A palestra do Comandante foi marcada por momentos de inspiração e motivação aos futuros Cadetes
Há mais de 74 anos, a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), localizada em Barbacena (MG), desempenha sua missão de preparar os alunos para ingressarem no Curso de Formação de Oficiais da Academia da Força Aérea (AFA), sediada em Pirassununga (SP). Essa preparação engloba não somente o Ensino Médio Regular, mas também a formação militar, moral e cívica, que são fundamentais para os valores de honestidade, lealdade e amor à pátria.
Na manhã dessa quarta-feira (07/02), o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, ministrou uma Aula Inaugural a pais e alunos da EPCAR. A palestra do Comandante foi marcada por momentos de inspiração e motivação aos futuros alunos. E, assim, destacou a importância do comprometimento, da dedicação e da excelência no serviço prestado pela Força Aérea Brasileira (FAB), ressaltando a responsabilidade que os jovens terão ao ingressar na carreira militar, bem como os desafios que encontrarão durante toda a jornada de formação.
Após a palestra, o Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno presidiu a Cerimônia de Entrega de Platina, que simboliza o fim do período de adaptação e o início do período acadêmico. Momento, este, de reconhecimento e celebração do esforço e da dedicação dos novos alunos, foi, então que a tropa incorporou, pela primeira vez, as fileiras da EPCAR e apresentaram o nome escolhido para o Esquadrão: Xavante.
O Comandante da Aeronáutica, acompanhado do Comandante da EPCAR, entregou as platinas à primeira colocada do Esquadrão Xavante, a aluna 2024/001 Giovana Grillo Arruda, juntamente com seus familiares.
Durante a cerimônia, o Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar André Luiz Alves Ferreira, falou aos alunos sobre o empenho e os incentivou a manterem o foco nos estudos e na formação militar. “Hoje, com os conceitos da disciplina e da hierarquia que são a base da vida militar agora enraizados, a Turma 2024 tem a grata satisfação de celebrar uma grande conquista, que é o recebimento das Platinas. Guerreiros Xavantes, este momento ficará eternizado em suas mentes, e, com ele, vem a responsabilidade militar e também a acadêmica, sempre balizada pelos preceitos militares e morais. Aproveitem as oportunidades que, de agora para a frente, serão proporcionadas. Usem as experiências e os conhecimentos que adquirirão com vistas a superarem os desafios vindouros”, finalizou.
Em seu discurso, o Comandante da Aeronáutica expressou a emoção de estar na EPCAR e relembrou o aluno de 48 anos atrás, o 76/298 Damasceno. E então, dirigiu-se aos novos alunos e falou sobre realização pessoal e profissional que teve. “Ao visitar a Escola para a entrega de Platinas ao Primeiro Esquadrão do Corpo de Alunos, sinto-me, a um só tempo, orgulhoso, emocionado e, de certa forma, rejuvenescido. Tais sensações advêm da satisfação de testemunhar mais um passo rumo ao sucesso dessa seleta juventude que escolheu, voluntariamente, os bancos escolares da FAB para sentir a mais pura realização pessoal e profissional. Notadamente, a EPCAR é apenas o começo de uma longa jornada de realizações de forma magistral. Essa escola fornece uma base sólida de conhecimentos, habilidades e técnicas multidisciplinares”, concluiu.
Por ser um momento de grande simbolismo, também estiveram presentes no o evento o Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares, o Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues, e o Chefe do Centro de Comunicação da Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça; além de familiares e demais autoridades civis e militares.
Assista aqui a Cerimônia.
Acesse mais fotos desse evento clicando aqui.
Redes Sociais