Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > EPCAR recebe candidatos aprovados no CPCAR 2024
Início do conteúdo da página

 

Ao todo, 145 futuros alunos se apresentaram na Nascente do Poder Aéreo para início da realização do Estágio de Adaptação

 A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) é uma organização Militar que tem a missão de preparar os alunos para ingresso no Curso de Oficiais Aviadores, realizado na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga-SP. Nesse último final de semana, a “Nascente do Poder Aéreo” recebeu os 145 candidatos aprovados no Exame de Admissão ao Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) do ano de 2024.

No sábado (13/01), os aprovados entregaram as últimas documentações necessárias e foram recepcionados pelo Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça, que na apresentação de boas-vindas ressaltou o sentimento de orgulho e a responsabilidade que é integrar a Força Aérea Brasileira (FAB).

Em seguida, os familiares assistiram às apresentações do Comandante da EPCAR e do Comandante do Corpo de Alunos, responsáveis pela formação acadêmica e militar dos futuros alunos da EPCAR. “A cada nova Turma que ingressa nos portões na EPCAR, os ânimos se renovam. Para a Turma do CPCAR 2024 a expectativa de formação é, como sempre, em busca da excelência. E o brilho no olhar de cada um dos jovens que hoje adentra os portões desta Escola, inicia a história de mais uma Turma da Nascente do Poder Aéreo”, destacou o Adjunto do 1º Esquadrão do Corpo de Alunos, Capitão Aviador Wesley Martins Paz.

O sonho desses jovens é incentivado e acompanhado pela família desde cedo e, nesse momento, onde o objetivo almejado está sendo concluído com méritos, conter a emoção é sempre difícil. Isso aconteceu com a família Santos Lima, natural da Paraíba (PB), que enfrentou diversos desafios para o ingresso de seu filho nessa renomada instituição militar. “É uma coisa que ele sempre quis, sempre incentivado principalmente pelo pai, e ele tentou uma vez, mas ficou doente, deu sinusite, mas ele não desistiu e tentou de novo e graças a Deus passou. Mas antes ele ficou triste, só que depois ele entendeu que era o tempo de Deus e a gente pedindo a Deus, orando, buscando, e ele queria muito seguir a carreira que ele sempre gostou, que sempre quis quando criança. Eu me orgulho não porque sou mãe; é um menino muito dedicado, todos gostam dele, os próprios amigos dele que inclusive estão aqui procuravam ele para pedir ajuda nos estudos e eu dizia a ele que ele precisava estudar para ele e ele me respondia que tinha que ajudar os amigos, inclusive o ano passado esses amigos passaram e ele não passou e ele dizia que estava feliz por eles. Ele foi persistente e conseguiu. Foi tudo no tempo de Deus.”, relatou, muito emocionada, Nilzete dos Santos Lima, mãe do estagiário Caio dos Santos Lima.

A tradicional transposição do portão principal da EPCAR, evento mais esperado pelos adolescentes que comporão a tropa mais jovem da FAB, foi realizada no domingo (14/01). Nesse momento, eles ingressaram pelos portões da instituição, pela primeira vez como uma Turma, simbolizando o início do Estágio de Adaptação Militar (EAM), assumindo a condição de estagiários e passando a receber instruções de ordem unida, doutrina e regulamentos, com a finalidade de adaptá-los à rotina do CPCAR.

Clique aqui e vejas mais fotos dessa recepção do CPCAR 2024.

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sargento Patrícia
Fotos: Sargento Domingos / NascenTV

 

Fim do conteúdo da página