Missa em ação de graças e solenidade cívico-militar marcaram as comemorações da data
O término da Segunda Guerra Mundial é marcado pelo dia 8 de maio de 1945, em que o Almirante Karl Dönitz, em nome do Alto Comando alemão, assinava em Berlim, a rendição incondicional do Terceiro Reich, sendo o mesmo transmitido pela Rádio Reich. Para celebrar esse momento histórico, a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) realizou a solenidade cívico-militar alusiva ao 79º aniversário do término da II Guerra Mundial, nesta quarta-feira (8), em Barbacena.
A cerimônia foi presidida pelo Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar André Luiz Alves Ferreira, e contou com a presença do Prefeito Municipal, Carlos Eduardo Soares do Nascimento, do Comandante da 13ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais, Coronel PM Terence Pablino Floriano Guimarães, e demais autoridades militares e civis da cidade. Alunos da rede estadual, municipal e particular de ensino também prestigiaram o evento.
Antecedendo a solenidade alusiva ao Dia da Vitória, como é mundialmente conhecido, houve celebração eucarística em ação de graças na Capela de Nossa Senhora do Rosário. Logo após, além do hasteamento dos Pavilhões Nacional, Estadual e Municipal, foram prestadas homenagens aos ex-combatentes e realizado o canto da Canção do Expedicionário pelo público presente.
Nesse evento cívico-militar, vinte e quatro personalidades da cidade de Barbacena e região foram agraciadas com a Medalha do Dia da Vitória Expedicionário Álvaro Jabur. Para o Coronel Aviador Luiz Henrique Velasco Braga, militar agraciado, aumenta a importância desse reconhecimento pela data magna celebrada no cenário mundial. “É uma honra e uma responsabilidade enorme, pelo fato de entrar no rol de pessoas responsáveis por agregar valores positivos para a sociedade barbacenense e militar, representando todos os nossos guerreiros do passado aqui mencionados”, ressaltou.
Em suas palavras, o Brigadeiro do Ar André Luiz, Presidente do Conselho de Honra Militar da Comenda Expedicionário Álvaro Jabur, relembrou a coragem e o extremo sacrifício dos militares brasileiros no combate. “O povo brasileiro dedica o dia de hoje à memória e aos feitos heroicos dos que lutaram, defenderam os nossos ideais de democracia e a liberdade e venceram. Aos verdadeiros heróis, nossa eterna gratidão”, destacou.
A DATA
O Dia da Vitória relembra o 8 de maio de 1945, quando as tropas do nazifascismo se renderam ao Alto Comando das Forças Aliadas e da antiga União Soviética. Ao todo, 25 mil brasileiros e brasileiras lutaram na Itália, enfrentando toda sorte de dificuldades, em um terreno adverso e severas condições climáticas. 465 brasileiros perderam a vida durante as ações militares, dentre eles 9 pilotos do Grupo de Caça.
A MEDALHA
Criada em 2014, esta comenda visa a agraciar àqueles que prestaram relevantes contribuições ou que tiveram concorrido de alguma forma para o engrandecimento da Prefeitura, do município de Barbacena, do estado de Minas Gerais, das Forças Armadas e do Brasil. Essa comenda é uma concessão da Prefeitura de Barbacena, através da Guarda Municipal, Secretaria de Governo e Subsecretaria de Cultura, Desporto e Turismo.
Clique aqui e veja mais imagens dessa solenidade militar.
Redes Sociais