Mérito Santos Dumont foi instituída no ano de 1956 em homenagem ao Pai da Aviação, por ocasião das comemorações do Cinquentenário do primeiro voo do mais pesado que o ar, o 14-Bis. Dentre os agraciados, estava o Major da Polícia Militar de Minas Gerais Flávio Tafúri Mattoso, que ingressou como aluno da EPCAR em março de 1998, e resumiu o orgulho em receber essa honraria. “Nesse momento, é um misto de felicidade e nostalgia, porque foi aqui que comecei a aprender os princípios e valores militares que levo até hoje para minha carreira na Polícia Militar. Retornar nesta Escola Preparatória 26 anos depois e receber essa honraria é motivo de orgulho e mais que um incentivo para que eu possa continuar honrando tudo o que me foi ensinado”, destacou.
O Cabo da Especialidade de Administração André Eduardo da Cruz falou sobre a importância em receber a Medalha Militar de Tempo de Serviço grau Prata, especialmente, nessa data significativa para Força Aérea Brasileira (FAB). “Agradeço a Deus, minha família, em especial minha mãe e meu pai, os quais acreditaram que eu era capaz de chegar longe, e hoje posso retribuir recebendo a honrosa medalha com 20 anos de serviço. Em especial agradeço a EPCAR e aos irmãos de farda, por toda disciplina e ensinamentos e por essa oportunidade de seguir firme com fé em prol dos deveres da Força Aérea Brasileira”, ressaltou.
ALBERTO SANTOS-DUMONT – PAI DA AVIAÇÃO
Há 151 anos, nascia no interior de Minas Gerais um dos maiores inventores brasileiros: o notável Alberto Santos-Dumont, que dedicou sua vida à aviação e foi o primeiro aeronauta a alcançar a dirigibilidade dos balões e a voar em um aparelho mais pesado que o ar com propulsão própria. A história de vida, as obras e os valores do Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira são fontes de inspiração não só no Brasil, mas em várias regiões do planeta. Suas inovações e contribuições para a aviação são celebradas até hoje.
Em sua homenagem, no dia 31 de julho de 1932, a cidade de Palmyra, em Minas Gerais, passou a denominar-se Santos Dumont.
Veja outras imagens dessa cerimônia militar clicando aqui.
Redes Sociais