Em solenidade alusiva à data, militares são agraciados com a Medalha Bartolomeu de Gusmão
O Dia do Especialista de Aeronáutica é comemorado pela Força Aérea Brasileira (FAB) em 25 de março; data esta que, em 1941, fôra dado início à criação da instituição que forjaria sargentos habilitados das mais diversas 28 especialidades, com o objetivo fim de cumprirem suas missões em organizações militares por todo o Brasil. Localizada inicialmente no Rio de Janeiro (RJ), a referida Escola, também chamada de Berço dos Especialistas, encontra-se atualmente instalada na cidade de Guaratinguetá (SP) e é reconhecida como a maior instituição de ensino técnico, na área militar, de toda a América do Sul.
Em sendo tão importante data, a Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ), realizou na manhã desta segunda-feira (25/03), na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), a Solenidade militar alusiva ao Dia do Especialista de Aeronáutica, com a imposição da Medalha Bartolomeu de Gusmão. A solenidade ocorreu no pátio de formaturas da EPCAR, sendo presidida por seu Comandante, Brigadeiro do Ar André Luiz Alves Ferreira.
O Suboficial Especialista em Música, Acyr Maurício Cantarino Júnior, do Grupo de Segurança e Defesa de Barbacena, foi um dos agraciados: “É o reconhecimento de um trabalho, porém de um esforço de um trabalho de muitas pessoas; a Medalha não se recebe sozinho, nós recebemos com todos que trabalharam conosco, mas cabe ao Comando escolher uma pessoa para representar esse reconhecimento de um trabalho em equipe. Agradeço a Deus por poder chegar aqui e ter essa oportunidade, agradeço à minha família, que é a minha base, não somos nada sem a família, eles são a razão do meu viver. Agradeço também aos chefes diretos e indiretos que também contribuíram para que hoje eu pudesse receber esta honraria. O recebimento desta Medalha deu um novo ânimo para continuar com o mesmo afinco na missão que já cumpro há 28 anos.”, finalizou o militar.
A Primeiro-Sargento Especialista em Informática, Tatiana Ribeiro da Trindade Moreira ressaltou sobre a importância do recebimento da Comenda: “Eu me sinto honrada e agradecida por ter recebido esta Medalha no dia do Especialista de Aeronáutica. Para mim ela representa o reconhecimento e é a motivação para continuar sempre melhorando e servindo a Força Aérea Brasileira (FAB)”, destacou a graduada.
Na oportunidade, também foram agraciados com a Medalha Bartolomeu de Gusmão, em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à Força Aérea Brasileira (FAB): Subtenente de Infantaria Vicente Desidério Resende, do Décimo Batalhão de Infantaria Leve-Montanha (10BILMTH) e o Suboficial Especialista em Serviço de Guarda e Segurança, Carlos Eduardo Andrade de Oliveira, do efetivo da EPCAR.
Durante a cerimônia, foi cantada a Canção do Especialista de Aeronáutica e lida a ordem do dia alusiva a tão relevante data, assinada pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno. A solenidade contou com a presença de autoridade civis e militares e teve em seu encerramento, o desfile da Guarda de Honra.
MEDALHA BARTOLOMEU DE GUSMÃO
A condecoração foi entitulada com o nome do sacerdote Bartolomeu Lourenço de Gusmão, com o intuito de homenageá-lo por seus feitos no campo da aerostação, sendo ele um dos precursores da aviação. Em 06 de julho de 1971, o então Presidente da República, através do Decreto nº 68.886, instituiu no Ministério da Aeronáutica a referida Medalha, com o objetivo de agraciar civis e militares que tenham prestado consideráveis serviços à Força Aérea Brasileira (FAB), colaborando com a sua missão de servir à Pátria.
A ESCOLA DE ESPECIALISTAS DE AERONÁUTICA
A Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), comandada pelo Coronel-aviador Joelson Rodrigues de Carvalho, é a instituição do Comando da Aeronáutica (COMAER), diretamente subordinada do Diretor de Ensino da Aeronáutica (DIRENS), Major-Brigadeiro Marcelo Fornasiari Rivero, e tem por missão a formação e o aperfeiçoamento de graduados da Aeronáutica.
Atualmente existem as respectivas formas de ingresso para a carreira de sargentos especialistas: o Curso de Formação de Sargentos (CFS), com duração de 2 anos, cujo requisito para participação do exame de admissão e seleção é possuir o ensino médio completo; e o Estágio de Adaptação à Graduação de Sargentos (EAGS), com duração de aproximadamente 1 ano e, da mesma forma, para participar da seleção de admissão, é necessário possuir o ensino médio técnico completo nas especialidades solicitadas para o certame.
Clique aqui para acessar mais imagens da solenidade militar.
Redes Sociais