Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > EPCAR participa da 53ª edição da NAE
Início do conteúdo da página

 

A competição esportiva reúne, de 14 a 20 de outubro, atletas de escolas militares das Forças Armadas

Entre os dias 14 e 20 de outubro, a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), participa da 53ª edição da NAE (sigla formada pela abreviatura de Naval, Exército e Aeronáutica), que ocorrerá na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), localizada em Campinas (SP). A competição esportiva reúne atletas participantes das escolas militares das Forças Armadas. São alunos da EPCAR, do Colégio Naval (CN) e da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) que competirão em 11 modalidades esportivas.

Essa competição é prevista no calendário educacional das escolas militares há 53 anos, com o objetivo de promover, além das atividades esportivas, o companheirismo, o espírito de camaradagem e a lealdade entre os participantes.

Os jogos são coordenados pelo Ministério da Defesa, por intermédio da Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB), que atua diretamente na organização, regulamentação e estruturação da competição, juntamente a escola sede, que a cada ano é alternada entre as três instituições da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.

Além das modalidades tradicionais disputadas como futebol, vôlei, basquete, natação, judô, atletismo e xadrez, serão disputadas outras modalidades como esgrima, triatlo militar, tiro esportivo e orientação.

 

Cerimônia de Abertura

A cerimônia de abertura foi presidida pelo Comandante da 4ª Região Militar – General de Divisão Paulo Alípio Branco Valença e contou com as presenças do Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar, Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça, e dos Comandantes do Colégio Naval (CN), Capitão de Mar e Guerra Leonardo Araujo Poppius, e da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), Coronel de Infantaria Marcus Augusto Bastos Neuvald, além de autoridades civis e militares, bem como familiares e convidados dos alunos.

A solenidade contou ainda com a apresentação das delegações das Escolas, bem como acendimento da Pira Olímpica, no Estádio da Fonte da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx). O fogo simbólico foi conduzido pela guarda formada por alunos das três escolas.

Em suas palavras, o Comandante da EPCAR ressaltou a importância e o objetivo da competição. “A NAE reforça alguns atributos que são essenciais e caros para a formação dos futuros líderes da nossa Força Aérea: espírito de corpo, comprometimento, superação, disciplina e resiliência. Traduz-se também em oportunidade única de desfrutar do fraterno convívio com nossos irmãos de armas do Colégio Naval e da EsPCEx, reforçando sempre a máxima do CISM: Amizade através do esporte.” finalizou.

O evento é aberto ao público e gratuito.

Acesse mais imagens da cerimônia de abertura clicando aqui.

 

 

Fonte: EPCAR, por Sargento Patrícia
Fotos: Agência EsPCEx, Bekas Formaturas Militares, Eduardo Rodrigues e Alunos da NascenTV (EPCAR)

 

 

 

Fim do conteúdo da página