O objetivo é promover o bem-estar dos animais e evitar a proliferação de zoonoses
O abandono de animais é uma questão social relevante e tem impacto não apenas na saúde e bem-estar dos próprios animais, como também nas localidades em que vivem. Sendo assim, a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) realizou, nesta quinta-feira (13/06), o recolhimento e a imunização de cães encontrados em situação de abandono no interior de suas dependências.
Os animais foram recolhidos por militares do Grupo de Segurança e Defesa de Barbacena (GDS-BQ) que participaram de um curso ministrado pela Guarda Municipal de Barbacena sobre adestramento e cuidado com os cães.
Segundo a médica veterinária Thamires Carla de Oliveira Batista, responsável pela vacinação, a raiva é uma doença letal e a quantidade de animais pelas ruas abandonados excede as vagas dos abrigos de acolhimento. “A partir do momento em que realizamos a imunização desses cães estamos protegendo, principalmente, os humanos, já que a raiva é uma zoonose. A ação de hoje, realizada pela EPCAR, deve ser exemplo para a população em geral, valorizando o cuidado com os animais e o não abandono”, afirmou.
Para o Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar André Luiz Alves Ferreira, o objetivo principal é promover o bem-estar dos animais, evitar a proliferação de doenças e prover a segurança dos militares, alunos, professores, civis e visitantes.
CAMPANHA DE ADOÇÃO
Com o intuito de encontrar um novo lar para os cães abandonados, a EPCAR iniciou uma CAMPANHA DE ADOÇÃO. Na tarde do dia 13/06 (quinta-feira), 3 cães já foram adotados por militares do efetivo.
Clique aqui e veja mais fotos dessa vacinação e dos cães.
Redes Sociais