A cerimônia teve como objetivo a valorização do símbolo nacional pela população brasileira
A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) realizou, neste domingo (19/11), a solenidade militar alusiva do Dia da bandeira, sendo presidida pelo Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça, e contou com a presença do efetivo da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ).
A Bandeira Nacional, concebida e instituída no dia 19 de novembro de 1889, quatro dias após a Proclamação da República, ocupou lugar de destaque durante toda a cerimônia. Retratando, atualmente, com suas cores e formas, aspectos da ampla riqueza mineral de nosso país, bem como das nossas abundantes florestas, tudo isso sob o nosso céu azul de anil, o pavilhão nacional foi conduzido pelo Tenente Rhuan Jonathan da Silva, o qual enfatizou a imensa responsabilidade a ele atribuída nesse dia. “Conduzir o pavilhão nacional neste dia não é meramente uma responsabilidade; representa a personificação da honra e reverência nesta cerimônia. O porta-bandeira torna-se, assim, uma expressão profunda de dedicação aos valores nacionais, evocando uma gratidão pessoal que transcende o papel designado. Cada gesto executado transforma-se em um símbolo vivido de compromisso, coesão e respeito, contribuindo de maneira única e significativa para a solenidade da ocasião”, ressaltou.
No decorrer do evento, foi lida a Ordem do Dia, assinada pelo Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, o magno símbolo foi hasteado pelo Comandante da EPCAR e, as bandeiras inservíveis, foram incineradas pelo Suboficial Anderson Ávila Diniz, graduado mais antigo da GUARNAE-BQ. “Agradeço por ter sido parte deste momento significativo, e que a bandeira do Brasil continue a nos unir como uma nação forte e indivisível”, exprimiu o suboficial.
Ao final da cerimônia, os militares entoaram o Hino à Bandeira, desfilaram em continência à Bandeira Nacional e, as autoridades presentes no local, formaram a “Guarda de Honra” da Bandeira Nacional e a acompanharam até a entrada do edifício onde ela fica guardada. “Momento único, onde o efetivo da Nascente do Poder Aéreo encontra-se perfilado, para render justa homenagem ao magno símbolo Nacional! No ano do sesquicentenário de Alberto Santos Dumont, uma vez mais, mostramos o máximo orgulho de exaltar nosso Pavilhão!”, resumiu o Brigadeiro Daniel.
DIA DA BANDEIRA
A Bandeira Nacional, de conformidade com o disposto na Constituição Federal, é símbolo da República Federativa do Brasil e foi adotada pelo decreto no 4, de 19 de novembro de 1889, dia no qual passou a ser comemorado o Dia da Bandeira. A maior Bandeira Nacional fica na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF), com 286 metros quadrados e 90 quilos.
Clique aqui e acesse outras imagens dessa solenidade.
Redes Sociais