Cerimônias marcaram os encerramentos do Curso de Formação de Soldados da segunda turma de 2023 e da primeira fase do Estágio de Adaptação Técnico e Serviço
A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG), tem por missão a preparação do futuro Cadete Aviador da Força Aérea Brasileira (FAB).
Na manhã da última quinta-feira (30/11), presidida pelo Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça, foi realizada a cerimônia militar que marcou o encerramento do Curso de Formação de Soldados (CFSd), da segunda turma de 2023. Os 37 novos soldados prestaram o juramento e realizaram o desfile em continência à Bandeira Nacional. O pai do primeiro colocado da turma Ájax, Soldado Gabriel Furtado Resende, Luciano Resende afirmou o orgulho de presenciar o ingresso do filho em uma renomada instituição das Forças Armadas do país. “A dedicação e o empenho fizeram com que ele chegasse neste momento de forma vitoriosa. Sem palavras para expressar o orgulho que estamos sentindo em vê-lo ingressar de forma brilhante nessa instituição respeitada por todos nós brasileiros”, afirmou.
O Comandante do Grupo de Segurança e Defesa de Barbacena (GSD-BQ), Major Infantaria Gustavo Moura de Oliveira, destacou a importância do Curso de Formação de Soldados e o início da jornada dedicada ao serviço e à defesa da Pátria. “Hoje, Soldado da Turma Ájax, finaliza o primeiro ciclo da tua vida profissional. Parabéns à turma pelo esforço, dedicação e conquistas alcançadas. Que o vento sob as asas da Força Aérea Brasileira os guie sempre na busca pela excelência e na defesa incansável da nação”, finalizou.
No dia seguinte (01/12), encerrou-se a primeira fase do Estágio de Adaptação Técnico e Serviço do ano de 2023, Turma Santos Dumont, nome em homenagem ao sesquicentenário de nascimento do Patrono da Aeronáutica Brasileira, Alberto Santos Dumont. A solenidade militar também foi presidida pelo Comandante da EPCAR e contou com a presença dos militares da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ), dos familiares e convidados dos estagiários recém-promovidos a Aspirantes a Oficial.
O estágio inicia-se na data de incorporação e é dividido em três fases. Nessa primeira, os aspirantes a oficial foram submetidos à instrução militar e a treinamentos específicos concernentes ao uso de armamento e de emprego de tropa, sem os quais não haveria possibilidade de participação nas demais fases do estágio. Para a Aspirante a Oficial Farmacêutica Juliana Kern Candian Filardi, primeira colocada, o sentimento é de orgulho e gratidão. “Eu resumo esse momento em duas palavras: gratidão e orgulho. Gratidão por ter conseguido concluir com êxito toda essa primeira etapa e, orgulho, principalmente por ter me tornado oficial da Força Aérea Brasileira”, ressaltou.
Clique aqui e acesse mais imagens dessas solenidades militares.
Redes Sociais